CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologia

12 de Janeiro de 2011 . Atualizado 12/01/2011

3229798607_f982afb1f8 CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologiaCom o fim da Consumer Eletronics Show (CES), é hora de fazer um resumão com os Fails e Wins da Feira de eletrônicos.

[WIN] Os Tablets ownaram

Nunca se viu tantos tablets como nesta última edição de CES. Para quem é novo no ramo, é bom saber que o conceito de tablet é bem antigo, a Nokia e até a Microsoft já lançaram alguns aparelhos no passado. Porém, devido ao sucesso estrondoso do iPad, nada menos que 36 tablets de 26 fabricantes diferentes foram lançados durante a CES 2011. O mais fodástico com certeza foi o Xoom da Motorola.

xoom CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologia
Aparelho foi o primeiro a trazer o Android 3.0

A “criança” é equipada com processador Nvidia Tegra 2 (Dual-Core), tela de 10,1 polegadas, bateria com até 10 horas de reprodução de vídeo a 1080p (quero só ver!)

[WIN] Game Room no Windows Phone 7

Game Room é um serviço da Xbox Live que oferece milhares de jogos arcade das antigas em um ambiente totalmente 3D. O serviço virá também para o Windows Phone 7 e foi apresentado durante a Feira.

game-room-asteroids CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologia

Os jogos custarão na faixa de um dólar. Considero este um “meio-win” já que estava no aguardo de uma aposta mais agressiva por parte de Microsoft. Contudo, o empenho da empresa na área de jogos tem se mostrado.

[Fail] Cadê o Playstation Phone / PSPhone / Xperia Play / Caralh*????

Nada! A Sony veio para CES com absolutamente NENHUM modelo do Xperia Play. Não foi feito nenhum anúncio sobre o aparelho e perguntado sobre o mesmo, Kaz Hirai, CEO da Sony Entertainment, desconversou, falando vagamente sobre o aparelho.

Um dos lançamentos mais aguardados é tratado com total sigilo. Apesar de já ter vazado muita coisa, inclusive dois aparelhos que sumiram das fábricas chinesas.

pspphone2-china-01062011 CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologia
Aparelho fujão foi flagrado paquerando uma PSP na China

Com o aparelho já em linha de produção, meu palpite é que a Sony não está levando a sério a empreitada. Por isso, é bom não esperar nada revolucionário.

[Fail] Muitos, mas muitos Androids

android2 CES 2011: Wins e Fails da feira de tecnologiaO Sistema operacional para portáteis do Google dominou a feira. Praticamente quase tudo que foi apresentado possuía sistema Android, além da Motorola apresentar o primeiro Tablet com Android 3.0 (otimizado para tablets). E o que tem de Fail nisso?

O problema, pelo menos para os desenvolvedores, é a fragmentação. Cada fabricante de hardware lança pelo menos 4 tipos de customização de Android diferente por ano. E cada vez que um jogo é lançado, são feitas versões compatíveis e as vezes exclusivas para cada aparelho, o que aumenta e dificulta muito o custo de produção de um jogo. O problema que já é real para os atuais Androids, vai virar uma “bola de neve” muito em breve. Será a versão 2.0 da fragmentação do Java (J2ME).

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.