Primeiros detalhes do Samsung Bada; aparelhos 3G e multitouch a caminho

Adeus, sistema velho, feliz sistema novo. A Samsung está abandonando o Symbian em favor da sua nova plataforma, Bada, que foi anunciada no mês passado com alguns detalhes extremamente vagos. Mas nós já descobrimos mais algumas coisas.

samsung-bada-asphalt Primeiros detalhes do Samsung Bada; aparelhos 3G e multitouch a caminho

Beleza, Bada significa “oceano” em coreano, mas e os telefones? Pra começar, cada aparelho será equipado com 3G, Wi-Fi, GPS, multitouch e telas WVGA. O SDK do Bada será lançado em breve, permitindo que desenvolvedores e operadoras desenvolvam e personalizem seus serviços para ele. O Bada substituirá o Symbian, que é tradicionalmente usado nos aparelhos de baixo e médio porte da empresa.

A interface TouchWiz, que já vimos em aparelhos como o Omnia e o Behold, será adaptada para o Bada, e oferecerá o seguinte:

“(?) controle de flash, controle de web, sensibilidade a movimento, controle de vibrações com ajustes finos e detecção de rostos. Também suporta aplicações sensíveis a contexto e baseadas em sensores. Ao usar vários sensores como acelerômetros, inclinação, clima, proximidade e sensores de atividade, os desenvolvedores para facilmente construir aplicativos sensíveis a contextos.”

A Samsung espera ver um bom fluxo de aplicações graças ao prêmio de U$2.7 milhões que ela está oferecendo, e empresas como EA e Gameloft já se comprometeram a fazer jogos para o Bada.

Veremos os primeiros aparelhos com o novo sistema na primeira metade de 2010, primeiro na Ásia e Europa, depois nos EUA e outras regiões.

É um prospecto tentador, mas ainda estamos esperando uma oportunidade de ver e sentir o Bada por nós mesmos. Com a promessa da Samsung em construir uma experiência totalmente open source para os usuários e desenvolvedores, o Bada pode fazer bem mais pela criatividade do que o Symbian fez. O SDK aparentemente dará acesso total às funções de lista de contatos, mensagens e telefone, algo que pode trazer a estes aparelhos de “baixo e médio porte” algumas funções que nem os usuários de Android e iPhone têm atualmente. [Samsung Bada]

Conteúdo originalmente publicado pelo Gizmodo

[ ATUALIZADO EM 4 de novembro de 2021 ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.