Como Emular Jogos de Celular Java/J2ME (.Jar) no Android

tutorial-jogos-java-android-ppsspp-j2me-jogos-de-celular-antigos

Aprenda como emular games em Java (J2ME) em celulares e tablets com Android. Nos dispositivos mais recentes do sistema, não há bons emuladores Java, mas com a dica a seguir, você vai conseguir rodar a grande maioria dos jogos de forma muito simples. Relembre clássicos do passado com essa dica.

Leia também:

– Introdução

Um dos grandes problemas de quem busca emular jogos Java em celulares Android é a falta de emuladores compatíveis com grandes telas. Jbed, J2ME App Runner e outros não tem versões compatíveis com smartphones com telas de resolução superior a 800×480 pixels. O site do J2ME App Runner, sequer funcionar mais.

Publicidade

E então, qual a solução? No momento, a maneira mais prática e simples, é através do emulador do PSP, o PPSSPP. Isso mesmo, vamos fazer uma emulação, dentro da emulação do PSP.

Por motivos óbvios não podemos passar o link de jogos piratas. Mas para quem não sabe. Existem sim, sites que fornecem jogos em Java de forma legal. 

Link para baixar os jogos: Opera Store App Java

– Emulação de Java (J2ME) através do emulador do PSP

Passo 1. O primeiro passo é ter instalado no celular o emulador PPSSPP, tanto faz ter a versão normal ou Gold. Baixe ele direto da Google Play aqui.

tutorial-emulador-jogos-java-android-1

Passo 2. Acesso o site do projeto PSPKVM, e baixe o arquivo pspkvm-bin-0.5.5-fr-cfw-allinone. O PSPKVM é uma máquina virtual JavaME pronta para emulação no PSP. Para baixar, basta clicar no botão verde e esperar o download começar. Link de Download Aqui.

tutorial-emulador-jogos-java-android-2

Passo 3. Descompacte o arquivo zip dentro da memória interna. Não coloque no cartão MicroSD, pois haverá vários erros de permissão durante a emulação.

tutorial-emulador-jogos-java-android-5

Passo 4. Baixe alguns jogos .jar e coloque eles dentro da pasta pspkvm, ou seja, na pasta que você descompactou a partir do arquivo zip. Mais precisamente coloque os arquivos .Jar dos jogos Java em /pspkvm/appdb/storage.

tutorial-emulador-jogos-java-android-3

Passo 4. Abra o emulador PPSSPP e localize onde está a pasta pspkvm. Ao encontrar o local, irá aparecer o ícone do PSPKVM como se fosse um jogo do PSP.

tutorial-emulador-jogos-java-android-4

Passo 5. A abrir o PSPKVM, um menu será apresentado na tela. Escolha a opção “System midlets”. Dentro do PPSSPP, você interage apenas pelos botões virtuais presentes na tela. Aperte bola ou start para continuar.

tutorial-emulador-jogos-java-android-6

Passo 6. Selecione “Find Aplications” e aperte bola.

tutorial-emulador-jogos-java-android-7

Passo 7. Selecione “Install from memory stick (ms0:/).

tutorial-emulador-jogos-java-android-9

Passo 8. Na tela abaixo, mantenha o indicador nos dois pontos (..) no topo da tela. Aperte bola para continuar.

tutorial-emulador-jogos-java-android-8

Passo 9. Toque para baixo e toque na bola para selecionar “appdb”.

tutorial-emulador-jogos-java-android-10

Passo 10. Toque para baixo e escolha a pasta “storage”. Toque em bola para selecioná-la.

tutorial-emulador-jogos-java-android-11

Passo 11. Escolha o jogo para “instalar” no PSPKVM. Conclua o processo tocando em bola.

tutorial-emulador-jogos-java-android-12

Passo 12. O jogo irá iniciar. Uma vez “instalado” na máquina virtual do PSPKVM, o jogo ficará disponível em um atalho, logo ao iniciar o PSPKVM. Para jogar, utilize os comandos na tela do PPSSPP.

tutorial-emulador-jogos-java-android-13

Curta games em java no seu celular Android.

tutorial-emulador-jogos-java-android-14

Dúvidas e sugestões, deixe um comentário.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News