Jogos para celular com gráficos a 1080p?

Sim, isso pode se tornar realidade com o novo processador da fabricante de dispositivos portáteis Marvell que anunciou nesta quinta o chip ARMADA 618, um novo processador designado para os smartphones high-end. O novo chip possui codificador e decodificador, tanto para a captura quanto para a reprodução de vídeos 1080p a 30 FPS, fornecendo ainda execução de gráficos 3D. O novo ARMADA roda a 1 GHz e possui 256KB de cache L2, e a Marvell afirma que sua invenção possui a memória LP-DDR mais rápida da indústria, fazendo com que os tempos de acesso sejam pequenos.

O ARMADA 618 é baseado na arquitetura ARM7, e possui tamanho físico de somente 12 milímetros quadrados. Pode ser usado tanto com RAM LP-DDR1 ou LP-DDR2, até 533 MHz, enquanto o controlador de vídeo é capaz de suportar até quatro monitores ao mesmo tempo, com resolução de até 2K x 2K pixels. O motor gráfico suporta DirectX, OpenGL ES 2.0 e OpenVG 1.1.

O chip é compatível oficialmente com os sistemas Linux, Android e Windows Mobile, sendo ainda otimizado para o Adobe Flash. Os processadores da linha ARMADA 600 poderão ser usados em diversos portáteis, como smartphones, e-books e tablets. A Marvell exibirá o ARMADA 618 durante a Mobile World Congress, na próxima semana.

img

Publicidade

img2

Página oficial da série ARMADA 600:
http://www.marvell.com/products/processors/armada/armada_600/

Cartilha oficial do ARMADA 618 (PDF):
http://www.marvell.com/products/processors/armada/armada_60…

Fonte:
http://www.electronista.com/articles/10/02/11/marvell.intros.first.arm…

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News