Nintendo 3DS pode ter desempenho similar a PSP e iPhone 3GS

22 de junho de 2010 . Atualizado 22/06/2010

A Digital Media Professional, fabricante japonesa de tecnologia, anunciou que será a fornecedora do núcleo gráfico do Nintendo 3DS, portátil que sucede o DS e que pode mostrar imagens 3D estereoscópicas sem precisar usar óculos especiais.

O nome da tecnologia é PICA200, que a fabricante afirma ter alta capacidade de gerar gráficos com pouco gasto de energia.

Para o blog Digital Foundry, trata-se de uma tecnologia já ultrapassada em certos aspectos, já que tem mais de cinco anos de vida. Mas é algo que condiz com a filosofia da Nintendo: a de ver novos usos em tecnologias antigas. Foi assim com o Nintendo DS e o Wii.

Assim, o 3DS sai com um dispositivo gráfico mais antiquado que o iPhone 3GS, modelo do celular da Apple que já está sendo passado para trás (iPhone 4 sai nesta quinta-feira, 24 de junho nos Estados Unidos).

A especificação usada será o OpenGL ES 1.1 (a mais recente implementação é a 2.1), que não permite efeitos (chamado no jargão de “shaders”) programáveis, mas a DMP acrescentou novas funcionalidades como a criação de objetos gasosos, sombras “suaves”, iluminação por pixels, texturas procedurais e mapa de refração.

Desempenho

A DMP afirma que o PICA200 consegue gerar 15,3 milhões de polígonos por segundo (assumindo um clock de 200 MHz), metade do que consegue o PSP (33 milhões) e o iPhone 3GS (28 milhões). Mas o site Hardcoreware assume que o processador pode rodar em até 400 MHz, o que dobraria o valor para 30,6 milhões.

Já a velocidade de preenchimento de pontos do 3DS é bem alta comparando com os rivais. São 800 milhões de pixels por segundo a 200 MHz, contra 664 milhões do PSP e 500 milhões do iPhone 3GS. Mas vale lembrar que o 3DS tem quatro vezes mais elementos de tela para preencher que um Nintendo DS.

Naturalmente, o potencial do aparelho não é definido apenas pelo chip gráfico. O processador central ainda é um mistério, mas especula-se que seja usado um modelo mais novo da família ARM9, para manter compatibilidade com o atual DS.

O Nintendo 3DS foi revelado nesta E3. O preço não foi anunciado, nem uma data precisa, mas está previsto para ser lançado até março de 2011. Analistas especulam valor entre US$ 250 e US$ 300 para o aparelho. A principal característica do 3DS é a tela superior, em formato wide e capaz de mostrar imagens em 3D (cuja intensidade é ajustável e o efeito pode até mesmo ser desligado). A tampa exterior traz duas câmeras, que podem tirar fotos em 3D, e um direcional analógico foi acrescentado.

GPUDMP PICA200 a 400 MHzHardware próprio da NintendoHardware próprio da SonypowerVR SGX535
Resolução da telaTela superior: 400×240 (efetivamente 800×240) Tela inferior: 320×240 Total: 1120×240 268.800 pixels256×192 (cada tela) 512×192 efetivamente 98.304 pixels480×272 130.560 pixels480×320 153.600 pixels
Vertex Performance (triângulos por segundo)30,6 milhões120 mil33 milhões29 milhões
Fillrate (pixels por segundo)1,6 bilhão30 milhões664 milhões500 milhões
Recurso3DSDSPSPiPhone 3GS

* Fonte: Hardcoreware.com e uoljogos

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Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.