[Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!

25 de fevereiro de 2011 . Atualizado 28/02/2014
fotos-da-nokia-c3 [Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!
Celular comum é declarado “Smartphone” por quem não entende do assunto

E mais uma vez o universo dos celulares sofre aquele lapso momentâneo, quando o mercado simplesmente não entende um produto e metem um jargão nele.

A bola da vez é o Nokia C3-00. Ironicamente, não foi a Nokia quem fez a “propaganda enganosa”, mas as lojas que vendem o aparelho. Intrigado por muita gente dizer que o aparelho – “é sim, um smartphone” – fui testar o danado.

Eu já desconfiava do aparelho, graças aos anúncios que diziam que o aparelho possuía o sistema Symbian S40 (terminologia usada internamente pela Nokia para denominar seu sistema imbutido para aparelhos de baixo custo).

Antes de tudo, uma observação importante

Apesar de grande parte dos celulares atuais serem capazes de rodar novos aplicativos escritos em J2ME (ou midlets), estes não podem ser considerados verdadeiros “smartphones”, pois a funcionalidade deste tipo de aplicativos é limitada, devido ao acesso aos recursos de software e hardware não serem feitos de forma direta, mas sim por intermédio da JVM – JavaVirtual Machine.

Wikipedia
Smartphone é um termo usado para descrever uma categoria de dispositivos móveis com o computador-como funcionalidade. Estes dispositivos esporte sistema operacional completo e ter uma plataforma para desenvolvedores de aplicativos.Atualmente, as duas principais plataformas de smartphones em uso são Android (do Google) e iOS (pela Apple). Um aplicativo escrito para uma plataforma específica geralmente pode funcionar em qualquer smartphone usando a mesma plataforma.

Aplicativos para smartphones são também mais rápido e melhor integrado com interface do usuário do telefone do que as aplicações Java. Smartphones têm telas maiores e processadores mais rápidos do que os telefones chamados recurso ou telefones mudos.

GSM Arena

Se isso não ajudou a esclarecer, basta olhar um Nokia 63 (isso mesmo, basta trocar o “C” por “6”)

108305703SZ [Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!
Troque o “C” por “6” e tenha um smartphone “puro sangue”

Os smartphones de verdade da Nokia podem vir equipados com quatro versões do Symbian:

  • Symbian S60v2 (Antigo, mas ainda tem lojas vendendo – ex: N70)
  • Symbian S60v3 (em desuso – ex: N95, N73, E71, E51, N85, E63 ..etc)
  • Symbian S60v5 (atualmente nos smartphones touchscreen – ex: 5230, 5800..etc)
  • Symbian ^3 (atualmente nos touchscreen com tela capacitiva – ex: N8, C7..etc)
  • Windows Phone 7

A grande diferença entre o S40 e outros Symbians, é que estes últimos são versões de um Sistema Operacional autêntico, como se fosse um Windows ou Linux (para efeito de entendimento). você pode instalar e desinstalar programas que acessar recursos de forma muito mais abrangente que um simples .Jar. O mesmo não ocorre com o S40. O sistema presente no Nokia C3 é uma versão vitaminada (por vários aplicativos Java) do S40, não é possível por exemplo executar mais de um aplicativo, ou o mesmo rodar uma aplicação em background. É muito simples deixar qualquer celular s40 com a mesma funcionabilidade do C3 para redes sociais, simplesmente instalando o Snaptu.

Não existem midlets que executam outros midlets, que possam ser iniciados junto com o sistema é que alterem as características de um celular. Por exemplo, se você quiser um aplicativo que restrinja chamadas como um Blacklist ou um emulador de Super Nintendo  isso não é possível no Nokia C3. Em contrapartida existe um lado bom em no Nokia C3 não ser smartphone, não existem vírus para aplicativos Java.

 

A própria Nokia não o considera um Smartphone!

Ao acessar as páginas OFICIAIS do Nokia C3 não há nenhuma informação de que ele seja um smartphone.

 

paginaoficial-c3 [Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!

 

 

 

Enquanto em um velho N95 a informação vem destacada

paginasmartphonen95 [Aviso de amigo] Nokia C3 não é Smartphone!

 

Outro exemplo é um review postado no renomado GSMArena, onde eles classificaram o aparelho como um “S40 Básico” apesar de “aparentar ser um smartphone completo, como o E63”. Concordo plenamente com a análise, pois a confusão fica evidente devido ao apelo visual do aparelho e só por que ele tem Wifi, um ledo engano.

Esclarecidos? Portanto não venham perguntar por que o C3 não instalou aquele arquivo .sisx ok?

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Anonymous

    kibom ..

  • Jaque

    O preço tá bom, por isso desconfiei logo que não era smartphone

    obg pelos esclarecimentos

  • Helen Fernanda

    O conceito de smartphone evolui com o tempo. Quando eu ganhei o Nokia 6120-c ele era considerado um smartphone por várias revistas e sites especializados, porque o padrão da época era outro. Hoje ele não é mais smartphone, porque atualmente um dos pré-requisitos é ter wi-fi.

  • Anonymous

    a cara, é problema isso de DEFINIR smartphone, eu tenho um C3 e to muito satisfeito, o navegador dele é totalmente OPEN, pra jogar eu jogo no meu PC sabe? as teclas dele são boas pra digitar, da pra digitar tão rapido quanto em um teclado, dificil acreditar, mais é sim, eu recomendo!

  • Dário Coutinh

    Helen,O pré-requisito para "celulares inteligentes" sempre foi possuir um sistema operacional e não um sistema embargado. As vantagens do sistema operacional já foram citadas no post acima.

    • Realmente exclarecedor.
      Tenho um c3 e gostaria de baixar um aplicativo da Biblia (go bible).
      Ele roda com o java é isso?
      O aparelho ja vem de fabrica com o aplicativo java?
      Como consigo fazer funcionar este aplicativo pois consigo baixar mas ele nao reconhece.
      Obrigado

  • Dário Coutinh

    AnônimoPara efeito de entendimento, sugiro você experimentar (vá em qualquer loja de operadora) O Nokia E71 ou E63. Aparelhos como esses já vem de fábrica com Leitor de PDF, Nokia Maps e Office (word, excel, powerpoint) além de serem multitarefas.Tais aplicativos como estes nunca teriam versões similares em Java e é aí que mora a diferença entre smartphones e celulares. Pois para isso acontecer, os celulares precisariam acessar sessões da memória que o sistema embargado não permite.Não estou dizendo que smartphones sempre serão os melhores indicados, já que tudo depende de usuário do aparelho.

  • Anonymous

    e foda comprei nokia c3 pensno que era smartphone,agora descupro que n e pelo menos wifi.obrigado

  • Anonymous

    Bom C3 definitivamente não é um Smartphone. Mas como disse os companheiros acima. jogar eu jogo no computador. Não preciso pagar 2mil em um Iphone. Prefiro um celular mais simples como o C3 com funcionalidade limitada e bem definida,pagando 399 reais(o que paguei) e pagar 1500 reais em um notebook mais ou menos que tem desempenho e adaptibilidades bem maiores. Sem falar que é bem mais fácil de usar.

  • Dário Coutinh

    O objetivo do post não foi dizer qual o melhor ou pior para determinado consumidor. O objetivo era apenas esclarecer o que é smartphone e o que não é.

  • Anonymous

    Tenho o C3 e não tenho complicação. muito bom.Ta, ele não é Smartfone…Mas quando eu Quero complicar Uso meu Desk Hexacore com 1 tera de HD … rs

  • Anonymous

    existe algun antivirus que funcione no nokia c3 ?

  • Anonymous

    oi, eu adquiri um c3 achando realmente que era smartphone. Você sabe se tem algum aplicativo que abra arquivos em pdf nesse celular ?Obirgada .

  • Dário Coutinh

    Existir, existe! É o MobilePDFhttp://ramalhoblog.com/mobiledoc-e-mobilepdf-visualize-office-e-pdf-em-seu-celular/

  • Diego Manson

    Bom saber disso baixei varios aplicativos e na hora de instalar nem agua.. que bosta!

  • Anonymous

    FAzer o QUE,JA COMPREI.Valeu a Informação.

  • Anonymous

    Mesmo não sendo smartphone eu acho que vale a pena pelas funções, eu paguei 300 conto no meu, originalsinho e novo.

  • Dário

    Sem dúvida é um bom aparelho. Criei o post apenas para melhor entendimento.

  • Anonymous

    Adquiri o meu há exatas duas semanas. Também estou muito satisfeito.

  • charles

    queria saber se tem algum aplicativo para ver videos do yootube pelo nokia c3.se tiver me passem por favor.

  • Dário

    charles Já vi um aplicativo chamado youtube mobile. Procure por ele na Ovi Store.

  • Anonymous

    tbm tenho um c3 e acho ele muito mais smart do que muitos outros phones!! o autor do texto é um inutil, capaz de ter um celular bom! Acorda mané

  • Dário

    Amigo anônimo, você tem o direito de achar o que quizer, mas a verdade é que o C3 não é smart. Se o aparelho serve bem para o seu propósito, que bom! Agora, querer empurrar a verdade na base do "achismo" aí é demais né?

  • Dário

    Só para completar, que raio de Smart (inteligente) é esse que só instalada .jar.Me diz aí, qual o processador e a quantidade de memória RAM do C3? Não sabe? pois é!Querer comparar o C3 com aparelhos que possuem sistemas operacionais DE VERDADE como Android, Symbian^3, iOS, WP7 e Bada é piada de mal gosto!Quem reafirma que o C3 é um smart é por que nunca teve um smartphone de verdade na vida.

  • João

    Oi, li o post e os comentários, já sabia que o C3 não é smartphone. To na aqui na verdade pra pedir opinião, to afim de comprar um celular barato, com teclado Qwerty, qual me indicariam? Eu tava pensando no C3 (por isso achei o post) ou no motorola EX115, a princípio pelo que entendo a diferença entre eles é um ter 2chips e o outro wi-fi. O que me recomendam?Obrigado!

  • João

    PS.: o Nokia 63 fica um pouco caro pra mim, e tbm não tenho tanto interesse em tantos programas/aplicativos.

    • vale muito apena optar por um smartphone com android que pode custar apartir de R$ 399 uma ótima opção é o sansung galaxy y com android 2.3 e tela touch screen. And®é

  • Dário

    Olá joão, tudo vai depender do seu uso. No quesito games, nenhum dos dois é um excelente aparelho, porém o C3 leva uma pequena vantagem, tanto nos jogos como na quantidade de aplicativos. Mas se os dois chips forem realmente importantes para você, fique com o EX115.

  • João

    Olá Dário obrigado por responder. O S40 do C3 permite mais aplicativos, seria isso? Ou somente os .jar? E o EX115 somente aplicativos em java?O que eu quero é ter um celular legalzinho, usar wi-fi, mas tbm preciso usar duas operadoras. Ideal mesmo seria wi-fi e dual chip por preço de C3 ou EX115. hehehePS.: Eu quase não uso celular para games, é raro usar pra distração mesmo se for a única opção.

  • João

    Outra questão, alguem já comprou na loja Digital Cam? É confiável? O Motorola é tão mais baratos do que em lojas conhecidas (comprafacil, shoptime etc), será que é novo e original?Aguardo respostas! =D

  • Raquel

    ok mais alguns de vcs consegui ver vídeo no youtube? pq eu n consigo com o c3!! alguém pode me ajudar o com o pq?

  • Anonymous

    Qual e a sua definiçao de smartphone?Pergunta enviada de um nokia c3

  • Dário

    Definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/SmartphoneResposta enviada de um Sony Ericsson K800 e nem por isso é considerado smartphone.Abraços

  • Anonymous

    e desde quando wikipedia é fonte segura de alguma informação? O seu conhecimento é de wikipedia?rsrs tá explicado.Vai fazer uma faculdade garoto, mas faz uma pública,tá?Pergunta enviada de um excelente nokia c3.

  • Anonymous

    as tecnologias mudam…os conceitos mudam…vcs ainda não aprenderam isso?

  • Dário

    @AnônimoGaroto? gostei do apelido, sou formado em computação com pós-graduação em análise de sistemas."as tecnologias mudam…os conceitos mudam"Errado, as tecnologias evoluem, mas um conceito não muda na mesma velocidade. Em computação nada muda para algo retrógrado. Quem pensa assim, ou é leigo, ou tem a mente bem atrasada.Se você é leigo não o culpo, pois acreditar que algo é de uma categoria diferente de telefone só por que o vendedor ou uma propaganda lhe informou assim, é inocente mesmo.Não estou dizendo que é um aparelho ruim, só quero esclarecer que para ele ser considerado smartphone, ele teria que ter no mínimo, um sistema operacional que gerencie memória RAM. Consulte qualquer tecnólogo em telecomunicações e ele lhe dirá a mesma resposta.Mas não te culpo, as pessoas são assim mesmo, adoram justificar suas compras para não dizer que pegaram gato por lebre. Na próxima, informe-se mais antes de trocar de aparelho. #FIKDIKResposta enviada de um excelente iPad 2.

  • Dário

    A quem ainda insiste no assunto, querendo inclusive mudar o conceito de smartphone, só tenho a dizer que apenas um tipo de pessoa busca mudar um conceito, apenas para lhe convir: os fanáticos. Sério, pegue um arquivo .sis ou .sisx e tente instalar no seu C3, se ele fosse mesmo um smartphone (como os outros da Nokia) seria perfeitamente possível instalar aplicativos symbian nele.

  • joão

    Haha, muito burro esse anônimo aí…Mensagem enviada de um excelente Galaxy S 😉

  • Sora

    amigo vou te falar uma coisa
    A grosso modo, um smartphone (telefone inteligente, traduzindo para o português) nada mais é que um celular com mais recursos, executados por meio de programas no seu Sistema Operacional (OS). Não existe um consenso na indústria sobre que requesitos um celular deve preencher para ser considerado um smartphone. Para alguns, basta possuir características mínimas de hardware, como conexão por infravermelho e/ou bluetooth, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, recursos de e-mail e talvez câmera para fotos e vídeos. Para outros, um aparelho só pode ser considerado smartphone se contar com Sistema Operacional (plataforma que permite desenvolver, instalar e rodar programas) próprio e teclado imbutido, o que o transforma quase em um PC de mão.

    site da onde eu tirei a informaçao http://smartphonecelular.com.br/o-que-e-smartphon

    • Olá Sora,

      Sua informação é pertinente e interessante (embora bem defasada), pois leva em conta o senso comum em relação a época em que o aparelho foi lançado. Mas no contexto atual a definição dele como smartphone fica mais complicada, pois é levado em consideração a época de lançamento. Exemplo: Se ele tivesse sido lançado a uns 5 anos atrás com certeza ele seria considerado smartphone. Mas compara ele aí com os smartphones da atualidade. Fica complicado né?

      Pois é, para mim (opinião pessoal) o que vale é a definição da própria empresa que criou o aparelho. A Nokia não o chama de smartphone então quem sou eu para dizer o contrário.

  • Concordo em parte com o que disse o autor do blog,
    discordo somente do sistema nao ser multi-tarefa, poiis é sim com os apicativos escritos em SYB4 nativos do PHONE como o MSN e o FACEBOOK, twiter, se vc logar no MSN e utilizar qualquer outro aplicativo com o MSN aberto eles funcionam, msn fica em background. O que nao da é pra executar dois JAVA ao mesmo tempo.

  • bom tenho um nokia c3 kero saber si existe algum aplicativo de bliblia que pegue nele

  • Miguel

    Não vale nada. Com 06 meses de uso perdi o o software original dele (Sistema Operacional Symbian S40 6.0) e até hoje nada, perdi todos os dados e até hoje uso ele no sistema basico e pra navegar tive que instalar o opera mini. Se alguem souber como instalo istoa de novo eu agradeceria ou se posso instalr outro sistema operacional. Concordo, ele não é um smartphone.

  • Olha eu sei que nao e smart mais achei bom o cel recomendo quem quer gastar pouco dinheiro e ter wifi no cel apoio anonymous

  • Correção de comentário:
    O C3 é sim um aparelho excelente, com certeza não é smartphone (na atual concepção do termo), mas há que se levar em conta que faz parte da “linha econômica” de celulares da Nokia, destinada a um público com capacidade aquisitiva menor, por isso as funções são mais simples e mesmo assim, ele tem bastante funções e é bem desenvolvido para um celular no seu preço (hj por volta de 300 reais). Os seus aplicativos mesmo que em java, são muito funcionais. Quanto as debilidades, a maioria pode ser contornada, há sites q permitem o download de vídeos do youtube direto para o celular, aplicativos para converter txt em java, o que permite a leitura no celular, dentre outros. Que não é smartphone não há dúvida, mas acho que o autor do texto deveria ter pontuado as vantagens e desvantagens em relação aos smartphones (por ex., por não ser smartphone o tempo de duração da bateria é mto maior) e também a relação custo x benefício. Vi nos comentários que muita gente, após ler o texto, ficou inseguro de comprá-lo. Minha opinião: para quem não pode ou considera um absurdo gastar 2000 reais em um aparelho celular vale muito a pena. Lembrando que a função principal de um celular é realizar ligações e isso ele faz muito bem. Para as outras coisas, existe computador. Afinal, smartphone é só mais uma criação do mercado capitalista para incentivar o consumismo.

    • Seu ponto de vista é bem similar ao meu. Por favor leia meu comentário e comente se possivel!

  • Wali

    O c3 não é um smartphone. Mas convenhamos que ele tem algumas funções “smartphônicas”. Ele roda SIM aplicativos alguns em em segundo plano e midlets desenvolvidos pela Nokia iniciam junto com o sistema do aparelho, são estes WhatsApp e Ebuddy XMS! As versões java desses aplicativos foram desenvolvidas exclusivamente para os s40v6 (c3, x2-01, a linha Asha…..) e como já tinha dito, eles RODAM EM SEGUNDO PLANO E INICIAM JUNTO COM O SISTEMA DO APARELHO. Os s40 evoluiram bastante, o que falta nele é poder minimizar aplicativos de terceiros.

  • Se o C3-00 for smartphone, o meu antigo Nokia 2660 comprado por 20,00R$ na loja da claro tambem é ! pois ele aceitava .jar.

  • dei maior mancada, troquei meu smart 5230 pelo c3 to com raivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa me passaram a perna aff…o celular é uma bosta, da memoria cheia qndo navega…

  • Olá,claro você tem toda razão quando fala “Sua informação é pertinente e interessante (embora bem defasada), pois leva em conta o senso comum em relação a época em que o aparelho foi lançado.” Realmente o celular não o mais atual e sempre é inventado modelos superiores aos outros , mas já eu irei trocar meu celular por um Nokia C3, pois conheço várias pessoas que compraram ele e nunca reclamaram de nada, vi alguns comentários difamando o celular; sempre há esses tipos de pessoas, mas eu acho que quando vai-se adquirir um novo aparelho ou troca-lo não deve-se levar em conta o que está mais na atualidade EU PESSOALMENTE acho que você deve adquirir o modelo que mais se identifica com você.Eu realmente me iludi pois via todos falarem: “A compra um Galaxy é muito bom” , “A eu tenho um Galaxy ele é super legal e podre de chique” . . . e pensei em compra-lo mais fui analisar meu celular atual é de Touch e eu já estou enjoado, todos enjoam um certo tempo não há o que negar, então eu fui analisar,eu praticamente ia comprar um Galaxy só porque tinha Android, mas eu gosto de acessar redes sociais, conversar com amigos,enviar mensagens etc . . . e o Galaxy não me proporcionou isso, infelizmente,pois Qwerty é mais pratico e ele tem tudo o que eu preciso, fui levar em conta também os aplicativos,pois o Android é praticamente infinito,Visitei a Loja Ovi e ela superou minhas expectativas com tudo o que eu preciso e um pouco mais!
    Talvez eu até esteja sendo hipócrita, mais esse é o meu ponto de vista!

    • Dario Coutinho

      Olá Matheus, muito importante sua opinião, afinal quem melhor do que você mesmo para decidir o que é melhor para você.

      O objetivo do post foi só um esclarecimento técnico. Não objetivada toda essa discussão sobre “qual o melhor”? No final o melhor sempre é o que melhor atende o usuário. Nem todo mundo quer touchscreens, iPhones, Androids e etc.

      Eu por exemplo uso dois celulares, um iPhone que vive constantemente descarregado por eu jogar demais e um Nokia E50 que atualmente é o meu Celular de todas as horas, já que o N95 fiel companheiro, deu problema.

      Acho que se eu tivesse apenas um aparelho viveria em sério apuros…rs

  • Lou

    é um celular bonitinho com uma tela legalzinha, bem resistente e que pega bem java, eu tenho um SMARTPHONE android (essa mensagem mesmo, estou escrevendo por ele) e to louco por um por que sou muito oldschool e adorava meus joguinhos java que eu baixava por um site chinês (os melhores jogos java sao produzidos na china, muitos superam ate jogos de android) o sjxyx.com por que meu android é 2.2 e tem pouca capacidade so jogo os tipicos cut the rope, angrybirds e fruit ninja…

    • Dario Coutinho

      Com certeza, jogos chineses são muito bons, pena que quando ganham versão em inglês geralmente viram jogos de Android. Como “Avenger” e “Demon Hunter”.

  • Pelo o q eu entendi você quis dizer q Java não e Smartphone eu tenho u x2 01 e ele realiza muito bem as funções de um smartphone