Investidores pressionam a Nintendo para lançar jogos para iPhone

11 de agosto de 2011 . Atualizado 11/08/2011

mario-3-iphone Investidores pressionam a Nintendo para lançar jogos para iPhone

Foto: Reprodução: site BusinessInsider

Por Fernanda Morales

A Bloomberg noticiou nesta quarta-feira, 10, que a Nintendo está sofrendo forte pressão por parte dos investidores para desenvolver jogos para iPhone e outras plataformas móveis.

De acordo com a reportagem, o presidente da companhia, Satoru Iwata, enfrenta um sério dilema com os consumidores que querem jogar os títulos da Nintendo em seus iPhones, iPads e até pelo site do Facebook.

Segundo o site MacRumors, a Nintendo enfrenta uma série de vendas irrisórias do seu 3DS, resultando em uma perda de US$ 328 milhões no último trimestre. Em reação a crise, a empresa diminuiu o valor do 3DS para promover as vendas, mas os investidores querem que a empresa adote estratégias mais drásticas.

Recentemente uma das companhias da Nintendo, a Pokemon Company, anunciou planos de lançar um game para iPhone. A empresa correu para negar seu envolvimento na iniciativa e que a Nintendo não planejava levar seus títulos para outras plataformas.

Mesmo com o crescimento do mercado de smartphones e automaticamente de jogos para plataformas móveis, o presidente Iwata afirma que enquanto ele estiver no comando da empresa, eles não desenvolveram nenhum jogo que não seja para outros produtos que não os da própria.

fonte: geek.com.br

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • delete48

    eh um bando de burroa playstation pelo menos investe em jogos para android.os playstation originalsa playstation ta ganhando de lavada.pelo menos por enquanto

  • Dário

    No mercado japonês a Nintendo está realmente perdendo mercado para a Sony, mas isso também se deve a grande leva de lançamentos de jogos de anime.Acho esse tipo de pressão dos investidores ridícula. Até parece que a Nintendo vai entregar o "ouro" assim tão fácil.

  • André Augusto

    NINTENDO nunca lançou um jogo para aoutra plataforma a não ser dela mesmaMario, Pokémon, Kirby, Zelda, Metroid…São lançados somente para os consoles dela mesma como EXCLUSIVOS e duvido muito que a NINTENDO queira quebrar essa tradição.Só em sonho mesmo um "Pokémon" oficial da Nintendo para iOS ou Android…

  • Thiago Luiz

    Quem tem 3DS quer um aparelho diferente do iOS. são aparelhos diferentes. o problema está na falta de títulos para o 3DS. no iPhone vemos centenas de títulos a cada mês. e o valor de cada aplicativo é baixo. no 3DS os títulos são demorados, mas no fim das contas vale bem mais a pena.

  • RyomaUchiha

    Bom na minha opinião, a Nintendo nunca foi essa Coca-Cola toda aí que sempre falam, falando no quesito console, os da Nintendo sempre ficam para trás isso desde o lançamento do PSX ,antes até que ia com o SNES, NES e tals, mas ela também deu muita mancada no passado. Agora no quesito handheld a Nintendo também não melhorou muito, o que adianta eu comprar um 3DS agora, se o PS Vita que será lançado provavelmente terá muito mais titulos interessantes para ele do que a Nintendo nunca teve. Ela pode até ter seus titulos exclusivos e talz mas hoje em dia quase todo o mundo está cansando deles, principalmente o Mario (Não aguento ver mais nenhum Mario Kart ou qualquer outro Mario em 3D). Os smartphones tem essa vantagem pois além de ter uma grande biblioteca, são baratos os jogos e podemos ter mais funcionalidades (quando tive meu w300i tive a certeza que o mundo dos handhelds estaria perdido, o dos consoles não estão muito longe também)

  • Thiago Luiz

    Outro fator X. Qual game que comparado com The Legend of Zelda, ou Pokémon. o iOS possui? a maioria são jogos cansativo, que você abre o aplicativo e depois de 2 à 3 dias sequer lembra que ele existe. Francamente, isso acontece… o fator replay nos jogos "iOS" são muito limitados. tirando alguns da Square Enix. (Chaos Rings, Final Fantasy, etc.) quais outros que possuem um fator replay demorado? se você fecha Zelda hoje no 3DS depois, você vai querer jogar a história toda e fechar novamente. assim acontece com o Pokémon e tantos outros da NINTENDO agora no iOS tem isso? Creio que não!

  • RyomaUchiha

    Jogos no estilo Zelda tem como o Sacred Odyssey, agora Pokémon, francamente deveria ter parado no Gold/Silver e Crystal porque os mais atuais você não consegue ter vontade de jogá-los. Agora comparando alguns jogos de Android OS por exemplo (tem que ser android porque só joguei o Street Fighter IV Volt no IOS), temos o Angry Birds, que é muito difícil zerar ele 100%, temos também o Fruit Ninja que é viciante e você sempre quer jogar ele, temos os jogos da Gameloft que podem não causar um fator Replay bom mas você pelo menos tem que jogar uma semana para completar o jogo porque eles são grandes d+ Nos smartphones não possuem essa história de fator replay também pois o mercado de games para eles é um mercado rápido, hoje em dia ninguém quer um jogo que você tenha que jogar um mês para zerá-lo

  • Thiago Luiz

    RyomaUchiha,Fica uma pergunta; até quando esses jogos curtos vão reinar? sem conteúdo, e na maioria das vezes descartáveis. Cada vez mais, o mercado exige games com conteúdo. se não tiver esse fator crucial, eles em pouco tempo ficam esquecidos. e sem sombra de dúvida. Zelda ganha de lavada do Sacred Odyssey. o que falta é vontade das produtoras em relação ao iOS, e Android. E para a Nintedo falta títulos novos porque o 3DS tem potencial. e o melhor de tudo controles físicos.

  • Thiago Luiz

    Obs; E para a "Nintendo" falta títulos novos porque o 3DS tem potencial. e o melhor de tudo controles físicos.

  • Ruy

    A conta é simples, No ocidente o aparelho vai mal por que simplesmente o mercado mudou, hj em dia o consumidor (gamer) médio não tem tanta necessidade de ter um novo portátil. Pois para consumo de jogos os smartphones e portáteis atuais estão de bom tamanho.No oriente (especificamente Japão) o 3DS vai mal das pernas por que o aparelho preferido para desenvolvimento de jogos de animes é outro (O PSP). Basta ver qualquer top semanal para perceber que o jogo mais vendido sempre é do psp e sempre é de anime.

  • RyomaUchiha

    Thiago Luiz: Os jogos podem ser curtos, mas o snake, pac-man, tetris não reinaram e reinam até hoje? Os smartphones são cheios desses games: Curtos mas eternos como Angry Birds e Fruit Ninja, o gamers atuais não procuram jogar um jogo pela sua história mas sim pelo seu gameplay e a incrível capacidade de reaproveitamento. Você pode jogar a 1ª fase do Angry Birds milhões de vezes que você sempre se supera, agora pega qualquer Zelda aí e joga, no máximo que vai acontecer é você zerar mais rápido. Sobre os títulos que a Nintendo tem em seus consoles e handhelds, faça uma comparação, Quantos Tekken, Street Fighter, Devil May Cry, Guitar Hero e outros títulos super famosos que a Nintendo tem? (numa comparação geral mesmo do Nes até o WiiU, do Game Boy até o 3DS). Esse é o real problema da Nintendo, eu tive muita vontade de ter um DS hoje eu tenho um DS Lite edição limitada do Mario e sinceramente, cansei dos jogos que eles lançaram, não tem nenhum brilho de jogar como os jogos do PSX (Nos quais quem realmente jogou um, nunca se cansa) ou até mesmo jogar no PC.

  • Thiago Luiz

    RyomaUchira, A Nintendo possui poucos títulos (Agora), mas não podemos esquecer que o primeiro iPhone, quase não tinha títulos disponíveis. e olha hoje? centenas e mais centenas de aplicativos e games. (Grande maioria descartáveis) isso vai acontecer com o 3DS o que falta são títulos. O que eu acho sem fundamento. é algumas pessoas questionarem o 3DS sendo que ele acabou de ser lançado. ainda tem muita coisa boa que virá para o 3DS. Quando lançar um novo Final Fantasy de turnos, As coisas vão mudar, pode ter certeza. foi assim com Final Fantasy IV DS. Ainda virão Zelda, Fox, e tantos outros. Que com toda a certeza, Vai valer a pena. Games casuais são cansativos, e o tempo de vida é nulo.

  • Anonymous

    A nintendo não reutiliza jogos(upgrades),todos são lançamentos em primeira mão.O IOS não supera a nintendo em jogos mais em apps(nem isso o 3DS usa) ,a media de jogos novos(V1.0.0) no ios e razoavel.A nintendo nunca se deixou abalar com presoes o PSP so não afundou porque a SoNY não deixou(PSP GO – media de vendas 1.000 und por quinzena)e olhe que o grafico superava e muito o DS.Lembrando o 3DS e novo,os jogos pra ele nunca sairam pro DS antigo.

  • RyomaUchiha

    Thiago Luiz: Quer dizer a Nintendo tem poucos titulos desde o N64 né, desde aquela epoca os jogos mais famosos para os consoles da Nintendo foram os que ela mesmo criou, jogos da Capcom, Namco, Square Enix e talz eram poucos, já no PSX tinha aos montes.

  • Thiago Luiz

    RyomaUchiha, O Nintendo 64 teve poucos títulos, sim. Mas grande parte, são inesquecíveis. Já no PSX grande parte não me atraiu. E games como Resident Evil 2, teve uma excelente adaptação no N64. Isso porque ele era cartucho. Menos memória. Há pessoas que se identificam bem mais, com a Nintendo (meu caso). e outras com a Sony. vai de gosto.

  • Delete48

    Psx eh bom e n64 tb,adoro jogar os dois,assim como adoraria ter alem do meu xbox360,itouch 32gb 3g e meu psp,um ps3 e um wii e tb um 3ds,agente n deve avaliar pela quantidade,mas sim pela qualidade.como por exemplo:angry birds,cut the rope,fruit ninja,real racing 2,mario,gow,metroid,halo e etc.

  • Maxsuel

    esse Iwata é um zé cu do carai, vai deixar a nitendo falir por causa de besteira, é natural que as coisas mudem e evoluam cabe aos donos e presidentes de empresas se adptarem as mudanças e reagir senao a empresa fali mesmo.