Primeiros detalhes do Samsung Bada; aparelhos 3G e multitouch a caminho

10 de dezembro de 2009

samsung_bada Primeiros detalhes do Samsung Bada; aparelhos 3G e multitouch a caminho
Conteúdo originalmente publicado pelo Gizmodo

Adeus, sistema velho, feliz sistema novo. A Samsung está abandonando o Symbian em favor da sua nova plataforma, Bada, que foi anunciada no mês passado com alguns detalhes extremamente vagos. Mas nós já descobrimos mais algumas coisas.

Beleza, Bada significa “oceano” em coreano, mas e os telefones? Pra começar, cada aparelho será equipado com 3G, Wi-Fi, GPS, multitouch e telas WVGA. O SDK do Bada será lançado em breve, permitindo que desenvolvedores e operadoras desenvolvam e personalizem seus serviços para ele. O Bada substituirá o Symbian, que é tradicionalmente usado nos aparelhos de baixo e médio porte da empresa.

A interface TouchWiz, que já vimos em aparelhos como o Omnia e o Behold, será adaptada para o Bada, e oferecerá o seguinte:

“(?) controle de flash, controle de web, sensibilidade a movimento, controle de vibrações com ajustes finos e detecção de rostos. Também suporta aplicações sensíveis a contexto e baseadas em sensores. Ao usar vários sensores como acelerômetros, inclinação, clima, proximidade e sensores de atividade, os desenvolvedores para facilmente construir aplicativos sensíveis a contextos.”

A Samsung espera ver um bom fluxo de aplicações graças ao prêmio de U$2.7 milhões que ela está oferecendo, e empresas como EA e Gameloft já se comprometeram a fazer jogos para o Bada.

Veremos os primeiros aparelhos com o novo sistema na primeira metade de 2010, primeiro na Ásia e Europa, depois nos EUA e outras regiões.

É um prospecto tentador, mas ainda estamos esperando uma oportunidade de ver e sentir o Bada por nós mesmos. Com a promessa da Samsung em construir uma experiência totalmente open source para os usuários e desenvolvedores, o Bada pode fazer bem mais pela criatividade do que o Symbian fez. O SDK aparentemente dará acesso total às funções de lista de contatos, mensagens e telefone, algo que pode trazer a estes aparelhos de “baixo e médio porte” algumas funções que nem os usuários de Android e iPhone têm atualmente. [Samsung Bada]
Interação

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.