Segundo acionistas e investidores, os celulares estão "roubando" o mercado do 3DS

14 de setembro de 2011 . Atualizado 14/09/2011
3ds-vs-iphone Segundo acionistas e investidores, os celulares estão "roubando" o mercado do 3DS

A insatisfação com o “novo” portátil da Nintendo é geral. Tanto clientes, como acionistas, investidores e analistas de mercado não gostam do atual desempenho do Nintendo 3DS (vide esta news no site da info) . E mesmo após conferência da Nintendo antes da Tóquio Game Show 2011 (TGS), apresentando as novidades para a plataforma, o clima tem-se mantido o pior possível.

“Não acredito que os jogos novos farão diferença”, disse Mitsushige Akino, diretor geral de fundos da Ichiyoshi Investment. “A Nintendo conquistou o sucesso atraindo pessoas que não eram adeptas dos videogames, e agora que a empresa já não atende as necessidades desse grupo, ele está sendo ocupado por jogos para celulares.”

Nas bolsas a situação é a pior possível para a Nintendo com quedas bruscas nas ações e o pessimismo “comendo solto”.

Contudo, nossa leitura, é de que a Nintendo não interpretou direito o que se estava passando no cenário portátil e lançou precipitadamente um aparelho que faz apenas uma coisa (sendo que o lema é convergência). Por outro lado, a Sony lançou praticamente duas coisas: um smartphone/videogame e um console portátil que pode ser usado como Mini-Tablet.

Analisando desta forma o 3DS oferece poucos atrativos (e poucos games também) na hora de decidir a compra entre um videogame portátil, um tablet ou um smartphone. E mesmo que possua muitos jogos pode ser que o efeito 3D tenha sido mesmo só uma moda passageira.

Eu, particularmente, acho o 3DS incrível e mesmo que o presente da Nintendo esteja “envolto em trevas”, nós devemos nos lembrar que estamos falando da Big N, empresa centenária, líder em video games por vários anos. Portanto, mesmo que o presente seja “amargo” pode ser que bons títulos e talvez uma futura versão melhorada do 3DS façam a diferença.

Quer ler os outros “episódios” do “estranhamento” entre Nintendo e os jogos de celular? confira aqui, aqui também e aqui.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.