Rumor: Nintendo Switch é mais fraco que o Nvidia Shield TV

 

Vazou, aparentemente, os clocks de CPU e GPU do Nintendo Switch. As novas informações colocam o console muito mais próximo de defini-lo como um portátil do que como um console de mesa que irá concorrer com PS4 e Xbox One.

De acordo com o rumor, o processador do Nintendo Switch é uma variante do Nvidia Tegra X1. Porém, mais fraco do que o que equipa o Nvidia Shield TV, um dos melhores consoles com Android.

Publicidade

O assunto está tão nebuloso que está levando os fóruns da internet à loucura. Pois muita gente pensava que o novo console da Nintendo teria o tão aguardado Tegra X2. Confira uma tabela com as especificações que vazaram.

Modos ↓ Freqüência de operação da CPU Freqüências de operação da GPU Velocidades disponíveis no barramento do controlador de memória
Switch portátil 1,02 GHz 307,2 MHz 1331 ou 1.600 MHz
Quando no dock… 1,02 GHz 307,2 MHz ou 768 MHz 1331 ou 1.600 MHz

Segundo o rumor, o console funciona em estados diferentes. No modo portátil, o clock da GPU cai para menos da metade.

O Nvidia Shield TV e seu Tegra X1, possuem CPU com 2 GHZ e GPU com 1 GHZ, ele produz 1 Teraflop. Segundo o rumor, o Switch ficaria com algo em torno de 0.7 Teraflops ou 768 Gflops, isso quando plugado na dock. Em modo portátil ele ficaria com 307,2 Gflops.

Mas não vamos cair no erro aqui de especular gigaflops em cima de um rumor. Mesmo que ele seja menos potente que o Nvidia Shield TV, a utilização da Vulkan em conjunto com resoluções baixas, poderiam resultar em games impressionantes para um portátil. Segundo o rumor, o Nintendo Switch opera na realidade a 540p e usa upscaling para gerar imagens a 720p.

Mesmo se esses detalhes se confirmarem, isso apenas reafirma uma postura que a Nintendo já vem adotando há muito tempo: a de não competir diretamente com Sony e Microsoft.

Ao que parece, os planos da Nintendo são mesmo de fazer o Switch parecer e ser um console adicional, e que vai operar em mercados onde Sony e Microsoft não tem mais força (portátil). Assim sendo, basta ter bons jogos para o Nintendo Swtich ser um sucesso.

Fonte do rumor: Eurogamer

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News