[Review] Gangstar: Miami Vindication (iPhone e iPad)

Esse não é exatamente um dos jogos mais “originais” da Gameloft. Facilmente identificado como “Vice City do iPhone”, Miami Vindication pega vários elementos de GTA Vice City (PC, Xbox e PS2) e coloca a disposição dos jogadores de touchscreen. O resultado desse coquetel de GTA’s você confere abaixo.

Tendo como cidade sede, uma Miami virtual (assim como GTA Vice city), esse simulador de crime de Gameloft trás as desventuras dos irmãos Gainesville. Jhonny, o mais velho, veio à cidade tirar o seu irmão do submundo das drogas. A aventura começa do jeito mais fanfarrão possível, com uma lenda das ruas morando em um pântano no centro da cidade e sua primeira missão é matar alguns crocodilos.

Uma boa dica é não se apegar ao roteiro, pois, por várias vezes os diálogos não passam de coisas bem clichês que não influenciam em nada na história. Falado em história, nunca vi um protagonista mais “fodão” que Jhonny Gainesville. O cara simplesmente chega em uma cidade e sozinho para dar conta de uma centena de gangster e policiais corruptos, e este, segundo ele, é o jeito mais fácil de procurar pelo seu irmão!

Publicidade
Crocodilos não são nada para Jhonny.

Mudando para a jogabilidade, como sempre os controles via touch são melhores e mais precisos que via acelerômetro. Na realidade, para quem pensa que esse é um estilo de game ruim de se jogar em touchscreen saiba que fica excelente. Os controles são intuitivos e fáceis, tanto andando a pé, quanto motorizado. Minha única objeção é com relação ao helicóptero, pois, os controles utilizados são apenas do acelerômetro o que torna a pilotagem muito ruim, é como usar uma bandeja com um ovo em cima.

O game é lotado de missões (mais de 70) além de missões extras como ambulância, entrega de fast food, pranchas para coletar e outras coisas.

Uma coisa que vi muita gente torcer o nariz é em relação aos gráficos. Não concordo, acredito que o jogo esteja dentro da capacidade dos aparelhos. A contagem de polígonos é baixa, tudo bem, mas as texturas são ótimas, não há loadings demorados durante o gameplay e foi surpreendente como o jogo cresceu em relação ao seu antecessor. Contudo, não posso deixar de mencionar alguns bugs gráficos que acontecem quando se anda muito rápido pela cidade como: carros surgindo no canto esquerdo e texturas que carregam “atrasadas”.

A noite todos os carros parecem ter a mesma cor.

Muita gente reclama também do polimento do jogo, mas fora alguns bugs ocasionais, nenhum atrapalha e impossibilidade o jogo de prosseguir. E por um jogo que custa $6.99 não se pode pedir um polimento do nível de um jogo de 50 dólares.

A trilha sonora de Gangstar Miami Vindication se assemelha a de GTA Vice City. Os comerciais das rádios são muito engraçados e as músicas dão um clima todo especial ao jogo.

Resumindo, Gangstar MV é altamente indicado para os fãs de GTA. É um jogo simples e divertido, não há muita dificuldade em terminá-lo, a dificuldade reside apenas em terminar todas as missões extras. A Gameloft está de parabéns em entregar um jogo tão bom para quem curte esse gênero. Os gráficos não são exatamente o que esperávamos, mas o controles são excelentes.

+Prós

  • Jogabilidade excelente
  • Controles muito bons

-Contras

  • História sem importância

 

Nome: Gangstar: Miami Vindication
Produtora: Gameloft
Plataforma: iPhone, iPod Touch, iPad
Gênero: Ação
Versão: 1.1.5 (versão testada em um iPod Touch 4G)
Lançamento: Setembro de 2010
Censura: O jogo utiliza muitos palavrões e violência gratuita, mas não existe nenhuma cena de insinuação sexual.

Bonus

Jipe quebrado voador, ele ficava passeando pelo cenário.
Pilotar os helicópteros é muito ruim.

 

Já vi uma pintura muito parecida com essa em GTA San Andreas.

 

O “little brother” do Jhonny é o personagem mais alto do jogo.

 

 

Especial Bug Report

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News