Comparativo N.O.V.A Legacy vs N.O.V.A original

N.O.V.A Legacy chegou ao Android. O aguardado game de tiro em primeira pessoa é uma remasterização do primeiro N.O.V.A, lançado originalmente para iOS em 2009. Contudo, o game não é exatamente um remaster em HD (pois já houve um). Conheça as diferenças entre as duas versões.

Leia também:

– Gráficos

A primeira questão a se analisar neste comparativo entre o N.O.V.A antigo vs o N.O.V.A “novo” são os gráficos. Em relação ao jogo original, N.O.V.A Legacy ganhou novas texturas e uma repaginação no design de personagens e armaduras. A armadura usada por Kal Wardin e outros marines, lembra muito a usada no game mais recente, N.O.V.A 3.

Publicidade

Preparamos um vídeo comparativo. Vale lembrar que o vídeo abaixo é da primeira versão para iPhone 3GS que possuía a resolução de 320 x 480 pixels.

O vídeo acima está um pouco borrado na versão original, devido a qualidade da captura.

N.O.V.A Legacy lembra muito o primeiro game, principalmente a versão em HD que foi lançada para iPad e Android em 2010. N.O.V.A ganhou upgrades muito bem vindos na nova versão Legacy, além de suporte a resoluções bastante altas como 2K.

– 20 MB ou 200 MB?

Ao baixar N.O.V.A Legacy, você deve achar que 23 MB de download é algo incrível para um jogo dessa dimensão. Mas não é bem assim. Depois de instalado no Android, o game “se descompacta” e aí temos a surpresa. N.O.V.A Legacy pesa mais que a sua versão de 2010.

Sim, depois de instalado, N.O.V.A Legacy ocupa de 200 MB a 250 MB. Isso é quase a mesma quantidade de espaço da versão em HD que pesa 198 MB a 230 MB.

– Fases

Além dos gráficos, uma das grandes diferenças entre o game de 2009 e sua versão de 2017 são as fases. Em N.O.V.A Legacy, as fases estão muito picotadas. Na primeira versão, cada cenário durava em torno de 10 minutos para ser concluído. Na nova versão, vários estágios foram divididos em sessões menores.

N.O.V.A já teve uma remasterização em 2010 que trouxe gráficos em HD. Jogo inclusive lançado no Android.

Alguns efeitos de transição como elevadores são mais curtos. O jogo também perdeu seus minipuzzles, que apareciam nas caixas de loot e exigiam que o jogador resolvesse um quebra-cabeça antes de pegar os itens.

– Jogabilidade e Armas

Existem diferenças entre a jogabilidade do N.O.V.A original e a versão Legacy. A começar pelo botão de pulso. Esse pulso era uma onda de energia que o personagem Kal Wardin podia disparar com sua mão esquerda. Era o equivalente ao combate corpo-a-corpo e servia para jogar o adversário longe.

N.O.VA HD rodando em um Motorola Milestone

O pulso sumiu na nova versão, mas essa não foi a única mudança negativa. Por causa do modelo de distribuição, as armas do jogo são fraquíssimas. É preciso descarregar um pente inteiro para matar um inimigo. No multiplayer, a coisa fica pior, pois com a possibilidade de recuperar energia, muitos dos seus disparos com a arma inicial serão inúteis.

– Modelo de distribuição

E por fim chegamos na parte mais fatídica que diferencia N.O.V.A/ N.O.V.A HD de N.O.V.A Legacy, que é o modelo de distribuição. No caso, o famigerado modelo FREEMIUM.

O novo N.O.V.A ganhou contador de energia, moedas virtuais, sistema de pacotes/caixas, montagem de armas e etc. Tudo de pior que podia acontecer, aconteceu.

Esse modelo de distribuição adotado pela Gameloft é o mesmo de Modern Combat 5. É muito agressivo. As armas iniciais são ridiculamente fracas no multiplayer e é preciso paciência (ou grana) para conseguir as melhores armas do jogo. Armas estas que não havia necessidade de ter na versão original.

Gostou do comparativo? Tem interesse em mais matérias como essa? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News