Review Gamer: Nokia 5233

11 de outubro de 2010 . Atualizado 10/06/2013

nokia-5233 Review Gamer: Nokia 5233
Este aparelho é uma versão capada do 5530. Com recursos modestos e por incrível que pareça, sem 3G, é uma opção interessante para quem quer ver a plataforma Symbian S60v5 sem pagar muito caro.


O aparelho deste review foi comprado no Submarino por 399,00, um valor baixo em comparação ao N97 no seu lançamento que custava “apenas” dois mil reais a mais.

Direto as especificações:

  • Tamanho: 111 x 51.7 x 14.5 mm, 113 gramas
  • Tela: 360 x 640 pixels, 3.2 polegadas / TFT Resistiva, 16M colors
  • Sensores: proximidade, acelerômetro e reconhecimento de escrita
  • Processador: ARM 11 434 MHz processor
  • Memória RAM: 128mb
  • Sistema: Symbian OS v9.4, Series 60 rel. 5

Prós:

Mesmas memória e processador do “salgado” N97
Acelerômetro
Preço
Já vem com película

Contras:

Chave ridícula para desbloquear o touch (ainda bem que existe o app nunlock, gratuito na Ovi)
Sem Wifi e 3G
Ovi Brasileira continua uma droga
Jogos em HD da Gameloft não rodam neste aparelho (não oficialmente)

Como podemos ver o 5233 é um smart basicão, mas que pode rodar qualquer coisa que o N97 rodaria. Contudo depois que comprei o aparelho tive uma grande decepção: Não é possível ludibriar a Ovi Store para acessar e baixar jogos pagos (que aparecem apenas se você acessar de outro país). Para quem pensou em hackear o aparelho, saiba que essa é uma tarefa complicada e é preciso flashear (substituir o firmware) o aparelho. Não fui atrás disso.

A empunhadura do aparelho é bacana, o smart só vai aparentar ser fino para quem tem as mãos grandes, ele tem praticamente a mesma construção do 5800 e 5530. O acelerômetro é um fator muito bom, mas muito mal aproveitado pelos jogos Java. Teste a versão demo de Sky Reloaded (Symbian) e você verá um bom uso do acelerômetro.

Falando nos jogos, é notável o descaso das produtoras com os jogos touch em Java. Fora a Gameloft e Mr. Goodliving que produzem jogos muito bons em touch, as outras empresas fazem adaptações toscas das versões de 240×320; um exemplo é o jogo PES 2010 que fica ridículo na resolução do aparelho.

Existem jogos muitos bons em Symbian s60v5 para o Nokia 5233, como: Dance Fabulus, Global Racer e outros da Polarbit. Porém ainda não descobrir como baixá-los via Ovi Store.

O que vai salvar realmente o 5233 é o emulador para Game Boy Advance e esta será de longe a melhor experiência gaming que você terá com este aparelho. O emulador pode ser baixado neste site e necessitará ser assinado. Depois de assinado, é só instalar no aparelho, configurar os
botões e mandar bala.

51097348 Review Gamer: Nokia 5233

Embora o emulador não tenha áudio ainda, ele roda os jogos com fps de sobra, salvo os jogos 3D. Aqui cabe um pequeno parênteses: É engraçado notar como os jogos 3D do GBA se parecem com os jogos 3D em Java, fica percebível para qualquer pessoa como os jogos Java podem evoluir mais se as produtoras não se limitassem a produzir jogos com apenas 1mb. A Mr. Goodliving é um bom exemplo de empresa que faz jogos em Java com bem mais de 3mb.

Resumindo, o Nokia 5233 não é um bom aparelho para se jogar, perde inclusive para antecessores como N95 e seus “familiares”, com jogos melhores e experiência de jogo melhor. É notório como a plataforma S60v5, mais especificamente onde se situa N97, 5800, 5530, 5230, X6 e 5233, ficou em um terreno esquecido pelas grandes produtoras.

Publicidade

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Anonymous

    o nokia 5233 roda jogos n-gage (www.youtube.com/watch?v=jDZGZqOvP4M)

  • Dário Coutinh

    Vale lembrar que a N-Gage MORREU no ano passado e que a Nokia já extinguiu o suporte a mesma esse ano.

  • o gato feio

    Vcs não sabem oque esta falando.Este aparelho roda uma ifinidade de jogo “jar´´ eu tenho ums 250 jogos intalados nele e este emulador do gba é uma bosta trava mais doque vc joga. É um eselente aparelho com a melhor intenet que já vi….

  • Dário Coutinh

    o gato feioAcredito que a experiência com jogos Java ficou pior nesses s60v5's com tela resistiva em relação a geração anterior (os celulares com botões normais). A FALTA de sensibilidade de uma tela resistiva é muita grande e isso fica perceptível em jogos de corrida e jogos de luta. A única vantagem é nos jogos "point-and-click"O emulador do GBA pode ser ruim pq ele é bem pesado para o aparelho que "quase não se aguenta" em rodar ele.Já testou algum aparelho com Android, Symbian^3, iPhone, Windows Phone 7? Aposto que seu ponto de vista será bem diferente, tanto com relação aos jogos como com relação a internet.

  • thiago silva

    o nokia 5233 e muito bom eu tenho 315 jogos e olha que tem jogos muito bom ele pode ser basicão, mais pra mim ele eo melhor celular que eu ja tive. Eu já tive um siemes com tela laranja.já tive um motorola quando surgiu o celular com tela colorida, e meu utimo celular foi um nokia 5310 express music, agora com meu nokia 5233 pega muito jogo irado como por exemplo diz ai que não roda jogo em HD da gameloft né, mais o meu roda eu ja baixei o principe da persia em HD e tambem o asphalt 4 em HD e é muito firme então o que me diz?

  • Dário Coutinh

    Você jogou no celular no período de 2005 a 2009? Os jogos touch java hoje em dia parecem tristes comparados aos daquela época. Heroes Lore, Stranded 2, God of war, Metal Gear Ac1d, Virtua Fighter, Street Fighter, Transformers G1, Ancient Empires, Galaxy on Fire e por aí vai. Foi uma época muito boa.O problema dos jogos java touch atuais são dois: falta de vontade dos desenvolvedores (afinal tem iPhone e Android no mercado) e as telas resistivas que são horríveis para se jogar (pode ser bom para navegar na web e etc, mas para jogar não responde muito bem). Por estes dois motivos, os jogos touch hoje em dia não são fracos comparados aos de antigamente. Salva-se um o outro jogo puzzle.No quesito jogos HD, posso relembrar a N-Gage 2. Games como Reset Generation definitivamente fazem falta.

  • Dário Coutinh

    @thiago silvaSobre os jogos em HD da Gameloft, eles não rodam oficialmente. A versão que você deve ter baixado por aí é para Samsung Omnia HD. Repare no lag, acha que alguma empresa lançaria jogo com um lag tão grande.De toda forma obrigado, irei adicionar a palavra "oficialmente" no post.

  • Dário Coutinh

    Compare:Asphalt 4 rodando em um 5800 (não oficialmente, claro): <a href="http://www.youtube.com/watch?v=wUXoNiXq504http://www.youtube.com/watch?v=wUXoNiXq504<br />Asphalt 4 rodando no Omnia HD: http://www.youtube.com/watch?v=fwM-d2qoKRQ&fe

  • Anonymous

    alguem pode me dizer onde eu baixo alguma jogo em HD que rode no nokia 5233? AJUDEM….

  • Dário

    Por HD você deve estar se referindo ao jogos da Gameloft.Não existem jogos em HD feitos para o 5233.