Apple A5 e PowerVR SGX543: a próxima geração do iPhone

Muita gente deve ter estranhado a ênfase que nós demos ao lançamento do iPad 2. Tanto no twitter como aqui no Blog, conferimos o evento na íntegra com todas as ferramentas disponíveis: livecam, liveblog..etc.

O motivo foi só um: capturar qualquer coisa sobre o novo processador Apple A5 e a provável adoção a GPU PowerVR SGX543 que possivelmente serão adotados nos futuros iPhone 5 e iPod Touch 5ª Geração.

Processador Apple A5 (Cortex-A9 MPCore)

Por enquanto está confirmado apenas que A5 é Dual-Core. Nosso chute a julgar pela foto acima, ele é na verdade um ARM Cortex A9, um upgrade dual-core do Cortex A8, que já estava disponível desde o lançamento do iPhone 4. A arquitetura ARM é confirmada pela foto que você vê acima. Nós não podemos ter a certeza sobre o clock, mas cada core pode chegar até 1 GHz.

Publicidade

Outra afirmação que intrigou muita gente (pelo menos os gamers) foi a declaração de que o iPad é 9 vezes mais rápido que o primeiro iPad (e consequentemente iPhone e iPod touch 4) no quesito gráficos.

Até agora não surgiu nada que comprovadamente sugerisse essa revolução nos gráficos. Tanto é, que a Apple usou imagens e vídeos de jogos já existentes como Infinity Blade e Real Racing 2.

GPU PowerVR SGX543

http://www.briphonebr.com/blog/wp-content/uploads/2011/01/144157-sgx543_driver1.jpg

Foi encontrado, na primeira versão beta da iOS 4.3, uma série de drivers, que indicam que a Apple pode estar pensando em atualizar a GPU em seus futuros dispositivos iOS pelo modelo SGX543 da Imagination Technologies.

Esta GPU é capaz de oferecer um rendimento de 35 milhões de polígonos por segundo, (superando o PSP.. finalmente..) e filtrar 1 Gigapixel por segundo (muito além do PSP), quando trabalha a uma frequência de 200 Mhz. A GPU atual (iPhone 4), modelo SGX535, faz 28 milhões de polígonos por segundo, filtra 0,5 Gigapixels por segundo, trabalhando na mesma frequência dos 200 MHz.

Quanto a memória RAM nada foi dito ainda, mas este post poderá sofrer atualizações.

E como fica o Ecossistema da Apple com a chegada do iPad 2?

Com uma base instalada de milhões de aparelhos, vai demorar um pouco para os desenvolvedores abandonarem estes aparelhos. Para quem “chora” por que a Gameloft não esteja produzindo mais alguns jogos para os primeiros iPhones, vale lembrar que estes primeiros aparelhos mal reproduzem 5 milhões de polígonos na tela – isso é quase 10 vezes menos do que a geração atual de iDevices.

Em contrapartida, se for mesmo usado o chip gráfico SGX543, o ganho é de aproximadamente 20% em polígonos. É muito, mas não chega a ser um choque tão grande como foi a transição do iPhone 3G para o 3GS em que a quantidade de polígonos por segundo dobrou.

Caso alguma empresa desenvolva algum game exclusivo para o iPad 2, é muito improvável não haver uma versão similar para iDevices da chamada “2ª geração” (prefiro chamar de 4ª)

Fontes:

http://www.briphonebr.com
http://blog.gsmarena.com/

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News