Review: Sonic & Sega All-Star Racing (iPhone e iPad)

Um ano após ter sido lançado para consoles e portáteis, Sonic e sua turma chegam para os aparelhos da Apple em uma ótima conversão. Sonic & Sega All-Star Racing (SSASR) cumpre vários requisitos e presenteia os usuários com muita diversão.

O que chama atenção em SSASR é o esmero da produção. A Sumo Digital trouxe um grande jogo com quase zero de bugs, bem balanceado e com requinte, tanto nos gráficos como na parte sonora.

A abertura é um show a parte, porém ela mostra personagens que não estão presentes no jogo, e isso me deixou um pouco decepcionado. Na versão para Nintendo DS são 20 personagens, no iPhone são apenas 10.

Publicidade

Os gráficos estão dentro da capacidade de qualquer versão do iPhone e ainda sim, surpreendentes até no iPhone 4. Na parte do áudio, apesar do game não contar com músicas nostálgicas, as trilhas ficaram muito boas e combinam com o clima do jogo que é de festa.

Jogar com acelerômetro como sempre é roubada!

Os comandos se dividem em dois tipos: touch e com o acelerômetro. Como sempre, jogar pelo acelerômetro torna o jogo bem mais difícil de controlar e às vezes quase impossível. Já com os comandos no modo touch tudo vai bem.

A dificuldade do jogo é moderada e os Power-ups são bem legais e funcionais. Minha única reclamação é a quantidade exagerada de tiros que você leva quando está no primeiro lugar (muito mesmo) parece até um “todos contra um”. Algumas coisas ficaram obvias demais. Só podemos pegar o item SUPER quando estamos em último lugar, e sempre é assim, joguei por horas e nunca peguei ao estar no quinto, nem no quarto lugar.

O Time Trial é praticamente sacanagem. Os criadores do jogo
s colocaram lá seus “ghosts” (seus tempos) para mostrar para o pessoal como se joga. É quase impossível quebrar algum recorde.

As pistas oferecidas são as mesmas da versão do Nintendo DS e também não contam com modo mirror (presente em muitos jogos de kart).

Em contra partida uma das grandes características de SSASR é ter um modo mutiplayer online/offline muito bom e que exige pouca conexão. É possível customizar as corridas, escolher os oponentes ou aceitar quem aparecer primeiro (Quick Race+) . Existe ainda o modo batalha, perfeitamente configurável, assim como o modo vs race.

Realmente um grande jogo, aqui no meu iPod Touch 4 rolou um pequeno lag em algumas corridas, coisa pouca, mas que aconteceu também no iPhone 3G, como um amigo meu relatou. Este lag não chega a incomodar, ele acontece apenas uma ou duas vezes durante uma corrida e não chega a atrapalhar. Como ambos usamos iOS 4.1 e 3.1, pode ser que nas versões atualizadas não aconteça este lag.

+Prós

  • Melhor jogo de kart para iPhone!
  • Menus bem trabalhados
  • Modo multiplayer customizável (tanto nas corridas como no modo batalha)
  • Comandos simples
  • Cenários bem construídos (embora sinto falta de alguns atalhos)
  • Muitos personagens para escolher
  • Muito desafio no modo time attack

-Contras

  • Jogar pelo acelerômetro pode não ser interessante
  • Pequeníssimo lag (pode não acontecer)
  • Alguns ambientes ficaram muito escuros
  • Faltou o Alex Kid!!!!
  • Poderia ter mais pistas ou um modo mirror para aumentar o fator replay

https://lh6.googleusercontent.com/-todBwTuLKuk/TmBQBBrtIOI/AAAAAAAACSQ/cVFU8RyKQ9w/s400/Nota%2525209%252520LOGO.png

Nome: Sonic & Sega All-Star Racing
Produtora: Sega
Plataforma: iPhone, iPad e iPod Touch
Gênero: Corrida
Versão: 1.0
Lançamento: junho de 2011

Curiosidade

Como é de costume nos jogos de kart, o protagonista nunca é o melhor personagem. Aqui a regra se repete, os melhores personagens são Dr. Robotinik e Chuih.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News