Review: Sprinkle (Android e iPhone)

Squirtle, eu escolho você!!!

Sprinkle: Water splashing fire fighting fun é um dos poucos jogos a sair simultaneamente para Android e iOS logo no lançamento. Nesse game, você controla um alienzinho azul e deve ajudar seus colegas dando uma de bombeiro e apagando os incêndios com a ajuda de uma mangueira. O grande destaque desse jogo é o fator “carisma”. Assim como Angry Birds, as pessoas se encantam imediatamente por Sprinkle. Como nossa função aqui é avaliar (dar nossa opinião) diremos o que o jogo tem de bom ou ruim, pois aqui não existe “unanimidade”.



Sprinkle é excepcional por diversos motivos. O primeiro, é ser o projeto inicial da Mediocre games (sério, o nome da produtora é esse). O segundo, é por conseguir representar muito bem água no jogo, os efeitos de física e “comportamento” da água ficaram muitos convincentes. O terceiro motivo é a ideia, apesar de já existir jogos de esguinchar (Feed Oil Me), o truque é exigir que o jogador tenha velocidade e saiba economizar recursos.

Os efeitos sonoros e músicas são muito carismáticos. O game tem um apelo forte aí e irá cair na graça de crianças e adultos. O visual também encanta, apesar de haver pouca variedade de cenários.

Publicidade

Inicialmente o game vendia (via in-app) os mundos 3 e 4, mas agora eles estão disponíveis depois de uma atualização para a versão 1.1.

Ao total são 46 níveis divididos em 4 mundos em um desafio bem variado. Os problemas propostos são bem interessantes e a maneira de resolvê-los também. O tempo e consumo de água são os fatores mais importantes para resolver os incêndios.

Agora, vamos a um quesito que acredito que tenha que ser melhorado no jogo: Os comandos. A falta de precisão é muito grande e a solução proposta pela Mediocre games, resolve, mas não é excelente. Minha principal reclamação é o comando da regulagem de altura da mangueira, muito impreciso, principalmente se você tiver dedos grandes. A partir do mundo 3, em vários momentos será exigida velocidade para apagar os incêndios, e você se verá lutando para regular a altura. Esse é o principal ponto fraco do jogo.

Uma manivela para regular a altura cairia bem

Porém, essa dificuldade com os comandos pode muito bem ser proposital, afinal o game só tem 46 puzzles (incêndios) para resolver. Existe o boato de que novos mundos podem vir, em uma atualização. Mas do jeito que está, o game é diversão garantida por 99 centavos (de dólar).

Sprinkle pede um aparelho razoável, para iOS ele requer iPhone 3GS ou superior rodando iOS 4.x. No Android as exigências são mais restritas, o game pede chip gráfico Nvidia Tegra e Android OS 2.3.x.

+Prós

  • Puzzle e ação unidos de forma inteligente
  • efeito da água convincente

-Contras

  • Falta de suporte a Social Gaming (Game Center, Crystal ou Openfeint)
  • Comandos atrapalham em vários momentos

Nota 8.5

Nome: Sprinkle: Water splashing fire fighting fun

Produtora: Mediocre Games

Plataforma: iPhone, iPod Touch, iPad e Android OS

Gênero: Ação/puzzle

Versão: 1.1 (versão testada em um iPod Touch 4G)

Lançamento: Agosto de 2011

Link para Download no Android Market

Link para Download na App Store argentina

Link para Download na App Store americana

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News