Um fenômeno retrô, cabines de arcade para iPad

15 de setembro de 2011 . Atualizado 15/09/2011
icade_small Um fenômeno retrô, cabines de arcade para iPadQuem disse que os arcades morreram?

Um fenômeno estranho toma conta de um dos gadgets mais modernos e desejados dos últimos tempos, sim, estamos falando do iPad. O tal fenômeno é a popularização de cabines inspiradas nos antigos arcades, conhecidos também por “fliperamas”.

Fliperama é um estabelecimento destinado ao uso de máquinas do tipo “pinball” , o nome “flipper” vem das alavancas usadas para controlar a bola em pinball[1]. O termo pode remeter ainda às máquinas de “arcade” propriamente ditas[2]. Apesar desta última definição ser a mais distante da original, é atualmente a mais utilizada, devido ao fato das máquinas do tipo “arcade” serem em maior número do que as máquinas de “pinball” em quase todos os fliperamas.

arcade9.1 Um fenômeno retrô, cabines de arcade para iPadDiversões eletrônicas



Como sou do tempo das “diversões eletrônicas” isso não parece me causa nenhum estranhamento, a não ser saudade. O que é a novidade para mim é a quantidade de cabines que começam a chegar no mercado (já são três).

Tudo começou com uma brincadeira de primeiro de abril no site ThinkGeek. O que parecia mentira, repercutiu tanto que virou realidade e a cabine pode ser comprada diretamente no site. Ela vem com 8 botões e um manche, tudo num estilão bem arcade mesmo. O aparelho faz conectividade com o iPad através do bluetooh e funciona com duas pilhas AA (podem ser recarregáveis). Basicamente ele é um teclado Bluetooth.

Configurado apenas para alguns jogos com uma certa idade, o iCade pode ser usado também pelo emulador de Arcade iMame4All, existente apenas no Cydia (aparelho precisará ser Jailbroken).


Uso tradicional


Uso “Alternativo” com emuladores e roms

Depois do iCade foram anunciados um controle arcade da Atari e outra cabine da Taito.

atariarcade Um fenômeno retrô, cabines de arcade para iPad

De todos, nem preciso dizer que o meu favorito é o iCade. Mas uma dúvida me consome, ainda não entendi, por que o suporte a estas cabines não é amplamente empregado por jogos recentes e por que ainda não sairam versões para iPhone ou iPod Touch. Seria demais jogar Street Fighter 4 Volt ou King of Fighter i sem ter nossos polegares na tela.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.