Windows 8 vai rodar em celulares, diz Intel

19 de janeiro de 2011 . Atualizado 19/01/2011
Paul-Otellini-Intel Windows 8 vai rodar em celulares, diz Intel

Paul Otellini: o CEO da Intel quer ver o Windows 8 nos smartphones (foto: CEA)

Depois de a Microsoft apresentar a versão para processadores ARM do Windows 8, a Intel diz que poderá colocar o novo sistema operacional até em celulares.

Durante uma apresentação ao mercado financeiro na semana passada, alguém perguntou a Paul Otellini, CEO da Intel, qual era sua visão da demonstração do Windows 8 feita pela Microsoft na feira CES, em Las Vegas. Nela, o executivo Steven Sinofsky mostrou uma versão alfa do Windows 8 rodando numa máquina com processador ARM, usado em dispositivos móveis. O porte do Windows 8 para a arquitetura ARM parece ir contra os interesses da Intel.

Embora a Intel já tenha sido um fabricante importante de processadores ARM (a linha XScale), ela vendeu a parte principal desse negócio para a Marvell em 2006. Hoje, essa arquitetura é usada por concorrentes da Intel como Qualcomm, nVidia e Texas Instruments. Otellini primeiro desqualificou a notícia: “Não há grande novidade nisso”, disse. Depois, afirmou que o movimento da Microsoft é até bom para a Intel. O que ele argumentou, em resumo, é que, se o Windows 8 será capaz de rodar até em ARM, vai rodar melhor nos processadores Atom, da Intel. E o Atom ainda teria a vantagem da melhor compatibilidade com o hardware dos PCs.

O plano da Microsoft é oferecer o Windows 8 para fabricantes de tablets, enquanto o Windows Phone continua sendo seu sistema operacional para celulares. Mas, como observou o pessoal do site britânico PC Pro, Otellini parece enxergar outra possibilidade: “Podemos pôr nossos processadores com menor consumo de energia em celulares rodando o Windows 8″, disse ele. O que Otellini vê é uma chance de a Intel conquistar uma posição importante no mercado de celulares, algo que ela não tem hoje.

Mas isso só vai dar certo se a Microsoft quiser. Se a turma de Redmond não otimizar o Windows 8 para uso em smartphones, o sistema operacional não vai funcionar bem neles. Se depender do que disse Steven Sinofsky no CES, Otellini terá de pensar em outra estratégia. “Para nós está muito claro. Telas pequenas são com o Windows Phone. Já essas telas (dos tablets e notebooks) são com o Windows 7″, afirmou Sinofsky.

fonte: info

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Anonymous

    Ué,Windows 8???…E como ficaria nessa história o Meego,que nasceu da parceria Nokia x Intel??