REVIEW: Gangstar Rio – City of Saints (Android OS e iOS)

19 de novembro de 2011 . Atualizado 19/11/2011
LOGO+Review+Gangstar+Rio REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)

Gangstar Rio – City of Saints” é o 5º jogo da série Gangstar, criada pela GAMELOFT com intuito de ser um “GTA para celulares”, confira abaixo o Review/Análise do jogo em sua versão para iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) que consequentemente é a mesma da versão que será lançada para Android OS em breve.


OBS: Jogo testado em um iPhone 3G[S]
OBS²: Não se deixe levar pelas notas e opiniões aqui expostas

2+%2528hist%25C3%25B3ria+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)


O jogo conta a história de Raul, um homem rico e bem sucedido em sua vida, mas tudo isso graças a vida do crime, mas Raul quer abandonar essa vida do crime, e para isso, precisa “sair” da gangue dos “Assassinos” (gangue para a qual Raul trabalha) já que ele pretende deixar a vida do crime de lado para poder constituir uma família e ter uma vida normal, mas sua namorada Ana pensa ao contrário, pensa que Raul deve continuar no crime para seguir coma vida que tem, já Andreas (ou André no PT-BR do jogo) é um dos “chefes” da gangue que te passa as missões, e por isso, está do lado de Raul, para que não saia da gangue. Mas a história muda a partir daí, quando Raul e Ana em uma discussão no carro, alguém tenta mata-los explodindo o carro onde estão (atentado), Raul é resgatado por Larissa e tratado durante os 2 meses em que ficou em coma, agora com outra face e outra identidade, Raul se determina Angel (ou Angelo no PT-BR do jogo) que quer dizer Anjo devido ao que aconteceu e agora sua busca não é mais pela saída da vida do crime, mas será obrigado a voltar para buscar vingança e o assassino que matou Ana durante o atentado.

A História pode parecer bem original para alguns, mas tem vários Clichês, ao decorrer da história, Angel conhecerá muitos amigos e inimigos, aliados e informantes que durante o desenrolar da trama, irá mudar o rumo da história, mas o problema do jogo é que a história se fixa somente em um foco principal, na vingança de Angel pela sua, agora “falecida” namorada, Ana, o que acaba deixando o jogo sem uma forte narrativa, por que você vai jogar através de 60 missões sempre em busca de um mesmo objetivo.

Apesar disso tudo, o jogo se passa no Rio de Janeiro, e mais uma vez, o que nós brasileiros já estamos cansados de ver é que os “gringos” sempre mostram o nosso país da mesma maneira de sempre: Violência, Tráfico de Drogas, Praias, Mulheres e Desigualdade Social, como se o nosso país só tivesse isso. Apesar disso, o mapa do jogo é bem trabalhado, mas as missões são mal distribuídas, sendo que a maioria delas são quase sempre em lugares que você já passou, um exemplo fácil são as favelas do jogo que são praticamente um labirinto, mas você não verá nenhuma missão que se passe por lá.

O jogo foca muito também em políticos corruptos e ligados ao crime, e as disputas de gangues e constantes confrontos no Rio de Janeiro, além de pessoas importantes como Advogadas e agentes federais envolvidas com o tráfico de drogas e “assassinos de aluguel“.

IMG_0638 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Esse é Raul (por enquanto), não repare nos gráficos por enquanto…

IMG_0652 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Até na hora de ****** está pensando em Drogas, isso foi exagero demais, mesmo que fosse uma piada.


IMG_0660 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Essa é uma entre várias favelas que estão espalhadas pelo mapa.

IMG_0666 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Sobrevoando o Rio de Janeiro…

3+%2528gr%25C3%25A1ficos+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)

Primeiro de tudo, vou deixar meu sincero “Aviso de Amigo“:
SE VOCÊ TEM UM IPHONE 3GS, IPOD TOUCH 3G, IPAD 1 OU QUALQUER APARELHO “MAIS ANTIGO”, NÃO ESPERE GRÁFICOS LINDOS!

Mas enfim, os gráficos do jogo são bons? Sim, são bons, desde que… se jogue em um aparelho “potente” (atual digamos assim) por que ao contrário do que vimos em jogos atuais da GAMELOFT, ela se esforçou ao máximo para trazer a melhor experiência em todos os dispositivos em que o jogo era compatível, mas dessa vez, parece que o “queridinho” (iPad 2) é o único capaz de gerar gráficos “lindos” como víamos em trailers e imagens divulgadas por ela.

RESUMO: Os gráficos são bons, desde que se jogue em aparelhos atuais, no caso de um aparelho mais “antigo” como o iPhone 3G[S] por exemplo, os gráficos ficaram como você pode conferir nas imagens abaixo:

IMG_0639 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
A distância do horizonte visível do jogo fica esclarecida nessa imagem…

IMG_0641 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Texturas horríveis! e reparem na mulher atravessando a parede!



IMG_0642 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Os cenários internos, como esse do hospital/necrotério, até que são bem detalhados.

IMG_0643 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Um caminhão? Isso é novidade na série Gangstar, pelo menos os veículos são até que bem detalhados, e é possível ver o personagem dentro do carro, por que agora os vidros são realmente “transparentes


IMG_0644 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Um fusca?…Acho que não

IMG_0659 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Note o baixo nível de detalhes do cenário, sem contar no bug do personagem ficar nadando do ar…

IMG_0646 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Pelo menos o efeito de luz do sol ficou realista

ATENÇÃO: Todas as críticas em relação aos gráficos são referentes ao jogo rodando em um iPhone 3G[S] (pois é o único dispositivo iOS que possuo para fazer o Review) e por isso, os gráficos (como já dito anteriormente) podem ficar melhores se jogado em um aparelho mais “recente”, por isso, se você testar o jogo em um iPad 2 por exemplo, é óbvio que os gráficos ficaram bem melhores. (no caso do Android, é provável que será a mesma coisa)

5+%2528som+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)




Trilha Sonora: O jogo tem o Rio de Janeiro como cenário certo? Então, as músicas que tocam durante o jogo são brasileiras certo? É… não é bem assim. Já quando você abrir o jogo, no menu principal, a música que toca é “Língua de Tamanduá – Caetano Veloso e MvBill(clique aqui e confira no YouTUBE) e isso faz o jogador pensar que o jogo está repleto de músicas brasileiras, mas é uma falsa ilusão, 80% das músicas que você vai ouvir, são músicas em Inglês que você sequer conhece, algumas são até do antecessor (Gangstar Miami Vindication), a única música em Português que você vai ouvir mesmo é a mesma da Intro do jogo e um funk da “Alegria da Moçada da Perua Favelada”, fora essas, uma com um toque de Samba e outra de Pagode, mas só toque, e as irritantes propagandas na rádio (algumas até com a voz do Josh do Podcast).

Efeitos: A GAMELOFT parece ter renovado seu “estoque de sons”, dessa vez, os sons dos tiros, derrape do carro, helicóptero, avião e tudo mais foram renovados… bem, quase todos, apesar disso, a maioria dos efeitos são muito bem feitos, alguns ainda ficam devendo, com uma qualidade “dúvidosa” (que você percebe claramente que é falso) mas isso não vai estragar o jogo né?

Dublagem: “Finalmente! Um jogo que se passa no Brasil!” é o que muitos pensaram quando o jogo foi anunciado, e consequentemente, se é no Brasil, muitos pensam na Dublagem, será
que o jogo é em Português do Brasil? INFELIZMENTE só na legenda! A GAMELOFT vez um verdadeiro “fuzuê” misturando o Inglês com o Português (como já vimos no trailer), como por exemplo, durante o jogo você pode ouvir: “I kill you now, Palhaço” ou “Eaí Bródi, what’s up?”. Além disso, TODO MUNDO (pedestres, personagens, polícia, etc.) falam em Inglês, e com uma dublagem que não é das melhores.



Publicidade

IMG_0645 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
IMG_0671 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Angel e Larissa em uma pequena… discussão

IMG_0649 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Esse personagem pode ser visto pelas ruas da cidade, mas não deveria, já que ele faz parte da história…

IMG_0648 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Olha o nome da emissora de TV…


4+%2528jogabilidade+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)

Quem já jogou Gangstar no iOS ou Android, sabe que a jogabilidade é muito boa, e com esse não é diferente, já seguindo os padrões, com um analógico virtual, controle de mira na tela, botão de atirar, correr e pegar cobertura, mini-mapa, barra de vida que aparece quando precisa e painel para mudança de armas, isso é o que já sabemos, agora algumas novidades:

Mapa: Você marca um ponto no mapa, ou se estiver em missão, o mapa traça o caminho mais adequado para chegar até o destino, ele exibe uma linha em azul (missão) ou verde (ponto marcado pelo jogador) para chegar até o ponto, através do mini mapa você vê se está no caminho certo. Além disso, agora os “Removedores de nível de procurado” são escassos e o mapa também marca os policiais piscando entre azul e vermelho no mapa (como em GTA IV) e você pode ver o nível de procurado baixando. O mapa é relativamente grande.

Elementos de RPG: Agora o jogador adquire pontos de experiência ao decorrer da história, onde você pode melhorar a saúde, a força, habilidade com veículos ou com armas, através de pontos que você irá ganhar ao decorrer das missões, o único fator contra isso é que a maioria das armas requer um certo nível de “experiência” para poder ser comprada, o que acaba deixando o jogo mais difícil do que já é.

Personalização: Agora é possível personalizar seu personagem, trocando a roupa e a “cabeça” (sim, não é corte de cabelo, é a cabeça do personagem) e não altera somente o visual, cada uma tem suas características, além de formas e cores diferentes, cada uma delas tem seu nível de Defesa, Sorte, Munição e Visão diferentes.

Conquistas: Assim como nos anteriores, o jogo possuem os “Achievments/Trofúes” desbloqueáveis, alguns bem desafiadores, outros… bem “idiotas”.

Armas: são 16 ao total, incluindo armas de combate corporal (Taco de baseball, Taco com espinhos e facão), Pistolas, Fuzis, Granadas e Coquetél molotov e as artilharias pesadas como lança chamas e as famosas RPG’s (ou “Bazuka”), além de um rifle Sniper.

Interiores: Agora, além de poder subir no teto dos prédios, temos alguns prédios como o necrotério por exemplo, em que podemos entrar e explorar(em algumas missões também) sem contar que agora o jogador possui uma casa (ou melhor, várias) onde você pode entrar, dormir, recuperar boa parte da Vida e mudar o visual (GTA San Andreas?)

Gangues: Além dos confrontos com outras gangues, de acordo com o avanço no jogo, você ganha aliados, por exemplo, ao fazer uma missão e entrar em um carro, se houver algum membro de sua gangue por perto, ele irá entrar no veículo que você está (caso esteja à pé, ele irá te seguir) para ajuda-lo em sua missão.

IMG_0670 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Alguns seguidores que podem te ajudar no decorrer da missão.

Inteligência Artificial (AI): O jogo melhorou muito nisso, a polícia é “irritante” e não vai largar do seu pé até te matar ou você ser preso, até o Caveirão (não, não é do B.O.P.E.) faz presença no jogo, mas além da polícia, há também os inimigos, e isso é um grande problema no jogo, A DIFICULDADE! Muitas vezes o jogo chega a irritar de tão difícil, e você se vê obrigado a “upar” as habilidades do personagem para poder progredir no jogo.

IMG_0669 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Esse é o tal “Caveirão” do Gangstar Rio

Controles: Dirigir os carros está muito agradável como sempre, as motos sofreram uma pequena mudança que agora quando você vira muito rápido, a câmera acompanha, os barcos e JetSki’s continuam como já eram em Miami Vindication, já os aviões e helicópteros… Infelizmente a GAMELOFT não mudou a jogabilidade dos mesmos é um desafio completar missões de veículos aéreos (quem aí não sentiu dificuldade pra pousar aquele avião no Sambódromo?)

IMG_0668 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)
Cristo Redentor de Bermuda e Bola de Futebol no Peito? Que que é isso GAMELOFT? (Pilotar o avião não é nada fácil!)

Física: Tá aí uma coisa que não mudaram praticamente nada! Quem é que não lembra do Miami Vindication em que o personagem não caia da moto de jeito nenhum? Parece que a GAMELOFT não se importou com isso e manteve esse “erro”, sem contar que os postes e objetos de cenário destrutíveis continuam com o efeito “vai pro céu” (começar a voar girando), a única mudança que você vai notar é que o personagem agora cansa se correr demais ou nadar rápido e é possível escalar algumas casas, como por exemplo na favela.


6+%2528colclus%25C3%25A3o+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)




Para quem curte o gênero Sandbox, “Gangstar Rio – City of Saints” é uma ótima pedida, com grande variedade e diversão, mesmo depois de completo, ainda pode se divertir no jogo, mas ainda não chega a ser tão glorioso como “GTA”, mas cumpre bem o que prometeu sendo o melhor da série Gangstar até agora, e ainda reina por ser o único simulador de crime em 3D para iOS e Android OS (por enquanto…)

7+%2528pr%25C3%25B3+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)



  • Mapa vasto
  • Personalização
  • Fator diversão
  • Boa jogabilidade
  • Boa qualidade sonora (efeitos)
  • Relativamente longo para ser completado
  • Várias coisas para fazer mesmo depois de completado
8+%2528contra+Logo%2529 REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)



  • História mal contada
  • Dublagem ruim (e confusa)
  • Chega a ser muito difícil em certas partes
  • Falta de uma física realista
  • Trilha sonora mal ambientada
  • Falta de um modo multiplayer
  • Gráficos bons é “exclusivos” para aparelhos mais potentes


Nota+6%252C5+LOGO REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)



TRAILER+-+Logo REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)


GAMEPLAY+-+Logo REVIEW: Gangstar Rio - City of Saints (Android OS e iOS)



Caso esteja interessado em fazer o Download do jogo:

Gangstar Rio – City of Saints (GAMELOFT)

820 MB para Download / 1.65 GB instalado no dispositivo
Universal (mesma versão para iPhone, iPod Touch e iPad)
Idioma Português do Brasil (PT-BR) incluso
iOS: Requer dispositivo da 3ª Geração ou superior com iOS 4.2 ou superior.

Links para compra:


US$ 6,99 = Aproximadamente R$ 12,50
__________________________________________

Versão para Android OS ainda não disponível


Review por [ andre.ntx ]

MobileGamer.BR
Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Daniel

    Olha André tenho um Ipod Touch 4 e realmente é melhor do que essas imagens, mas tem um sério problema no carregamento das texturas e a dificuldade em alguns niveis é muito foda, mas é um bom jogo.E que venha o Six Guns

  • Dário

    Caramba os gráficos do jogo estão terríveis no 3GS.Porém, muito sincero o review, pessoal da mídia especializada geralmente de desdobra em elogios e esquece da experiência, tem MUIIIITA gente que tem iPhone 3GS e o aparelho AINDA é vendido pela APPLE. A Gameloft tinha que ter dado um trato melhor no jogo para os aparelhos antigos, dava até para ter feito uma versão com resolução menor e texturas melhores.Pois é não deu outra, levou bomba no PocketGamer também!

  • RRenato 2045

    Eu to com o Ipad 2 emprestado e levei um susto com a hiper superioridade em gráfico, no meu 3gs fiquei meio decepcionado , ja que dava pra fazer umas texturas melhores sim 🙁 , nas bancas de jornais no Ipad 2 da pra ver que na banca de jornal mesmo borrado tem a Playboy da feiticeira 🙂 , no 3gs é so um borro rosa 🙁 , tanto que vou terminar esse jogo no Ipad pq no 3gs pela primeira vez fiquei brochado em jogar :(.

  • Israel

    Tem q ver que a gameloft nao vai fazer um jogo ''otimo'' ambientado no brasil, se ela quiser fazer um jogo bom, ela faz ambientado nos EUA, que e a terra dela dã!!!Eu duvido se a gameloft fizesse um gangstar em nova york, ela iria fazer, com a estátua da liberdade, o mesmo que ela fez com o cristo redentor! Bando de safados.

  • André Augusto

    RRenato 2045Me deu até desanimo em ver os gráficos que ficou no 3GS, nem me dava vontade de completar o game, o Miami Vindication no 3GS tem gráficos muuuuuuito melhores!Manacada da GAMELOFT, por que o Tintin por exemplo, no 3GS rodou superbem com praticamente a mesma qualidade da versão para iPad 2, já o Gangstar e o 9mm, a GAMELOFT se dedicou pro iPad 2 e iPhone 4SO ShadowGun também é mais um exemplo que os aparelhos antigos ainda tem potência

  • Dário

    @IsraelO jogo está "ruim" não por ter uma ambientação ruim no Brasil, mas pelo conjunto da obra que não agradou o André, principalmente, na "versão" para 3GS.Na minha opinião o que houve foi pressa para aproveitar o lançamento de "Saint Row 3"

  • André Augusto

    #DárioO jogo tem uma boa ambientação sim, mas muito exageradaUm exemplo fácil, o filme "Rio" é feito por um Brasileiro (Carlos Saldanha), mas assim como o Gangstar, mostra o Brasil de uma forma exagerada, no filme, mostra que o Brasil é um país que só pensa em samba/carnaval, futebol e bandidosCom o jogo é mesma coisa, é uma visão exagerada do nosso país, mas não devemos levar isso muito à sério, por que além disso, o jogo mostra uma grande parcela real (corrupção e tráfico)_______________Em relação aos gráficos, são bons sim, DESDE QUE jogados em aparelhos mais recentes!

  • Luan17

    andré a policia vou discordar de ti é dificil demais conseguir 5 estrelas, fiquei em posse do caveirão deles matando todo mundo com 4 estrelas e nada… só consegui 5 estrelas por conta de uma missão que você tinha que aumentar o nivel de procurado e BOPE atirava… e outra coisa vc entra na favela a policia nao pisa o pé…no jogo tem missões exageradas de complicada [é necessario um arsenal de armas pra vencer] e tem fases faceis que nem arma precisa isso deixou o jogo interessante. Tem coisas legais também como estourar botijão de gás, roubar o caveirão da policia,parar em frente a favela e encher o carro de marginal kk[fazia isso nas fases kk]… mas tem muitos contras..nas missões abandonar o carro é a pior besteira não se acha nada na cidade principalmente fase de gangue [ponto fraquissimo]outro exemplo o bagunçado capitulo 5 aonde Ana aparece do nada em 3 missões sequestra a amiga dele é pede ao encontro dele sem saber ao menos o que ocorreu pra ela escapar…O fim é ponto mais fraco do jogo e o mais dificil também, com certeza a maioria já advinha que o angel mata a ex, não tem quase nada e um FIM com fundo preto… só isso nem bonus de arma ou carros liberados aparecem.Outro contra é digamos as texturas serem somente exclusivas do ipad2/iphone4s nem nos meros iphone/ipod 4 receberam o mesmo gráfico… sim é melhor que o 3g mas nao chega ser grande diferença !Depois do jogo fechado o jeito é andar na cidade em busca das bolas de futebol[libera a granadaball] e das malas[libera lança chamas] e das rodas[libera pra compra o tanque da gangue[ultima fase]] e as araras [soltar elas] esse ainda não sei quantas são e nem o que liberaas missoes de ambulancia/moto/taxi são faceis demais… lembra dos outros se matava pra conseguir 10 seguidas agora se abestar tu consegue 10 de prima !acho que 6.5 foi muito alta até 5.0 ou ate menos!!..

  • André Augusto

    Luan17Concordo com sua opinião, mas o jogo ameu ver ainda merece 6.5 por ser um jogo que vale a pena, e com grande opções para o jogador, mas não merece nada mais do que 6.5, tanto é que em todos os Reviews que vi pro aí (Slide2Play, PocketGamer, TouchGen, etc.) o jogo ficou com uma média 6O jogo tem uma grande variedade, mas a GAMELOFT não aproveitou muito bem isso, parece que o jogo foi "feito as pressas", o Miami Vindication parece bem mais estruturado

  • Anonymous

    Quero ver quando o GTAIII sair!!!A Gameloft vai ter vergonha desse Gangstar

  • jesnner

    perfeito review

  • heve

    entao nao joga manow para de reclamar do jogo se nao gosto nao joga porra ninguem ta pedino pra vc jogar

    • Não sei se você notou, mas isso é uma Análise CRÍTICA, então tenho que dizer o que há de BOM e o que há de RUIM no jogo, nada é perfeito!

      Em uma análise, deve se fazer como essa, analisar cada ponto do jogo, História, Gráficos, Som e Jogabilidade, não é só classificar o jogo por ele ser "legal" ou não.

      Tanto é que análises mais aprofundadas desse jogo (como no PocketGamer por exemplo) não passaram de uma nota geral de 6!

      Informe-se melhor antes de deixar sua opinião nos comentários @heve

  • cara o meu gangstar rio de java e orrivel ele so tem 14 missoes a arma mais forte e a uzi e se eu dou um soco e mato uma pessoana frente da policia meu nivel de procuradonão aumenta e quando mato um policial o nivelde procuradovai para 3 deuma vez e nãotem o famoso tanque os carros sãotodos parecidos so mudaa cor roxo verde e amarelo corre a 194 o azul e 147 e o da policia corre ate 170.na versão gangstar cidade do crimee melhor mais não e igual as da imagem da gameloft mais e muito melhor que essea arma mais forte e a bazuka e a pistolae infinita e na versãooriginal era para ter pouco mais de 60 missoes eno meu so tem 20 o melhor e que ele tem varias manhas.seeu chegar a mais de 1 milhãoem dinheiro o jogo sai.se puderem me dizer porque isso acontece obrigado o meu celular e de 2008 a marca e nokia 2630.
    obrigado.

  • Ruan

    No meu galaxy pocket é nota 10 os graficos são otimos e não tem bug nenhum eu estalei um talde SETCPU e meu pocket ficou com 1500 de mhz (gostei desse jogor valeu)