iPhone 7: as novidades gamers que apareceram na keynote (vídeo)

7 de setembro de 2016

iphone-7-news-gaming iPhone 7: as novidades gamers que apareceram na keynote (vídeo)

Confira todas as novidades “gamers” que surgiram durante o evento do novo iPhone 7. Um pequeno resumo que mistura texto e vídeo (trailer e gameplay) para você se “interar” sobre as novidades.

Eventos da Apple sempre guarda algumas surpresas, mesmo para quem não gosta da empresa. Um belo exemplo são games como Vainglory e Infinity Blade. Jogos que debutaram nos smartphones da Apple, e hoje podem ser jogados no Android. Confira os destaques gamers da Keynote.

– Super Mario Run

Super Mario Run foi apresentado ao vivo e em gameplay pela própria Nintendo. Quem mostrou a novidade foi ninguém menos Shigeru Miaymoto. Jogo chega ainda este ano e está confirmando para Android e iOS. O game do Mario chegará antes na plataforma da maçã.

– App de Pokémon GO para Apple Watch

Uma novidade muito interessante para quem joga Pokémon GO. O jogo vai ganhar um aplicativo exclusivo para o smart watch da Apple, o Apple Watch. Pelo app será possível interagir com PokéStops, chocar ovos, e ver quais pokémon estão próximos. Além, é claro, de receber notificações sobre o jogo. Muito melhor do que ficar com a tela ligada o tempo todo.

– Novo processador e GPU

Não há muitas informações sobre o novo SoC Apple A10 Fusion. Mas o que vazou até agora, é que ele será Quad-Core ao contrário do Dual-Core do A9 para iPhone 6S. Antes de alguém criticar pela CPU ser simplesmente Dual ou Quad, vale lembrar que o segredo dos iPhones está na GPU.

https://www.youtube.com/watch?v=L7HTOaQDyNI

No vídeo, Philip W. Schiller, vice-presidente sênior da Apple, destaca o trabalho da equipe de hardware em sempre projetar e trazer o melhor em termos de performance. Em sua fala, ele diz que o iPhone é o celular mais rápido do mundo. Algo duvidoso, mas verdade em alguns aspectos. Afinal, entra ano e sai ano, e o iPhone, mesmo com hardware aparentemente inferior, consegue desempenho equiparável aos devices mais potentes com Android.

A nova GPU é, segundo Phill, 50% mais rápida que do iPhone 6S e 3X mais rápida que a do iPhone 6. Sempre tendo a economia em mente, ele ainda completou que a nova GPU utiliza 2/3 (dois terços) do poder do A9 e 1/2 (metade) do poder do GPU do A8.

A cartada da vez é o A10 Fusion. Um SoC Quad Core com foco tanto em performance, como em economizar bateria. São dois processadores focados em performance que serão utilizado em atividades pesadas (games, é claro). Eles são 40x mais rápidos que o chip do ano passado e duas vezes mais rápidos que o A8 do iPhone 6.

A novidades fica por conta dos dois outros chips. Eles tem foco no consumo energético. Com apenas 1/5 (um quinto) do poder dos irmãos maiores, esses dois chips vão cuidar de tarefas simples como checagem de notificações, e-mails, etc.

É uma estratégia que praticamente todas as fabricantes de chips adotaram e que ficou popular graças a Samsung no lançamento do Galaxy S4.

Essa parte se encerrou com Phill chamando o pessoal da This Game Studio para apresentar o seu game OZ: Broken Kingdom.

– Jogo mostrado no evento OZ: Broken Kingdom

Durante a apresentação do iPhone 7, a produtora This Game Studio teve a chance de demonstrar o seu novo game. Na realidade, é um jogo que já está em soft launch no Android e iOS. O diferencial da apresentação seria os novos recursos visuais que o jogo iria demonstrar. O novo chip A10 realmente transformou o jogo, que ganhou muito mais efeitos ao ser executado no novo device.

– Sem entrada de fone tradicional, mas com dois speakers

O iPhone 7 perdeu a tradicional entrada de fone de ouvido (3.5 mm), mas ganhou um recurso muito legal que os gamers vão adorar: dois speakers estéreos, ficam posicionados na base e na parte superior do aparelho.

iphone-7-speakers iPhone 7: as novidades gamers que apareceram na keynote (vídeo)

A qualidade do áudio durante a jogatina vai aumentar bastante com esse novo recurso, o que reforça a preocupação da Apple em apresentar o aparelho como uma plataforma de jogos.

E foram essas as novidades interessantes para quem gosta de games, faltou alguma coisa? Deixe um comentário.

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Celso Junior

    Que Apple animal, essa porr@ de iPhone é versão para funkeiro botar música alta dentro de um ônibus, que vacilo feio mano, tirar entrada dos fones de ouvido, como se não bastasse a ausência da entrada do Micro SD, e outro vacilo, uma CPU Quad ? Nessa altura do campeonato quando temos celulares Octa Cores com mais de 8 núcleos também na GPU. Espero que ao menos para corrigir esse vacilo no iPhone 7 ele colocam um Fone de Ouvido Bluetooth incluso…… Já estou até prevendo críticas em cima disso é zueiras tbm…. Prevejo tbm eles fazerem iPhone “7” edition new 3.5mm, custando o dobro do iPhone 7 normal. Ainda vai ter gente que irá comprar isso….

    • Kaleb Palácio

      Celso Junior. Se um iPhone com 4 núcleos já humilha um android de 8 núcleos. Pra q diabos a Apple vai colocar 8 núcleos num iPhone?? Só se for pra não existir mais concorrência.
      #TaLokoCachorrera
      “O segredo está na arquitetura jovem gafanhoto”

      • Celso Junior

        Já vi que é fanboy, mas enfim. Sim o que importa é a Arquitetura, mas te garanto que o próximo NVIDIA Shield irá dar um caldo Gostoso em cima desse iPhone, ou até mesmo NVIDIA Shield com tegra K1 já dá um caldo nele.
        A Apple anda pecando demais nos hardwares dos aparelhos dela, quando Jobs era vivo, ele mandava aparelhos decentes para o mercado, 4S tinha hardware para competir com S2 na época, chegou iPhone 5 (quando lançou ele já tinha falecido antes) ele tomou uma surra bonita do S3, ninguém e nem os fans da Apple esperava que ela fosse colocar um chip dual core para competir contra um Quad core, em todos os benchmarks S3 demonstra superioridade em cima do 5. Chegou no iPhone 5s, mesma bosta, dual core, 1gb de ram, o que salvou um pouco foi chip gráfico de quatro núcleos, e mesmo assim arquitetura da CPU dele, não era nem um pouco digna para competir com Snapdragon 600 do S4, mas a GPU era. Daqui a pouco prevejo a Apple tirar o LCD do iPhone e nego ainda comprar

        • Kaleb Palácio

          Celson Junior.
          1- Não sou fanboy
          2- Seu smartphone NÃO tem o chip K1 da nvidia (Faço uma aposta!)
          3 – Não tente discutir specs comigo. Acredite, vc não tem curriculo pra isso.
          3- ps. Uso um Smart Android (Portanto, não sou fanboy e sim, posso comprar um iPhone se eu quiser.)

          • Celso Junior

            Kkkkkkk, aposto que é mais um usuário frustrado.
            Sim, você está certo, não tem currículo, só estou finalizando meu mestrado e logo em seguida meu doutorado, mas enfim você é o expert em especificações, não irei discutir com pessoas do QI alto que já tem sabedoria de um ancião, desculpe me senhor.
            E realmente não possuo NVIDIA Shield, mas isso não me impede em olhar o código fonte dele e analisar.

          • Kaleb Palácio

            Visivelmente nunca vi bugs no iOS msm! Leia-se VISIVELMENTE!
            Não, não sou o rei das specs, mas não sou leigo. Vc não me respondeu se seu smartphone tem chip tegra K1 não foi jovem? Acho q é por q não tem. Estamos falando de desempenho em SMARTPHONES e não consoles da NVIDIA.
            Dúvida: Ainda está cursando???

          • Celso Junior

            Não possuo NVIDIA Shield, e NVIDIA Shield não é um console e sim tablet.
            Realmente você é o sabichão mesmo, sabe tudo, olha só que menino aplicado, estou de cara com isso.
            Se você realmente manja mesmo, me dê todos códigos e linhas de comandos para fazer a montagem da Runtime ART e Dalvik.
            Me fale também todos os tipos de linguagem que a Swift utiliza.
            Como você é um garoto aplicado e sabe até dá aula, saberá responder tudo isso sem o menor problema ;). Vai lá professor, tenho apenas 18 anos, fui adiantado na UnB, terminei ciências da computação e agora estou em engenharia de de Hardware indo para o mestrado, acho que eles me adiantaram pq foi um decisão precipitada, deveriam ter colocado você como aluno aplicado. To aguardando sua resposta 😀

          • Kaleb Palácio

            Caso vc não saiba seu retardado, o tablet da Nvidia foi cancelado. JUMENTAO!

          • Celso Junior

            No laboratório da UnB já tem um desses faz tempo lá, foi adquirido bem na época que lançou e caraca que boquinha suja em. Só sai asneiras daí, não sabe discutir sem xingar os outros,agora vejo que tipo de professor você é….. Ainda por cima nem respondeu minha pergunta. Enfim, não vou discutir com bebê chorão. 🙂

          • Kaleb Palácio

            Se quer saber conceito de vm vá ler seu livro de 400 pg. Não sou obrigado a lhe ensinar nda. Agr se vc não sabia nem q o tegra K1 foi descontinuado. Vou seguir a regra de evitar discussão com pessoas ignorantes. Agr saiba disso, nunca que deixarei um comentário erroneo se disseminar. Enquanto eu ouder compartilhar meu conhecimento o farei.

          • Celso Junior

            “conceito” além de arrogante e se achar o inteligente, é ignorante e não sabe ler. “Conhecimento”, estou impressionado, acho que com esse tipo de conhecimento professor, você tem grande sucesso em vender cachorro quente. Encerro isso por aqui, não vou discutir mais com gente arrogante e que não sabe ler e interpretar, vai terminar a primeira série mal feita que vc fez dps aprender a ler. Bom dia e até mais 😉

          • Kaleb Palácio

            Vamos fazer o seguinte. Eu te ensino a formatar teu computador e vc não comenta mais blz. O q acha?

          • Celso Junior

            Kkkkkkk, mano depois dessa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bora fazer o seguinte, que tal a gente pegar dois computadores semelhantes com problemas no BGA, vamos ver quem arruma primeiro e com mais eficiência. Formatar até o pessoal do setor de Artes da UnB faz isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa foi a melhor.

          • Celso Junior

            E meu Deus, NVIDIA Shield tem dois modelos, tablet e console, você precisa treinar demais sua leitura, não adianta falar as coisas, você continua falando a mesma coisa. Meu Deus ;-;. Parece que tem mal de Alzheimer

          • Kaleb Palácio

            Vamos discutir de forma civilizada ok. Bom. Vamos lá. Deixa eu entender. Vc afirmou que o K1 da nvidia batia no iPhone 7 foi isso?

          • Celso Junior

            Isso, nenhuma GPU da PowerVR, tem 192 núcleos de processamento gráfico,cuda. A NVIDIA é a fabricante mais FDP que existe, pois todos nós sabemos que ela faz placa gráfica tanto offboard como onboard de qualidade. Até hoje nunca vi nenhuma GPU atual, bater de frente com a Tegra X1, em alguns jogos como HF 2, Portal, Doom 3, usamos gltools para ajudar a rodar esses jogos nos demais aparelhos atuais do mercado, como S6, os jogos rodaram, porém apresentaram algumas quedas de FPS.
            Fora que Tegra K1 tem 2GB dedicado para realizar processamento gráfico dos jogos, isso já é o suficiente e equivalente a Arquitetura dos consoles 360 e PS3. Pelo que eu vi, Bioshock ficou com uma qualidade horrível no IOS e apresentava uns engasgos, na teoria como ainda não foi lançado Bioshock para Android, NVIDIA Shield seria um dos aparelhos que rodaria esse jogo sem problemas.
            Fora que a taxa de processamento dele é 17 GB/S
            E 365 Gflops,
            Isso é uma coisa monstruosa.
            iPhone 6s, último do mercado até hoje, sem o lançamento do 7, a GPU dele tem 6 núcleos, e arquitetura da T7600 (GPU) não chega a ser tão complexa e elaborada como Tegra K1 do NVIDIA Shield.

            A diferença entre NVIDIA tablet para o console é visível, Console da NVIDIA é muito maior que o tablet, isso indica que o circuito dele é maior, no que vai implicar na maior taxa de processamento.

            Outra dica que te dou é, se tivermos os mesmos aparelhos com a mesma configuração, porém um é portátil e o outro de ficar em casa. O que fica em casa, tem o acabamento maior, ou seja circuito maior, processamento melhor.

            Minha universidade é pública, nos meus cursos temos todos os recursos disponíveis para fazer testes. UnB é uma das melhores universidades da América Latina.

          • Kaleb Palácio

            Eu só quero entender seu ponto de vista OK? Talvez eu aprenda algo não é msm.

          • Celso Junior

            E amigo, uma coisa que você precisa lembrar e saber, iPhone é status social, eles podem ser de boa qualidade, porém o preço que eles são vendidos aqui no BR, não corresponde ao tipo de Hardware que ele tem, te garanto que existe smartphone com a mesma configuração que iPhone e saem muito mais barato.
            Um iPhone de R$3000, você vai estar pagando R$1500 pela maçã e R$1500 pelo hardware do aparelho.

          • Kaleb Palácio

            Blz Celso. Obg pela explicação clarissima. Concordo que a Tegra K1 é superior. Vc citou muitos pontos de Desktop. Porém, o que tento defender é que não temos smartphones (não tablet) com esse tipo de poder de processamento gráfico. Acho o iPhone muito caro msm com toda certeza. Mas atualmente não conheço um Smartphone mais poderoso em se tratando de GPU do que o iPhone 7.

          • Celso Junior

            Aí que você comete um erro gravíssimo em julgar assim, ainda não foi anunciado o modelo da GPU do iPhone 7, somente o chip da CPU.
            A última PowerVR que lançou por agora, ela perde em desempenho gráfico para Mali do S7, é em torno de 15 fps a mais que a atual PowerVR, enquanto o Galaxy S7 que tem uma Adreno é 16,1 fps a mais.

          • Kaleb Palácio

            Celso não podemos esquecer das otimizações inclusas no iOS. Não afirmo q por a resolução do iPhone ser inferior as dos smart tops android (msm sendo uma linda tela) ela não ganhe vantagem. Porém, acredito que só veremos revoluções no Android (Smartphones) com a utilização da API Vulkan plenamente nos games. Como sabemos, a Apple ja usa sua APi gráfica Metal desde o iOS 8 o que já deixa alguns games mais bonitos graficamente do que quando comparados ao msm game em qualquer outro Android.

          • Celso Junior

            Claro que IOS é bem otimizado, é projetado apenas para o Chip Ax e um tipo de GPU PowerVR.
            Em relação aos gráficos, no laboratório a gente não viu uma diferença gráfica se tratando do IOS 9 vs qualquer dispositivo com renderizador ES3.0 e 3.1
            Agora se for comparar contra uma OpenGL ES2.0, vai ter visivelmente uma diferença gráfica boa. API Vulkan promete mais performance do que qualidade gráfica, vimos o código fonte dela e aparentemente tem mais otimização para performance do que a qualidade. S6 vai receber em breve, o S7 já tem.
            Em relação aos jogos em geral, se ele foi feito para rodar com gráficos no talo por exemplo numa Adreno 330, esse mesmo jogo vai ter a mesma qualidade gráfica que no 6s, tudo depende da forma como o desenvolvedor impõem as configurações padrões do jogo 🙂

          • Kaleb Palácio

            Blz. Entendi sua opinião. Me tire uma dúvida pessoal. O que vc acha? LG K10 ou Moto G 3?

          • Celso Junior

            Quanto vc quer gastar ? Quer receber de imediato ou tem paciência para receber?

          • Kaleb Palácio

            Em torno de 800 posso gastar. Mas não além disso. Tô em dúvida entre esses dois.

          • Celso Junior

            Olha, não recomendo nenhum desses dois. Sempre comprei na gearbest e é super confiável lá, só que demora 1 mes e 2 duas semanas as vezes para chegar, mas chega. Tem um smartphone lá chamado Cubot X16 S
            Ele é Quad Core
            3GB de Ram
            16GB interno
            Android 6.0
            Placa gráfica é a mesma do Galaxy S7, só que tem menos potência, porém arquitetura é a mesma. Ele ainda não recebeu a Vulkan, mas a GPU dele está na lista que suporta.
            Celular super bonito e tem um excelente custo benefício. O Android dele é 64bits, logo vc vai conseguir rodar emulador de Nintendo Wii sem problemas.
            Recomendo esse celular.
            Você vai gastar nesse celular R$340, com a alfândega fica no total de R$490 ou R$480

          • Kaleb Palácio

            Blz. Celso. Obg pela dica.

          • Kaleb Palácio

            Celso. Entre LG K10 e Moto G. Qual vc me recomendaria?

          • Celso Junior

            A prova disso, Zenfone 2 tem a mesma GPU Quad core do iPhone 5s. Um iPhone 5s está saindo novo na loja por R$1684, um zenfone 2 está R$984.
            Zenfone tem processador muito melhor que do 5s, e fora a memória RAM que também é melhor e maior.
            A única coisa que quebra o Zenfone é o fato de ser Intel, e deixa alguns jogos e apps incompatíveis com ele, fora isso em poder de Hardware ele é melhor que o 5s, e ainda muito mais barato.

          • Kaleb Palácio

            Blz. Entendi. Obg

          • Kaleb Palácio

            Não precisamos de gente estupida fazendo comparações entre console e PC ok? Estude mais uns 20 anos e termine o jardim e talvez eu perda meu tempo de novo discutindo com vc. Eu disse Talvez!

          • Kaleb Palácio

            Quando um cara como vc que se diz formado em não sei quantas faculdades compara um chip descontinuado com outro novo em um gadget. O mínimo do papel que posso fazer é corrigilo para que não venha prejudicar outros usuários com esse tipo de informação estupida.

          • Kaleb Palácio

            Na boa. Vc me vencru pela ignorância. Seu Pai deve ter muito dinheiro pra manter vc na facul. Só pode ser isso. Kkk

          • Celso Junior

            Sim, claro com certeza, meu pai tem muita grana, não é atoa que tenho um Moto E2 4G que peguei na promoção por R$499, nossa não sei pq eu não peguei um Galaxy S6 :/, acho que meu pai tem tanta grana como o seu que te deu um iPhone 5s.

          • Kaleb Palácio

            Pelo o conhecimento q vc falou q tem eu lhe respeito a partir de agr e peço desculpas pela minha grosseira. Mas vai uma dica pra finalizar. “O conhecimento não se restringe a uma sala de aula”. Dr. Google está ai pra quem sabe usar.

          • Celso Junior

            Amigo, recomendo você procurar as coisas mais em livros, Google tem muitas asneiras sobre software, mas não culpo por isso, pois não é você que divulga e sim outras pessoas. Como disse, quer saber mais ? Vai ler um livro de 400PG ao invés de ver as análises de baianos que você encontra na web ou YouTube sobre celular ou Review.
            Cansei de ver tantas coisas erradas na web.
            iPhone, quem é do setor da programação e engenharia de hardware na UnB e outras universidades publicas do Brasil, sabem muito bem que ele é um celular feito para burguesia aqui do Brasil e só gente que tem muita grana compra ele, tem as exceções a parte, galera que trabalha duro para comprar um. Relação custo x benefícios, ninguém que é do meu setor na UnB recomenda ele, por mais que a Arquitetura dele seja elaborada, não chega nem nos pés do Galaxy S6. Quado sair o 7 iremos comparar ele com Galaxy S7. iPhone é só marcar. Os nossos testes se baseiam em hardware, e não utilizamos Antutu para fazer isso. São outros meios.

          • Celso Junior

            Há dois NVIDIA Shield, console e tablet, sugiro que você vai estudar um pouco mais sobre isso antes de argumentar. Tablet também é válido numa comparação contra aparelhos da Apple.
            Olha, não vou perder meu tempo com pessoas que utilizam argumentos da Google ou lê da Google, sem ao menos terem pego um livro de 400 páginas sobre programação.
            Sucesso aí professor, espero que você vá longe com seu conhecimento

          • Kaleb Palácio

            E msm assim seu cavalo não se compara tablet com smartphone! Pare de falar merda para os outros não se infectarem com tua demência.

          • Kaleb Palácio

            Já experimentei todas as plataformas moveis e o sistema mais fluido é sem duvidas o iOS, porém o Android é “mais” multitarefa q ele, além de usar a JVM que implica em mais uma camada de comunicação com o hardware explicando assim porque o iOS não precisa do msm hardware do Android pra executar as mesmas tarefas.
            De nada pela Aula. Espero que tenha aprendido.

          • Kaleb Palácio

            Na boa Celso Junior, não tenho interesse em continuar esse debate. Vc errou em comparar um dispositivo do tipo Set-to-Box (NVIDIA Shield) com um Celular. Admita q errou e encerre o assunto cara.
            Seu problema foi que tem um visitante assíduo deste site que entende um pouco do assunto (EU).

          • Celso Junior

            E realmente, você não é nada fanboy, IOS é muito perfeito, tem nenhum bug,travamento, nenhum erro sequer no código fonte, orientação e posinamento de objeto, execução engine central, nenhum erro…. 100% livre de bugs e falhas….. IOS super “perfeito”

  • jonscravit

    Novo processador e GPU
    copiaram a tecnologia da CPU do Helio X20 e a GPU esta top
    e isso vai obrigar a concorrencia a evoluir rapido

    • mobilegamerbr

      Ligaram a xerox no recurso de ser resistente a água tbm.

  • Manji

    Pra que ter um celular parrudo?? Um ps4 em mãos? Não seria melhor ter o ps4? Pra rodar apps “normais” e jogos pesados um dual core iOS já consegue dar conta quanto mais… Parece que a ideia é ter um celular super potente…vocês só esqueceram que uma pessoa adere à marca ou ao celular por vários motivos e necessidades…profissionais, desempenho, câmera, compatibilidade, experiências com os OS, jogos e …ego para alguns que neste caso serve tanto para os usuários IOS quanto os usuários do Android.

    Engraçado que vejo gente com Android quad ou octa de 2 a 3 mil ou com vários celulares e que se sentem injustiçados quando comparados aos da Apple que normalmente têm apenas 1… O pior é que estes são os mais briguentos… Já os outros usuários Android nem ligam ou nem sabem dessas brigas…

    Jogos só é algo a mais principalmente para público mais jovem…

    Acho cômica essa briga de (fans) Apple vs Android , ou de gente dizendo que odeia tal empresa, porque simplesmente não há razão pra isso…as empresas estão ricas e nem ligam pra isto…