Review: Zenonia (iPhone, Android e outros)

Hoje vamos falar de um game que é sucesso onde passa. Zenonia é um action RPG da Gamevil com elementos que nos remetem a Legend of Zelda. Focado na ação e em elementos de RPG, Zenonia foi um dos primeiros jogos desse tipo a fazer sucesso no iPhone e Android, porém, o game foi originalmente lançado para celulares coreanos e japoneses. Este, já clássico RPG, também já foi portado para diversas plataformas como Windows Mobile, BADA e até para o Zeebo.

A história gira em torno de Regret, um jovem que possui um demônio em seu corpo e é constantemente excluído pela sociedade que o cerca. Ele também é loiro e…é! Sei que essa história lembra Naruto, mas é só isso. Regret busca informações sobre o desaparecimento do seu pai e sai em busca de respostas.

A jogabilidade é auto-explicativa. E apesar do game conter bastantes diálogos, você pode dar skip sem problemas, pois os pontos chave da história ficarão guardados em um item no menu chamado “quest”.

Publicidade
A propaganda não é enganosa, senti como se estive jogando em um SNES.

Zenonia possui muitas qualidades, a primeira delas está ligada a parte gráfica. Apesar de aparentemente não suportar a “Retina Display” os gráficos coloridos ala 16 bits encantam tanto os saudosos como os novos jogadores.

No quesito trilha sonora, o game pode aparentar ter poucas, mas vale lembrar que é um game de 2008 originalmente pensado apenas para celulares com menos “poder de fogo” que o iPhone ou os aparelhos com Android atuais.

O gameplay é muito bom, o jogo rendeu bastante na minha mão, perto de 30 horas de diversão. Ao iniciar, você escolhe a classe a que Regret pertencerá e a partir daí todos os movimentos, golpes e habilidades serão diferenciados. A história conta com dois direcionamentos dicotômicos. Em um determinado momento você conhece duas fadas, uma “boa” e outra “maligna”. Durante uma de suas jornadas, uma sucumbirá e outra sobreviverá, dependendo do seu medidor de “bem/mal”.

Uma das grandes características de Zenonia são seus diálogos “nonsense”, muitas vezes misturando coisas do mundo real como referências a filmes, jogos de basebol e até ao próprio jogo em si, confira:

 

 

No fim, Zenonia é um game clássico de ação e RPG que caminha para um final previsível, porém o que vale é jornada, que diga-se, é muito boa. Possuindo muitos equips, habilidades, magias e itens; o jogo cumpre o seu papel de dar inicio a série e abrir caminho para as suas continuações que serão analisadas em breve.

+Prós

  • Preço
  • Gameplay extenso
  • Diálogos nonsense
  • Fator nostalgia (lembra muito jogos como Legend of Zelda e Beyond Oasi)s

-Contras

  • Sem suporte a retina display
  • Poucas classes de inimigos
  • Não é possível trocar de slots para salvar no meio do jogo, sendo assim, temos que começar do início para ver o final diferente.
  • Direcional, às vezes, não responde corretamente

Nota: 8.5

Nome: Zenonia
Produtora: Gamevil
Plataforma: iPhone, iPad, iPod Touch, Windows Mobile, Android, BADA, Nintendo DS e até Zeebo!
Gênero: Action RPG
Versão: 1.7 (versão testada em um iPod Touch 4G)
Lançamento: Agosto de 2008

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News