Entendendo o porquê da Apple "ownar" a Nokia – Parte 1

6 de agosto de 2009

simsiphone3gs1 Entendendo o porquê da Apple "ownar" a Nokia - Parte 1

Jogo The Sims 3 para iPhone: muito superior a versão da N-gage
que é apenas um port da versão Java
Parte 1 – Gráficos
De acordo com informações publicadas na documentação da nova versão do iPhone 3.0 SDK Gold Master, o processador gráfico do iPhone é da família PowerVR SGX, geração superior aos processadores utilizados nas versões anteriores (2G), o PowerVR MBX.

O novo processador gráfico suporta tanto o padrão OpenGL ES 1.1 quanto o OpenGL ES 2.0, podendo rodar normalmente os aplicativos criados para as versões anteriores, mas com desempenho diferenciado.

Além de recursos gráficos aprimorados através de Shaders, a nova geração deve apresentar um desempenho muito maior. É provável que a versão utilizada seja a SGX530, que apresenta performance de 14 milhões de polígonos por segundo (comparável à placa gráfica NVIDIA Riva TNT2 para pcs), contraste com o anterior de apenas 3 milhões de polígonos por segundo. Para efeitos de comparação, a performance do PSP da Sony é de 33 milhões de polígonos por segundo.

Desempenho em relação ao iPhone 3G, Segundo testes de OpenGL:
  • desempenho da CPU é de 40% a 70% mais rápido;
  • O fillrate é de três a quatro vezes maior;
  • Efeitos de textura e filtros são cerca de dez vezes mais rápidos.

Tenha em mente ainda que o teste foi com OpenGL 1.x, e o iPhone 3GS pode rodar OpenGL 2.x. Quando jogos começarem a ser otimizados ou desenvolvidos para o OpenGL 2.x, eles não rodarão nos modelos velhos – ou rodarão com gráficos piores.

Continua…

fontes:
macnews.com.br
gizmodo.com.br

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.