Review Gamer: Nokia 5233

Este aparelho é uma versão capada do 5530. Com recursos modestos e por incrível que pareça, sem 3G, é uma opção interessante para quem quer ver a plataforma Symbian S60v5 sem pagar muito caro.

O aparelho deste review foi comprado no Submarino por 399,00, um valor baixo em comparação ao N97 no seu lançamento que custava “apenas” dois mil reais a mais.

Direto as especificações:

Publicidade
  • Tamanho: 111 x 51.7 x 14.5 mm, 113 gramas
  • Tela: 360 x 640 pixels, 3.2 polegadas / TFT Resistiva, 16M colors
  • Sensores: proximidade, acelerômetro e reconhecimento de escrita
  • Processador: ARM 11 434 MHz processor
  • Memória RAM: 128mb
  • Sistema: Symbian OS v9.4, Series 60 rel. 5

Prós:

Mesmas memória e processador do “salgado” N97
Acelerômetro
Preço
Já vem com película

Contras:

Chave ridícula para desbloquear o touch (ainda bem que existe o app nunlock, gratuito na Ovi)
Sem Wifi e 3G
Ovi Brasileira continua uma droga
Jogos em HD da Gameloft não rodam neste aparelho (não oficialmente)

Como podemos ver o 5233 é um smart basicão, mas que pode rodar qualquer coisa que o N97 rodaria. Contudo depois que comprei o aparelho tive uma grande decepção: Não é possível ludibriar a Ovi Store para acessar e baixar jogos pagos (que aparecem apenas se você acessar de outro país). Para quem pensou em hackear o aparelho, saiba que essa é uma tarefa complicada e é preciso flashear (substituir o firmware) o aparelho. Não fui atrás disso.

A empunhadura do aparelho é bacana, o smart só vai aparentar ser fino para quem tem as mãos grandes, ele tem praticamente a mesma construção do 5800 e 5530. O acelerômetro é um fator muito bom, mas muito mal aproveitado pelos jogos Java. Teste a versão demo de Sky Reloaded (Symbian) e você verá um bom uso do acelerômetro.

Falando nos jogos, é notável o descaso das produtoras com os jogos touch em Java. Fora a Gameloft e Mr. Goodliving que produzem jogos muito bons em touch, as outras empresas fazem adaptações toscas das versões de 240×320; um exemplo é o jogo PES 2010 que fica ridículo na resolução do aparelho.

Existem jogos muitos bons em Symbian s60v5 para o Nokia 5233, como: Dance Fabulus, Global Racer e outros da Polarbit. Porém ainda não descobrir como baixá-los via Ovi Store.

O que vai salvar realmente o 5233 é o emulador para Game Boy Advance e esta será de longe a melhor experiência gaming que você terá com este aparelho. O emulador pode ser baixado neste site e necessitará ser assinado. Depois de assinado, é só instalar no aparelho, configurar os
botões e mandar bala.

Embora o emulador não tenha áudio ainda, ele roda os jogos com fps de sobra, salvo os jogos 3D. Aqui cabe um pequeno parênteses: É engraçado notar como os jogos 3D do GBA se parecem com os jogos 3D em Java, fica percebível para qualquer pessoa como os jogos Java podem evoluir mais se as produtoras não se limitassem a produzir jogos com apenas 1mb. A Mr. Goodliving é um bom exemplo de empresa que faz jogos em Java com bem mais de 3mb.

Resumindo, o Nokia 5233 não é um bom aparelho para se jogar, perde inclusive para antecessores como N95 e seus “familiares”, com jogos melhores e experiência de jogo melhor. É notório como a plataforma S60v5, mais especificamente onde se situa N97, 5800, 5530, 5230, X6 e 5233, ficou em um terreno esquecido pelas grandes produtoras.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News