Fail! Android Market infecta smartphones

http://www.blogcdn.com/downloadsquad.switched.com/media/2009/10/android-fail3_180x129.jpg

Muita gente critica avidamente o iOS por ser uma plataforma fechada. Mas a paranóia da Apple tem suas motivações. Uma delas é deixar a plataforma o mais longe possível de vírus e aplicativos mal intencionados.

Em contrapartida o Android é a dita “plataforma aberta” pelos fanboys. O lado ruim dessa moeda é estar sujeita a vulnerabilidades, principalmente se você “rooteia”(obtém acesso de administrador) o seu aparelho. Muito cuidado se você faz isso, pois depois de dois graves alertas de malwares no ano passado. 2011 começou não muito bem para o Android por 55 motivos/malwares.

E de onde eles vieram? Do Android Market! Sim, aplicativos presentes na própria loja de do Android foram responsáveis pela infecção de milhares de aparelhos. De acordo com a empresa de segurança Lookout Mobile Security, foram encontrados 55 aplicativos contaminados na loja do Android.

Os malwares vinham escondidos em jogos como: Bowling Time, Chess e Super Guitar Solo.

Publicidade

A Lookout descobriu o problema na terça-feira, 1º, mas ainda não conseguiu identificar o propósito do DroidDream ou do segundo vírus que ele libera caso não ache o que está programado para encontrar.

As infecções revelam uma certa vulnerabilidade do Android e da preferência que os hackers têm dado a ele – o amplo número de celulares equipados com o sistema operacional o torna o um excelente meio de difusão do vírus.

O Google foi notificado da infecção e, na quarta-feira, 2, excluiu os aplicativos. As falhas de segurança do Android, segundo a Lookout, foram corrigidas pela empresa de buscas por meio de patchs. O Google não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o problema.

Via TI Inside

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News