Review: Sonic 4 – Episode I [iPhone / iPod Touch]

23 de outubro de 2010 . Atualizado 23/10/2010



sonic4highres Review: Sonic 4 - Episode I [iPhone / iPod Touch]
Tido para a SEGA como um “retorno as origens”, Sonic 4 foi motivo de muita badalação no meio gamer. Sendo o primeiro jogo que adquiri para o iPod, é hora de saber se ele fará mesmo jus ao título de Sonic 4.

Motivo de atraso no lançamento das outras plataformas, Sonic 4 para iPhone OS trás 4 zonas com 3 estágios cada e seus bônus stages (no estilo Sonic 1).

Sonic-4-iPhone-screen-3 Review: Sonic 4 - Episode I [iPhone / iPod Touch]
Os gráficos, efeitos sonoros e músicas são pura nostalgia, tudo nos moldes antigos. Sobre a parte gráfica, para efeito de informação, todos os inimigos e personagens são poligonais e o jogo roda numa velocidade bastante comfortável (30fps), não apresentando queda da taxa de quadros em nenhum momento.

O Design das fases e os inimigos também são muito nostálgicos, até as batalhas contra o Dr. Robotnik são no começo, idêntica a de outros jogos do ouriço.

Mas não dá pra ser nostalgista o tempo todo, pois do contrário era melhor ir jogar Sonic 1 ou 2. Minha primeira reclamação é com relação ao enredo, pois olhando o game apenas em relação ao enredo, Sonic 4 está mais com cara de sonic 1.5, Não há nenhuma dica do que está acontecendo, como em Sonic 2 e 3.

Outra reclamação que causou muito polêmica foi com relação a física do jogo. Para mim, o maior problema são os lançamentos oblíquos, eles se tornarão realmente um problema nos estágio de Casino Street Zone. A fonte do problema é a necessidade de se manter pressionado o botão para a direção onde Sonic está indo durante o salto, caso você solte o botão o ouriço cai como uma pedra.

Sonic-4-iPhone-screen-2 Review: Sonic 4 - Episode I [iPhone / iPod Touch]
Claro que estamos falando de um vídeo game onde tudo é possível, mas o efeito de se soltar o botão e ver o personagem cair como uma pedra, além de frustrante, ficou estranho, pois em jogos anteriores do Sonic tal fato não acontecia.

A dificuldade do jogo está na medida certa, nem tão fácil, nem tão difícil, um dos meus medos (tive muitos por ser sega boy de carteirinha) era que o jogo fosse ridiculamente fácil objetivando jogadores casuais. Mas estes vão se frustrar em algumas partes de Lost Labyrith Zone e Mad Gear Zone e principalmente para coletar todos as esmeraldas e virar super sonic.

Veredito:

Sonic 4 é um bom game, faz jus ao nome que escutamos muito na infância. O conjunto agrada, mas o jogo é um pouco caro para um game que virá em partes.

Nota: 8.0

Publicidade

O Gamer de Celular Original. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer. Também é retro colecionador.