REVIEW: Gangstar Rio – City of Saints (Android OS e iOS)

Gangstar Rio – City of Saints” é o 5º jogo da série Gangstar, criada pela GAMELOFT com intuito de ser um “GTA para celulares”, confira abaixo o Review/Análise do jogo em sua versão para iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) que consequentemente é a mesma da versão que será lançada para Android OS em breve.

 

OBS: Jogo testado em um iPhone 3G[S]
OBS²: Não se deixe levar pelas notas e opiniões aqui expostas
O jogo conta a história de Raul, um homem rico e bem sucedido em sua vida, mas tudo isso graças a vida do crime, mas Raul quer abandonar essa vida do crime, e para isso, precisa “sair” da gangue dos “Assassinos” (gangue para a qual Raul trabalha) já que ele pretende deixar a vida do crime de lado para poder constituir uma família e ter uma vida normal, mas sua namorada Ana pensa ao contrário, pensa que Raul deve continuar no crime para seguir coma vida que tem, já Andreas (ou André no PT-BR do jogo) é um dos “chefes” da gangue que te passa as missões, e por isso, está do lado de Raul, para que não saia da gangue. Mas a história muda a partir daí, quando Raul e Ana em uma discussão no carro, alguém tenta mata-los explodindo o carro onde estão (atentado), Raul é resgatado por Larissa e tratado durante os 2 meses em que ficou em coma, agora com outra face e outra identidade, Raul se determina Angel (ou Angelo no PT-BR do jogo) que quer dizer Anjo devido ao que aconteceu e agora sua busca não é mais pela saída da vida do crime, mas será obrigado a voltar para buscar vingança e o assassino que matou Ana durante o atentado.
A História pode parecer bem original para alguns, mas tem vários Clichês, ao decorrer da história, Angel conhecerá muitos amigos e inimigos, aliados e informantes que durante o desenrolar da trama, irá mudar o rumo da história, mas o problema do jogo é que a história se fixa somente em um foco principal, na vingança de Angel pela sua, agora “falecida” namorada, Ana, o que acaba deixando o jogo sem uma forte narrativa, por que você vai jogar através de 60 missões sempre em busca de um mesmo objetivo.
Apesar disso tudo, o jogo se passa no Rio de Janeiro, e mais uma vez, o que nós brasileiros já estamos cansados de ver é que os “gringos” sempre mostram o nosso país da mesma maneira de sempre: Violência, Tráfico de Drogas, Praias, Mulheres e Desigualdade Social, como se o nosso país só tivesse isso. Apesar disso, o mapa do jogo é bem trabalhado, mas as missões são mal distribuídas, sendo que a maioria delas são quase sempre em lugares que você já passou, um exemplo fácil são as favelas do jogo que são praticamente um labirinto, mas você não verá nenhuma missão que se passe por lá.
O jogo foca muito também em políticos corruptos e ligados ao crime, e as disputas de gangues e constantes confrontos no Rio de Janeiro, além de pessoas importantes como Advogadas e agentes federais envolvidas com o tráfico de drogas e “assassinos de aluguel“.
Esse é Raul (por enquanto), não repare nos gráficos por enquanto…
Até na hora de ****** está pensando em Drogas, isso foi exagero demais, mesmo que fosse uma piada.

 

Essa é uma entre várias favelas que estão espalhadas pelo mapa.
Sobrevoando o Rio de Janeiro…
Primeiro de tudo, vou deixar meu sincero “Aviso de Amigo“:
SE VOCÊ TEM UM IPHONE 3GS, IPOD TOUCH 3G, IPAD 1 OU QUALQUER APARELHO “MAIS ANTIGO”, NÃO ESPERE GRÁFICOS LINDOS!
Mas enfim, os gráficos do jogo são bons? Sim, são bons, desde que… se jogue em um aparelho “potente” (atual digamos assim) por que ao contrário do que vimos em jogos atuais da GAMELOFT, ela se esforçou ao máximo para trazer a melhor experiência em todos os dispositivos em que o jogo era compatível, mas dessa vez, parece que o “queridinho” (iPad 2) é o único capaz de gerar gráficos “lindos” como víamos em trailers e imagens divulgadas por ela.
RESUMO: Os gráficos são bons, desde que se jogue em aparelhos atuais, no caso de um aparelho mais “antigo” como o iPhone 3G[S] por exemplo, os gráficos ficaram como você pode conferir nas imagens abaixo:
A distância do horizonte visível do jogo fica esclarecida nessa imagem…
Texturas horríveis! e reparem na mulher atravessando a parede!



Publicidade
Os cenários internos, como esse do hospital/necrotério, até que são bem detalhados.
Um caminhão? Isso é novidade na série Gangstar, pelo menos os veículos são até que bem detalhados, e é possível ver o personagem dentro do carro, por que agora os vidros são realmente “transparentes

 

Um fusca?…Acho que não
Note o baixo nível de detalhes do cenário, sem contar no bug do personagem ficar nadando do ar…
Pelo menos o efeito de luz do sol ficou realista
ATENÇÃO: Todas as críticas em relação aos gráficos são referentes ao jogo rodando em um iPhone 3G[S] (pois é o único dispositivo iOS que possuo para fazer o Review) e por isso, os gráficos (como já dito anteriormente) podem ficar melhores se jogado em um aparelho mais “recente”, por isso, se você testar o jogo em um iPad 2 por exemplo, é óbvio que os gráficos ficaram bem melhores. (no caso do Android, é provável que será a mesma coisa)



Trilha Sonora: O jogo tem o Rio de Janeiro como cenário certo? Então, as músicas que tocam durante o jogo são brasileiras certo? É… não é bem assim. Já quando você abrir o jogo, no menu principal, a música que toca é “Língua de Tamanduá – Caetano Veloso e MvBill(clique aqui e confira no YouTUBE) e isso faz o jogador pensar que o jogo está repleto de músicas brasileiras, mas é uma falsa ilusão, 80% das músicas que você vai ouvir, são músicas em Inglês que você sequer conhece, algumas são até do antecessor (Gangstar Miami Vindication), a única música em Português que você vai ouvir mesmo é a mesma da Intro do jogo e um funk da “Alegria da Moçada da Perua Favelada”, fora essas, uma com um toque de Samba e outra de Pagode, mas só toque, e as irritantes propagandas na rádio (algumas até com a voz do Josh do Podcast).

Efeitos: A GAMELOFT parece ter renovado seu “estoque de sons”, dessa vez, os sons dos tiros, derrape do carro, helicóptero, avião e tudo mais foram renovados… bem, quase todos, apesar disso, a maioria dos efeitos são muito bem feitos, alguns ainda ficam devendo, com uma qualidade “dúvidosa” (que você percebe claramente que é falso) mas isso não vai estragar o jogo né?

Dublagem: “Finalmente! Um jogo que se passa no Brasil!” é o que muitos pensaram quando o jogo foi anunciado, e consequentemente, se é no Brasil, muitos pensam na Dublagem, será
que o jogo é em Português do Brasil? INFELIZMENTE só na legenda! A GAMELOFT vez um verdadeiro “fuzuê” misturando o Inglês com o Português (como já vimos no trailer), como por exemplo, durante o jogo você pode ouvir: “I kill you now, Palhaço” ou “Eaí Bródi, what’s up?”. Além disso, TODO MUNDO (pedestres, personagens, polícia, etc.) falam em Inglês, e com uma dublagem que não é das melhores.

 

Angel e Larissa em uma pequena… discussão
Esse personagem pode ser visto pelas ruas da cidade, mas não deveria, já que ele faz parte da história…
Olha o nome da emissora de TV…

 

Quem já jogou Gangstar no iOS ou Android, sabe que a jogabilidade é muito boa, e com esse não é diferente, já seguindo os padrões, com um analógico virtual, controle de mira na tela, botão de atirar, correr e pegar cobertura, mini-mapa, barra de vida que aparece quando precisa e painel para mudança de armas, isso é o que já sabemos, agora algumas novidades:
Mapa: Você marca um ponto no mapa, ou se estiver em missão, o mapa traça o caminho mais adequado para chegar até o destino, ele exibe uma linha em azul (missão) ou verde (ponto marcado pelo jogador) para chegar até o ponto, através do mini mapa você vê se está no caminho certo. Além disso, agora os “Removedores de nível de procurado” são escassos e o mapa também marca os policiais piscando entre azul e vermelho no mapa (como em GTA IV) e você pode ver o nível de procurado baixando. O mapa é relativamente grande.
Elementos de RPG: Agora o jogador adquire pontos de experiência ao decorrer da história, onde você pode melhorar a saúde, a força, habilidade com veículos ou com armas, através de pontos que você irá ganhar ao decorrer das missões, o único fator contra isso é que a maioria das armas requer um certo nível de “experiência” para poder ser comprada, o que acaba deixando o jogo mais difícil do que já é.
Personalização: Agora é possível personalizar seu personagem, trocando a roupa e a “cabeça” (sim, não é corte de cabelo, é a cabeça do personagem) e não altera somente o visual, cada uma tem suas características, além de formas e cores diferentes, cada uma delas tem seu nível de Defesa, Sorte, Munição e Visão diferentes.
Conquistas: Assim como nos anteriores, o jogo possuem os “Achievments/Trofúes” desbloqueáveis, alguns bem desafiadores, outros… bem “idiotas”.
Armas: são 16 ao total, incluindo armas de combate corporal (Taco de baseball, Taco com espinhos e facão), Pistolas, Fuzis, Granadas e Coquetél molotov e as artilharias pesadas como lança chamas e as famosas RPG’s (ou “Bazuka”), além de um rifle Sniper.
Interiores: Agora, além de poder subir no teto dos prédios, temos alguns prédios como o necrotério por exemplo, em que podemos entrar e explorar(em algumas missões também) sem contar que agora o jogador possui uma casa (ou melhor, várias) onde você pode entrar, dormir, recuperar boa parte da Vida e mudar o visual (GTA San Andreas?)
Gangues: Além dos confrontos com outras gangues, de acordo com o avanço no jogo, você ganha aliados, por exemplo, ao fazer uma missão e entrar em um carro, se houver algum membro de sua gangue por perto, ele irá entrar no veículo que você está (caso esteja à pé, ele irá te seguir) para ajuda-lo em sua missão.
Alguns seguidores que podem te ajudar no decorrer da missão.
Inteligência Artificial (AI): O jogo melhorou muito nisso, a polícia é “irritante” e não vai largar do seu pé até te matar ou você ser preso, até o Caveirão (não, não é do B.O.P.E.) faz presença no jogo, mas além da polícia, há também os inimigos, e isso é um grande problema no jogo, A DIFICULDADE! Muitas vezes o jogo chega a irritar de tão difícil, e você se vê obrigado a “upar” as habilidades do personagem para poder progredir no jogo.
Esse é o tal “Caveirão” do Gangstar Rio
Controles: Dirigir os carros está muito agradável como sempre, as motos sofreram uma pequena mudança que agora quando você vira muito rápido, a câmera acompanha, os barcos e JetSki’s continuam como já eram em Miami Vindication, já os aviões e helicópteros… Infelizmente a GAMELOFT não mudou a jogabilidade dos mesmos é um desafio completar missões de veículos aéreos (quem aí não sentiu dificuldade pra pousar aquele avião no Sambódromo?)
Cristo Redentor de Bermuda e Bola de Futebol no Peito? Que que é isso GAMELOFT? (Pilotar o avião não é nada fácil!)
Física: Tá aí uma coisa que não mudaram praticamente nada! Quem é que não lembra do Miami Vindication em que o personagem não caia da moto de jeito nenhum? Parece que a GAMELOFT não se importou com isso e manteve esse “erro”, sem contar que os postes e objetos de cenário destrutíveis continuam com o efeito “vai pro céu” (começar a voar girando), a única mudança que você vai notar é que o personagem agora cansa se correr demais ou nadar rápido e é possível escalar algumas casas, como por exemplo na favela.

 





Para quem curte o gênero Sandbox, “Gangstar Rio – City of Saints” é uma ótima pedida, com grande variedade e diversão, mesmo depois de completo, ainda pode se divertir no jogo, mas ainda não chega a ser tão glorioso como “GTA”, mas cumpre bem o que prometeu sendo o melhor da série Gangstar até agora, e ainda reina por ser o único simulador de crime em 3D para iOS e Android OS (por enquanto…)

Prós

 

  • Mapa vasto
  • Personalização
  • Fator diversão
  • Boa jogabilidade
  • Boa qualidade sonora (efeitos)
  • Relativamente longo para ser completado
  • Várias coisas para fazer mesmo depois de completado
Contras




  • História mal contada
  • Dublagem ruim (e confusa)
  • Chega a ser muito difícil em certas partes
  • Falta de uma física realista
  • Trilha sonora mal ambientada
  • Falta de um modo multiplayer
  • Gráficos bons é “exclusivos” para aparelhos mais potentes

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=Iaxx2HgvI_Q

 

https://www.youtube.com/watch?v=-PJXZuNo1Zs
Caso esteja interessado em fazer o Download do jogo:

Gangstar Rio – City of Saints (GAMELOFT)

820 MB para Download / 1.65 GB instalado no dispositivo
Universal (mesma versão para iPhone, iPod Touch e iPad)
Idioma Português do Brasil (PT-BR) incluso
iOS: Requer dispositivo da 3ª Geração ou superior com iOS 4.2 ou superior.
Links para compra:
US$ 6,99 = Aproximadamente R$ 12,50
__________________________________________
Versão para Android OS ainda não disponível
Review por [ andre.ntx ]
    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News