Review Gamer: iPod Touch 4G

Chegando ao Brasil com um preço bem abaixo do esperado, o iPod Touch 4ª Geração é uma opção interessante para quem não quer pagar quase 2 mil reais em um iPhone 4; mas, que deseja aproveitar os games que a plataforma iOS 4 tem a oferecer. Neste Review, concentrei-me apenas no quesito jogos e abordarei cada um dos aspectos que podem influenciar na experiência de jogar em um iPod. Para quem pensa que farei só elogios, engana-se.

Especificações: https://www.apple.com/br/ipodtouch/specs.html

A Tela

Publicidade

• Tela widescreen de 3,5 polegadas (diagonal) Tela Multi-Touch
• Resolução de 960 por 640 pixels, 326 pixels por polegada

Promo da Apple para a Retina Display:
https://www.apple.com/br/ipodtouch/features/retina-display.html

Houve muito burburinho na web sobre o iPod Touch 4G ter ou não “Retina Display”. A princípio, segundo a Apple, os dois aparelhos possuem a tela de retina com a mesma resolução (960×640), mas apenas o iPhone 4 possui a tecnologia IPS, enquanto que no iPod Touch 4G a tecnologia é TN (Twisted Nematic). Conforme o vídeo comparativo abaixo, percebe-se que a diferença existe, porém é imperceptível.

Vídeo comparativo:

 

O processador e memória RAM

O iPod Touch 4G possui o processador A4 supostamente com o clock de 1Ghz, mas hoje em dia sabemos que tanto no iPhone 4 como no novo iPod esse processador dificilmente chega a 1Ghz, fica numa variação entre 700 e 900 Mhz, apenas o iPad chega aos 1Ghz reais.

A memória foi outro motivo de especulações, apesar de ter apenas 256MB de RAM, o aparelho se sai muito bem em multitarefa. A performance apresentada nos testes foi além do previsto, no novo iOs as aplicações em segundo plano ficam em “stand-by” consumindo pouquíssima RAM. Deixei vários jogos abertos como: Splinter Cell Conviction, Sonic 4, Modern Combat 2, Zombie Infection, Asphalt 5 e Angry Birds, mesmo assim, não vi queda de performance dos jogos em momento algum.

Uma nota no mínimo engraçada: A Apple parece que resolveu eliminar qualquer reclamação futura sobre multitarefa. Se você perceber, não há meio de encerrar as aplicações no iOs 4. Para isso, você deve pressionar duas vezes o botão “Home” e fechar as aplicações uma a uma.

Teste de processamento 3D (Benchmark)

Agora o prato principal, será que o iPod Touch 4G roda mesmo qualquer jogo na mesma velocidade do iPhone 4?

No primeiro teste rodei o 3D Benchmark, desenvolvido pelo usuário Luis Evaristo Rodriguez Campos. É uma aplicação um pouco antiga, mas que faz uso de gráficos tridimensionais e efeitos de névoa (fog).

Na primeira execução após iniciar o aparelho, ele marcou 59.87 FPS:

Uma boa velocidade em comparação com o iPad e iPhone 4, tomando como base relatos de usuários neste fórum.

O segundo teste foi com o aplicativo OpenGL Extensions Viewer da Realtech VR e os resultados comparados com o deste site. o iPod Touch 4G apresentou resultados idênticos:

iPod Touch 4G ______________________ iPhone 4

 

Como podemos ver, apesar de ter menos memória RAM, o iPod Touch 4G consegue rodar qualquer jogo para iPhone 4 e provavelmente até um pouco mais rápido, mesmo que a diferença seja imperceptível.

“Pegada” / empunhadura

Pegada o que é isso? Calma! Só quero comentar o quão bom é ter o iPod 4G nas mãos.

Não é bom! Para ouvir música, ver e fazer vídeos a pegada do iPod é muito boa, mas para jogar é horrível! Não gostei nem um pouco, o aparelho é muito liso, principalmente a parte traseira, curva e muito lisa. Este será um problema sério para quem tem mãos grandes.

Uma case de silicone ou acrílico é muito bem-vinda, imagine jogar em um metrô ou ônibus e acontecer um solavanco qualquer! Depois que adquiri a case de silicone, me senti mais seguro para jogar em qualquer lugar.

Bateria

É só impressão minha, ou o iPod Touch 4G ficou mais fraco no quesito bateria. Esquecer o Wi-Fi ligado fez a bateria do aparelho ir embora por volta de 4 horas de uso. Jogando com o Wi-Fi desligado, a bateria suportou entre 5 a 6 horas, bem próximo do prometido pela Apple.

Instalação de Jogos

Instalar e executar aplicativos é aquela facilidade de sempre, mas tenho uma reclamação: depois de instalados os aplicativos aumentam de tamanho. Alguns jogos da Gameloft por exemplo, quase dobram de tamanho. Ex: Modern Combat 2:

 

Isso pode ser um problema para quem vai levar muitos jogos no iPod, principalmente se a sua versão for a de 8GB.

Touch (Tela multi toque capacitiva) / Giroscópio / Acelerômetro

A tela capacitiva touch continua perfeita como sempre. Quem reclama é por que nunca jogou em uma. Precisa e rápida, responde sem erro a qualquer toque na tela. Quanto ao acelerômetro, nunca fui muito fã, exceto em alguns jogos. O que acontece é que a jogabilidade fica mais difícil e menos precisa com o acelerômetro do que com o touch, mas essa é uma opção pessoal.

O Giroscópio é uma opção para quem quer imersão. Porém em jogos de FPS, quase fico tonto, pois a tela balança bastante e depois de alguns minutos o desconforto de ficar virando de um lado para outro aparece.

Veredito

Vendido pelo mesmo preço que a versão anterior, o iPod Touch 4G é uma opção barata e funcional para quem já tem celular e quer curtir os jogos da App Store. A pegada não é das melhores, mas a qualidade audiovisual dos jogos compensa a investida.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News