Conheça os Resident Evil’s para celulares e smartphones

18 de outubro de 2012 . Atualizado 31/10/2012

Especial com os jogos da série Resident Evil que foram lançados para celulares, smartphones e tablets. Engane-se quem pensa que Resident Evil 4 e Mercenaries são os dois únicos jogos da franquia Resident Evil lançado para celulares. Pegando carona na balada de Resident Evil 6 que tal conhecer os outros jogos dessa franquia. Confira:

RE-especial-slideshow Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Especial dos jogos da série Resident Evil para celulares, smartphones e tablets.

 

Resident Evil Confidential Report (Java)

re-confidential-report-java Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Primeiro jogo de RE para celular (Foto: Reprodução)

Lançado em 2006, Resident Evil Confidential Report é o primeiro jogo de Resident Evil a chegar aos celulares. Lançado exclusivamente para celulares Java, o game era dividido em 4 partes, chamada “Files”.

O game se passa em Raccon City durante a infestação de Resident Evil 2. Dois personagens desconhecidos até então são jogáveis, Tyler Hamilton, policial novato da cidade e Naomi McClain, agente do FBI. Com uma história dividida em dois capítulos para cada um e jogabilidade porquinha, o jogo só é interessante mesmo para os entusiastas da serie Resident Evil.

 

Resident Evil: The Missions (Java)

 

Resident_Evil-The_Missions_3D Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

RE The Missions chegou em 2007, novamente para Java (Foto: Reprodução)

Pensado originalmente para N-Gage, Resident Evil: The Missions é um jogo em Java que pega parte da experiência. de Resident Evil 3 e a divide em missões. São 50 missões que fizeram a diversão dos jogadores em 2007, em celulares como Nokia N73, N95 e até Sony Ericsson W200.

Porém, nem tudo eram flores, ou melhor tiros e zumbis. Resident Evil The Missions possuía duas versões, uma com gráficos tridimensionais, popularmente conhecido como 3D e outra bem tosquinha, conhecida por 2D. Nela, o jogo se resumia a um shooterzinho com gráficos bidimensionais. Na verdade existiram dois jogos, um focado em RE 1 e outro no 3, mas apenas a versão baseada em Resident Evil 3 chegou por aqui.

 

re-the-missions-2 Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

The Missions 2, que era focado em RE 1, nunca chegou no ocidente (Foto: Divulgação)

Esse é o game mais marcante da série Resident Evil para celulares Java. Isso se deve, em grande parte aos seus gráficos, muito semelhantes aos do Playstation one. Aqui no Brasil era muito comum mostrar o game para amigos que não conheciam jogos de celular e eles ficarem surpresos como o era parecido com o clássico do Playstation.

 

Resident Evil: Genesis (Java)

re-genesis Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Genesis traz personagens clássicos em enredo quase igual a RE 1 (Foto: Reprodução)

Resident Evil Genesis é a versão bidimensional de Resident Evil 1 para celulares Java. O jogo feito em 2008 e com visual porquinho para os dias atuais continua sendo um game bem divertido para celulares com Java. O Foco, assim como nos RE originais, era os puzzles e a investigação para descobrir o que acontece na mansão.

 

Resident Evil: UpRising (Java)

Resident-Evil-Uprising-touch-screen-Java Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Último RE 2D para celulares (Foto: Reprodução)

Último dos RE em 2D para Celular. UpRising foi lançado em 2009 e chegava com Leon Kennedy e Claire Redfield, assim como Resident Evil 2. O game tinha jogabilidade similar a “Confidential Report”, mas dessa vez trazia o time de Resident Evil 2. O foco como sempre era a ação e os puzzles.

 

Resident Evil Degeneration (JAVA, Symbian e iOS)

re-degeneration Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Resident Evil Deneration possui versões em 3D e 2D (Foto: Reprodução)

O lançamento do filme “Resident Evil Degeneration” gerou muito jogos para celulares e smartphones. A versão Java de RE Degeneration, por exemplo, era subdividido em duas outras versões, uma 2D e outra 3D, dependendo do seu celular. O game une mais uma vez o time clássico do Resident Evil 2. Leon e Claire. Contudo, apenas na versão Java era possível jogar com Claire.

Resident-Evil-Degeneration-Mobile-Game Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Versão de Degeneration para iOS e Symbian tinha ótimos gráficos (Foto: Divulgação)

Já em sua versão para Symbian e iPhone os jogos eram muitos similares. A versão para Symbian só era disponível para ser jogada através da N-Gage 2.

 

Resident Evil 4 Mobile (iOS e Android)

re-4-iphone Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Resident Evil 4 tem gráficos e jogabilidade excelente tanto no iPhone como no Android (Foto: Divulgação)

Originalmente lançado apenas para celulares japoneses em 2009, Resident Evil 4 Mobile ganhou versões para iOS, Android e até Zeebo. O game traz parte da aventura do Resident Evil 4 original e se divide em capítulos assim como o game para console.

Uma curiosidade da versão para Android é que ela é extremamente difícil de ser baixada de forma legal. Isso mesmo que você leu, assim como Street Fighter 4 HD para Android, o game só saiu para alguns smartphones da LG com Android e apenas na Europa e extremo oriente. Com isso, os crackers, sempre eles, fizeram a “boa vontade” de distribuir o game pela internet.

 

Resident Evil: Mercenaries VS (iOS)

 

re-mercenaries Conheça os Resident Evil's para celulares e smartphones

Resident Mercenaries VS tem gráficos bons, mas não tem história (Foto: Divulgação)

Baseado no 5ª jogo canônico da série, Mercenaries VS não é um bom jogo, chegando a ser considerado mediocre por sites renomados como TouchArcade e PocketGamer. A grande parte da culpa é o gameplay cheio de lacunas chatas, controles ruins e ausência de um modo história.

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Confidential_Report

http://residentevil.com.br

 

 

 

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • lesomora

    bem assim msm
    o 4 pra piorar no Android não tem as DLC da versão do Iphone
    e o gráfico não é igual no iphone tem uns efeitos um pouco melhores na versão platinum se não me engano e é atualizado sempre quando sai um novo Idevice

    • Dario Coutinho

      Pelo menos a versão para Android existe, o que é um alívio para quem não tem as duas plataformas. A comunidade já provou que o jogo roda em outros aparelhos. A Capcom bem que poderia lançar jogo ele na Play Store.

      • Andrék DM

        caramba, 4 anos desse comentário e eu penso a mesma coisa, querendo um RE para mobile

  • Victor

    Muito bom

  • Darlan

    Amigo, um jogo de tiro que custe $3,00 e que seja bom? Alguma dica?

  • mateuslira

    eu acho a versão mobile do re 4 ridicula, não tem nada a ver com a experiencia do original, eu ia gostar mesmo se a capcom fizesse um port de verdade do re 4 pra android, e um exemplo de que isso é possivel é o q a rockstar tá fazendo com os gta`s o ls stories já vai sair esse ano pra android

    • Nick Fernandez

      cara você tá falando que o game é ruim?
      em 2008 aonde que vc ia jogar no celular um game com os graficos do resident evil 4 mobile edition?
      na minha opinião o jogo é mt foda pois aquela época os unicos aparelhos que rodavam esse game eram o iphone 2g,3g com processador de 412mhz e 128mb de memoria ram (3g 412mhz e 128 de ram)
      sim e o GTA foi lançado em 2011 quando os celulares já tinham ganhado espaço no mundo dos games e comparar um game de 2008 com um game de 2011 é sacanagem pois 4 anos são muita coisa….
      infelizmente não são todas as pessoas que viram o mercado mobile nascer e chegar onde está hj em dia, em 2008 era meu sonho jogar esse game e eu sinto orgulho de games como…
      zombie infection,resident evil 4 mobile edition, resident evil degeneration pois foi ali onde os games evoluiram com a entrada do IOS e o java acabou sendo deixado de lado…

  • Kurosaki Vaizard

    cara vc é o jogador gráficos mais tosco que ja vi só fala em gráficos acha que jogo bom é só jogo com gráficos ridículo mesmo vc representa essa geração retardada de gamers..

  • Luke Novaes

    Cara conhecia todos esses antigos.
    Jogava no Meu C3 e Nokia 5310. Ambos Java.
    Esses dois últimos eu não conhecia, vou baixar pra jogar!