Nokia tem planos de trazer o modelo Freemium (grátis) para a plataforma Java

16 de março de 2012 . Atualizado 16/03/2012

Ontem a noite recebi um Email da Nokia, direcionado para desenvolvedores, sobre como monetizar um aplicativo. O detalhe é a plataforma a qual o email se referia: S40!

Como sabemos s40 é igual a aplicativos e jogos em Java (J2ME). Segue o email na íntegra:

Ferramentas de monetização para a plataforma Série 40 da Nokia

Desenvolvedores: Aprendam sobre as ferramentas e suporte técnico da Nokia para monetizar suas apps gratuitas. Neste webinar, as características principais do modelo de negócio ‘Freemium’ – como In-app advertising e In-app purchasing – serão discutidas. Ao participar desta sessão você terá acesso a dicas e fundamentos para começar a ganhar dinheiro através da Nokia Store..


Não sou muito a favor de compras in-app, pois dependendo do projeto pode vir a estragar o aplicativo ou game. Mas In-app advertising não tenho nada contra, acho até um modelo bem digno, pois se o cliente quer mesmo usar uma aplicação inteiramente de graça, deve pelo menos estar ciente que uma ou duas propagandas podem aparecer.

O evento fechado (video-conferência) ocorre dia  27 de Março de 2012  às 8 horas da manhã, horário de Brasília.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Num diga?! Jah navego o Ovi Store faz uns meses e digo: Jah tem ad-supported DEMAIS. 90% dos apps e jogos gratúitos são “freemium” com ads e dah no saco.

    • Dario Coutinho

      hehehe, pensei imediatamente naquele meme. Eu já sabia também, mas não vejo bons jogos com esse suporte. Seria legal se os da EA e Gameloft tivessem.

      • EA faz o “AD-Ware” uma vez ou outra, e ambas fazem o “Trial Version” onde vc pode pagar para destravar o jogo por completo.

  • Duda

    Você pode me ensinar a monetizar um aplicativo com anúncios? Já baixei até o SDK da Nokia, mais não sei como implementar o código 🙁