Entendendo o porquê da Apple "ownar" a Nokia – Parte 2

Desta vez vou apenas transcrever um artigo do site meiobit publicado na semana de lançamento da OVI Store, claro que a Ovi não é a N-gage, mas desde o princípio as duas deveriam estar integradas, bem esse foi mais uma “fail” da Nokia.

Nokia lança a Epic Fail Store

Anteontem a Nokia lançou mundialmente, com pompa e circunstância, sua OVI Store, a loja online onde serão concentradas as vendas de aplicativos para os telefones da empresa, independente de operadoras. Sim, é uma versão Nokia da App Store da Apple, como todo mundo está fazendo. E daí?

A loja permite filtrar o conteúdo de acordo com seu telefone. Há jogos, aplicativos, recursos para desenvolvedores e a funcionalidade é inovadora: O conteúdo é enviado diretamente para seu celular, via rede de dados da Operadora.

Publicidade

Há uma versão web e uma versão Mobile, que roda localmente no seu aparelho Symbian.

Perfeito, certo? Digamos assim, vamos resumir com uma imagem a experiência de ontem e anteontem com a Nokia Store:

O acesso estava lento, caindo direto. Quando consegui entrar, a quantidade de aplicativos disponíveis era pífia. Parecia a HURD Store, não uma loja de softwares para um sistema operacional que existe desde 1998.

Praticamente nenhuma das aplicações consagradas da plataforma está lá. Uma busca por “games” retorna 5 (CINCO!!!!) resultados. GAMES dentro da categoria GAMES retorna TRÊS resultados.

Não há link para download direto na versão web. Você é obrigado a usar a conexão de dados, sendo que ao enviar o aplicativo para seu telefone, o que recebe é um SMS com um LINK. Abrindo, caímos no navegador, e temos que basicamente repetir o processo de compra. Login incluído.

Isso, claro, se o login via celular funcionasse. Ficou assim a maior parte do dia. Ao final da tarde, o acesso começou a funcionar. Beleza, vamos baixar o programa, correto?

Os itens listados no site não apareciam disponíveis. Isso era aleatório.

Vamos testar então a versão nativa da loja. Clicar e baixar. Programa Symbian, é minúsculo, afinal o Skyfire, o navegador cheio de sacanagem que o Nick resenhou, pra Symbian tem 800Kb. Quando teria uma lojinha?

3 MEGABYTES. No pré-pago da Vivo, isso custaria R$6,00.

Bem, deve ser quase uma Apple Store, com paredes de vidro, produtos 3G girando, etc, afinal 3MB em celular é coisa pra caramba, certo?

Isso mesmo. A loja nativa é indistinguível da loja online, e não tem qualquer economia de tráfego de dados. É quase como se empacotassem o navegador web. A única diferença é que a instalação de aplicativos acontece dentro da aplicação da loja. E sim, o login demorou várias e várias tentativas.

Está explicado a manchete do Washington Post: “Lançamento da Nokia OVi Store é um completo desastre”.

A impressão que tenho é que a Nokia acreditou na história do “se construir, eles virão”, “eles” no caso são os aplicativos de qualidade, em quantidade. Só que para conseguir isso a Apple soltou um SDK de 1a Linha, com uma IDE igualmente boa, o XCode, ambos gratuitos. Também investiram 300 milhões de dólares em startups e fecharam acordos com um monte de softhouses Top.

A Nokia montou um fórum, que virou basicamente um muro de lamentações.

Algumas vezes é preciso escutar o Monkey Boy. Ele é louco mas está absolutamente certo

Sem uma comunidade ativa de desenvolvedores, não dá. O Symbian tem um bom número de profissionais, mas estão espalhados, não há um senso de unidade como Windows Mobile ou iPhone. A virtual ausência de integração da Nokia com esses desenvolvedores resultou em uma loja online de aplicações sem aplicações.

Vamos tentar uma busca por “news”, envolvendo aplicações pagas e gratuitas:

18 aplicações. Mesmo fingindo que não vi o QIK aparecer duas vezes, e que ele é um programa para você FAZER streaming, são 18 míseras aplicações. Well; assumindo que o Symbian saiu com 10 anos de vantagem, eu esperava que uma quantidade maior de aplicações aparecesse na tal loja. Bolas, a Apple tem 35.000 programas disponíveis e sua App Store só foi lançada em 2008.

fonte: http://www.meiobit.com/mobile/opiniao/nokia-lanca-a-epic-fail-store

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News