Mercado de celulares Xing Lings no Brasil , de quem é a culpa?

15 de Fevereiro de 2011 . Atualizado 15/02/2011
0711091537copy Mercado de celulares Xing Lings no Brasil , de quem é a culpa?
Operadoras também vendes xing-lings.. sabia?

Tenho acompanhado na web esses dias uma verdadeira avalanche de ódio contra os celulares chineses de procedência e qualidade duvidosas: os famosos mp7 ou Xing-Lings.

Mas de quem é a culpa mesmo por tal “vírus” ter se engedrado no Brasil Antes que algumas pessoas venham com o discurso classista de que só poucos tem direito a tecnologia, quero dizer que todo mundo tem dinheiro de comprar o aparelho que melhor lhe convir. Mas tem que tomar cuidado para não serem enganados, e é isso que mais acontece.

A taxa de mortalidade desses aparelhos é alta e a de garantia é inversamente proporcional. Acredito que o grande vilão disso tudo é a falta de informação. Pensando comprar algo que suprirá suas necessidades, sejam elas de funcionabilidade ou puramente por estética. As pessoas são seduzidas pelo preço sem saber direito o que estão comprando.

Fator agravante: os jogos!

Sempre desaconselhao a compra desse tipo de aparelho, em primeiro lugar pelos jogos. Os Xing-lings não são reconhecidos nos sites na hora da compra de jogo, e se são reconhecidos, isso acontece de forma errada o que resulta em dinheiro jogado fora, pois quer baixado de forma ilegal ou comprado legalmente, um jogo para celular nunca funcionará como deveria em um celular Xing-Ling. Além da baixa memória HEAP e baixo poder de processamento, é uma péssima compra se alguém pensar que terá algum divertimento.

Ministério Público Federal quer culpados!

Depois da reportagem da Folha de São Paulo que mostra que 20% das vendas oficiais (repito oficiais) de celulares são xing-lings. O MPF decidiu entrar com uma ação para que as operadoras bloqueiem através do IMEI o acesso desses aparelhos as suas redes.

Mas tem um probleminha. E quando as próprias operadoras vendem celulares chineses (foto acima), como fica o cliente?

Acredito que o melhor a fazer é uma campanha informativa mostrando os problemas desses aparelhos e culpar sim, quem importa de forma ilegal esses aparelhos. Pois existem empresas que importam o aparelho de forma legal (mesmo assim continua sem certificado da Anatel) como: Operadoras, Foston e outras…

foto: plusgsm

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.