Fail! Android Market infecta smartphones

4 de Março de 2011 . Atualizado 04/03/2011
android-fail3_180x129 Fail! Android Market infecta smartphones

Muita gente critica avidamente o iOS por ser uma plataforma fechada. Mas a paranóia da Apple tem suas motivações. Uma delas é deixar a plataforma o mais longe possível de vírus e aplicativos mal intencionados.

Em contrapartida o Android é a dita “plataforma aberta” pelos fanboys. O lado ruim dessa moeda é estar sujeita a vulnerabilidades, principalmente se você “rooteia”(obtém acesso de administrador) o seu aparelho. Muito cuidado se você faz isso, pois depois de dois graves alertas de malwares no ano passado. 2011 começou não muito bem para o Android por 55 motivos/malwares.

E de onde eles vieram? Do Android Market! Sim, aplicativos presentes na própria loja de do Android foram responsáveis pela infecção de milhares de aparelhos. De acordo com a empresa de segurança Lookout Mobile Security, foram encontrados 55 aplicativos contaminados na loja do Android.

Os malwares vinham escondidos em jogos como: Bowling Time, Chess e Super Guitar Solo.

A Lookout descobriu o problema na terça-feira, 1º, mas ainda não conseguiu identificar o propósito do DroidDream ou do segundo vírus que ele libera caso não ache o que está programado para encontrar.

As infecções revelam uma certa vulnerabilidade do Android e da preferência que os hackers têm dado a ele – o amplo número de celulares equipados com o sistema operacional o torna o um excelente meio de difusão do vírus.

O Google foi notificado da infecção e, na quarta-feira, 2, excluiu os aplicativos. As falhas de segurança do Android, segundo a Lookout, foram corrigidas pela empresa de buscas por meio de patchs. O Google não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o problema.

Via TI Inside

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.