Old Review – Virtua Fighter Mobile (J2ME)

12 de Fevereiro de 2011 . Atualizado 25/10/2012
Virtua_Fighter_Mobile_SEGA_Mobile-1 Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)

Depois que Virtua Fighter 2 chegou a App Store (e todo mundo detestou), fiquei devendo aos nossos leitores o motivo de eu ter me decepcionado com o jogo antes mesmo do seu lançamento. Aqui está o motivo! A existência dessa versão em Java para celulares comuns TOTALMENTE com gráficos poligonais. Virtua Fighter Mobile produzido pela SEGA e publicado pela GLU, faz parte dos 3 melhores jogos de luta para celular.

 

O Jogo original

1181242184435 Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)
Isso virou “jogo de bolso”

Virtua Fighter foi um dos primeiros jogos de lita a tere polígonos. Naquela época (1993) texturas e milhões de vértices por segundo eram um sonho distante de um jogo em 3D.

“O impacto que o jogo causou foi grande, não apenas entre os jogadores. A série VF foi reconhecida pelo Instituto Smithsoniano pelas suas contribuições no campo da arte e do entretenimento, e está em exposição permanente no National Museum of American History (museu nacional de história americana) em Washington, DC, Estados Unidos da América.”

Wiki

 

A versão mobile

15 anos depois, A SEGA decidiu trazer a franquia em uma cópia idêntica a versão do 32x para os celulares comuns ocidentais. Digo isso pois lá pelo Japão já estão jogando VF 2 com gráficos idênticos a versão de arcade.

versão mobile ——————————-versão 32x
VFM3D_03_by_721jyf Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)vf32x_shot1 Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)

Toda a precisão dos controles da época foi repassa nessa versão, tornando o jogo preciso, qualquer investida errada resultará em muita porrada na cara. Para quem não conhece. este é um jogo de comandos simples, apenas soco, chute e bloqueio. Mas a combinação destes três comandos adicionados ao direcional, é claro, resultam em uma ampla gama de movimentos.

Não gostei muito da disposição dos controles, que pode variar pelo formato do celular. Pois preferíamos aquele esquema adotado em Street Fighter 2 mobile, pois como soco fica em “7”, a tendência é você cobrir esse botão com o polegar enquanto joga.

Virtua_Fighter_Mobile_SEGA_Mobile-2 Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)Virtua_Fighter_Mobile_SEGA_Mobile-3 Old Review - Virtua Fighter Mobile (J2ME)
O prometido modo bluetooth ficou de fora, o fator replay do jogo fica por conta dos níveis de dificuldade e dos personagens que possuem bastantes golpes variados. Um disperdício na minha opinião, pois um jogo técnico como esse renderia infinitas horas de batalhas via bluetooth.

Veredito

Virtua Fighter Mobile é uma ótima conversão, tão boa que isso acaba sendo também um defeito, pois os gráficos daquela época acabaram por ficar feios para os dias de hoje.Outro grande desapontamento, é a falta do modo multiplayer via bluetooth.

Produto: Virtua Fighter Mobile
Produtora: Southend Interactive
Publicadora: Glu and Sega Mobile
Gênero: Luta
Jogadores: 1
Formato: J2ME


Nota: 8.0

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.