Top 5 Melhores Celulares Usados para Comprar na Crise em 2016

Por Dario Coutinho

celulares-usados-melhores-para-comprar-phonearena

Uma lista fora do comum. Reunimos os 5 melhores celulares usados para comprar em plena crise. Os smartphones selecionados levam em conta o custo e benefício, com ênfase na performance para jogos de celular. Confira o top.

Leia também:

– Uma leve introdução e esclarecimentos

Celular não é investimento, ok? É bem de consumo. Dito isso, vale lembrar que os aparelhos citados aqui não são nem os mais baratos e, muito menos, os mais caros. A lista é composta pelos smartphones usados apontados como “melhor compra”, levanto em conta tanto o preço como os usos que o dispositivo poderá assumir. É a velha relação de custo/benefício, mas aplicadas ao contexto da crise em que o país vive atualmente.

O preço apontado, leva em consideração a média do valor do celular em lojas de aparelhos usados (Trocafone e outras).

Na maioria esmagadora das vezes, é muito melhor comprar um smartphone do ano passado, os celulares apontados aqui são sugestões. Caso você tenha condições de comprar a versão mais nova, pode ir em gente (com algumas ressalvas descritas abaixo).

5 – Sony Z3 Compact

Sony Z3 Compact ainda é compatível com controles do Playstation 3 e 4.

Sony Z3 Compact ainda é compatível com controles do Playstation 3 e 4.

O Z3 Compact pode ser considerado “pequeno” para os padrões atuais, mas este smartphone é um monstro quando o assunto é desempenho. Lançado em 2014, a versão menor do Z3, tem apenas o tamanho reduzido, mas mantém o mesmo processador (SoC) e memória RAM do irmão maior. Com Snapdragon 801, 2.5 GHZ e 2GB de RAM, o Z3 Compact dá uma surra em qualquer smartphone básico da atualidade (e até em alguns ditos “intermediários”) na mesma faixa de preço.

A coisa melhora ainda mais com a resolução de tela, que por ser “apenas HD” (1280×720 pixels), ajuda o aparelho a rodar suavemente qualquer jogo da Play Store. O Sony Z3 Compact pode ser encontrado em lojas de aparelhos usados (com garantia) por míseros R$ 689 reais. É o smartphone mais barato da nossa lista.

4 – iPhone 6

iPhone-6

Preço elevado, mas com muitos exclusivos. O iPhone 6 pode ser uma boa pedida.

Do mais barato para o mais caro na lista. Nosso foco são os games certo? E nesse departamento, o iPhone 6 é um dos reis. Performance quase imbatível, aliado a um preço que, é caro, mas tem como uma das principais vantagens não desvalorizar tão rápido como smartphones com Android ou Windows Phone.

Além de boa performance em games, o iPhone 6 ainda ganha pontos pelos jogos exclusivos do iOS. Games como Oceanhorn, Afterpulse, Heroki, Infinity Blade e muitos outros levam anos para chegar ao Android. Portanto, se você tem familiaridade com o Sistema Operacional da Maçã, o iPhone 6 é o mais indicado.

E o iPhone 5 e 5S, não são boas compras? É o seguinte… para jogos, eles são satisfatórios para quem JÁ TEM um. Para quem ainda vai comprar, a sensação será a de que comprou um produto muito básico, pois vários jogos que serão lançados ao longo de 2017 já não serão mais compatíveis com as versões mais antigas do iPhone.

3 – LG G3

LG-g3

Tela incrível e versão com até 3 GB de RAM, isso tudo lá em 2014!

A LG conseguiu o impossível, estragar a linha G com diversas versões menores que tiraram o brilho da versão “Flagship”. Além disso, a fabricante adotou o péssimo habito de trazer aparelhos capados para o Brasil.

Dentro desse contexto, ainda se salva o LG G3, um aparelho com tela incrível de 5.5 polegadas com resolução 1440 x 2560 pixels, processador Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e Adreno 330. São 3GB de RAM (modelo com 32 GB), mas é preciso olhar bem para não comprar a versão com 2GB de RAM (16 GB) por engano. No dia a dia, isso faz pouca diferença, mas para quem é gamer de celular, 1GB de RAM a mais faz muita falta!

Apesar de ser de 2014, o LG G3 ainda dá um “couro” em muito celular intermediário que vemos por aí. Se você tiver grana sobrando, pode partir para o LG G4 sem medo. Porém, muito cuidado com o LG G5, a versão lançada no Brasil foi apelidada de “SE” por ter especificações inferiores a versão internacional.

2 – Samsung Galaxy S5

O Galaxy S5 é o celular mais fácil de encontrar usado e em boas condições.

O Galaxy S5 é o celular mais fácil de encontrar usado e em boas condições.

A qualidade dos aparelhos top de linha da Samsung é indiscutível. O Galaxy S5 é um daqueles smartphones que literalmente ditam a compatibilidade de jogos no mercado mobile. Fora os jogos exclusivos para Tegra, o Samsung Galaxy S5 roda praticamente tudo que existe na Play Store com gráficos no máximo sempre!

A configuração dele pode ser considerada intermediária para os dias atuais, mas são bem robustas. Contudo, é preciso ficar atento as versões. A melhor versão é a 4G com SoC Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e GPU Adreno 330.

Há ainda a versão 3G com Exynos 5422 Octa (4×1.9 GHz Cortex-A15 & 4×1.3 GHz Cortex-A7) e GPU Mali-T628 MP6. Ela é ótima, mas é facilmente confundida com o Galaxy S5 Neo que possui clock de apenas 1.6 GHZ e construção mais modesta.

O Samsung Galaxy S5 tem apenas 2 GB de RAM, mas por ter resolução FullHD, o aparelho apresenta desempenho levemente melhor que o de dispositivos com tela 2K. especialmente em aplicações como emuladores de PSP e Nintendo DS.

Caso grana não seja problema, você pode partir para aparelhos mais robustos como Galaxy Note 5 ou Galaxy S6. Ambos estão com preços ótimos em lojas de usados, chegando a custar 1/3 do preço do Galaxy S7.

1 – Moto X (2ª Geração / 2014)

Android puro, boa configuração e muito fácil de encontrar em lojas de usados.

Android puro, boa configuração e muito fácil de encontrar em lojas de usados.

A Motorola chegou a perfeição com a segunda versão do seu smartphone top de linha. Mesmo lançado em 2014, o Moto X 2 é recomendação fácil para quem quer um smartphone com desempenho insuperável, Android puro, atualizações rápidas e zero de problemas.

Absolutamente nada incomoda neste aparelho com tela de 5.1 polegadas, Snapdragon 801, Quad-core 2.5 GHz Krait 400 e GPU Adreno 330. São 2GB de RAM, mas a leveza do Android puro garante desempenho incrível nos jogos. Rodando tudo no “Ultra” sempre!

Há algumas ressalvas aqui e ali, mas o preço que costuma ser vendido é muito atrativo. Atualmente o Moto X pode ser encontrado em lojas de celulares usados por módicos R$ 799 na versão de 32 GB. O mesmo preço que você pagaria em um Moto G capado.

E esses são nossos “picks” para celulares usados em plena crise de 2016. Como você pode ver, muitos tem preço na baixa de smartphones básicos e podem ser encontrados em lojas como Trocafone e outras. Faltou algum? Diga nos comentários.

Post Relacionados

Tags:, , , ,

WordPress Author Box

Acompanha o mercado de jogos para celular desde 2001, sabe a diferença entre N-Gage 1 e 2, e já conhecia jogos de smartphones antes de iPhone e Android nascerem. Também é Retro Gamer nas horas vagas. Meu Perfil do Google+

Add me on Google+
on Google+

  • Danilo Restani

    hum.. não concordo com o iphone6, um aparelho de 1200 reais, sei não, prefiro comprar o LG k10 ou um moto x da 2º geração, vem com 32gb aparelho muito bom e tem gente vendendo por 700 reais

    • mobilegamerbr

      O iPhone foi incluso devido aos jogos exclusivos e bom preço para revenda. Ir para algo mais barato como um iPhone 5 não traz muito benefícios principalmente a longo prazo.

      Quanto as sugestões, nem precisa dizer que o Moto X2 está em primeiro lugar, é que erramos o subtítulo.

    • mobilegamerbr

      O LG K10 tem versão com 2 GB de RAM?

  • JB Droid

    Como não amar um Moto X2, aparelho “barato” bonito, com bons recursos como a Moto Tela, e com um desempenho invejável, já pude ter os concorrentes da geração do X2 e o unico que realmente bate de frente em desempenho é o Xperia Z3 (que é muito bom tbm por sinal), o LG G3 apresenta muitos, mas muitos problemas de desempenho devido sua tela QuadHD, ótima matéria, é bom ajudar a galera a entender um pouco essa questão pois muito compra um Moto G hoje ignorando os top de linha antigo e acabam arrependendo.

  • JOJOMORTAL

    Só uma coisinha, tenho moto x2, e você disse que nadade ruim nesse aparelho, engano seu a câmera é bem mediana com foco horrível e frontal pior ainda, do resto ele é bom mesmo!

    • Dario Coutinho

      Como você mesmo disse, a câmera é mediana, ou seja, não é ruim..hahaha.Além disso, o foco do top é a performance em jogos, não se esqueça disso.

      • JOJOMORTAL

        Apenas complementei o post ao afirma que não tem nada de ruim.
        Camera mediana em um celular top significa camera ruim!

        • STV

          câmera mediana? kkkk a câmera dele é horrível um verdadeiro lixo, porém o celular é excelente só a câmera que não presta! LG G3 não recomendo apesar de ter uma performance, ele esquenta muito e sua bateria é um lixo descarrega muito rápido e com o tempo ela vicia creio que seja um defeito de fabrica porque quando atingi por volta de 1 ano ela só funciona no carregador e uma bateria original custa 300 reais e nem pensa em comprar uma pirata porque não suporta sua tela que exigi muito da bateria, sobre iphone 5s nem vou falar nada só burro que não entende de celular para recomentar alguém comprar um em pleno 2016, agora o Z3 não tenho do que falar celular impecável , nota 10 para Z3 e 9 para X2 e 7 para o restante , não vou falar de samsung porque ele não presta é o melhor celular para da defeito e travar só o 6 edeg que salva flw.

          • Dario Coutinho

            Haha câmera é um recurso que raramente uso. Talvez por isso eu tenha me dado bem quando testei o Moto X2.

            O maior uso da câmera para mim é para leitura de boletos e banco de memórias (tomar notas de aula, anotar números, sem precisar de caneta…kkk). Fotos de família e etc, fica por conta da esposa.

  • Celso Junior

    iPhone 6 é status, embora tenha exclusivos não acho uma boa opção, tendo em vista que a o abandono das updates da Apple geralmente tem um prazo de 1-2 anos.
    Android se você sabe customizar e otimizar, muitos aparelhos low end viram uma máquina na sua mão. Um belo exemplo é o Galaxy S (sim o primeira geração), saiu para competir com 3GS da Apple, e até hj o S recebe updates não oficiais da cyanogenmod, até roda Modern combat 5, agora 3GS, coitado, morreu.

    • Dario Coutinho

      Hehe cuidado com a desinformação, Celso.

      Abandono de 1 a 2 anos? iPhone 4S e iPad 2 ainda hoje são aparelhos perfeitamente utilizáveis para jogos. E eles são de 2011!

      iPhone 6 é status para quem vai comprar em 60 vezes. Para quem vai escolher entre, e apenas, os top de linha, é um dispositivo válido, principalmente pelo valor de revenda. Hoje um Galaxy S6 chega a custar 1/3 do que custava no lançamento, enquanto o iPhone mantém um alto valor de revenda, logo, uma boa compra.

      O iPhone 6 está na lista como alternativa. Não somos um blog bitolado em apenas uma plataforma. Para nós, conhecer apenas uma plataforma não é ser “especialista”, é ser LIMITADO.

      Não foi incluso aparelhos com Windows Phone ou Windows 10 Mobile, devido ao clima de indecisão da plataforma + falta de lançamentos de peso.

      Os celulares Android mais baratos não foram inclusos na lista, justamente pelo que você comentou. Suporte não oficial. É preciso algum conhecimento técnico para que o aparelho fraco atinga a performance desejada, o que não é o caso dos devices da lista.

      • Celso Junior

        Aí que você se engana, nessa crise não é nada viável gastar R$1500 em um smartphone. E sim a Apple tem abandono rápido em updates, Galaxy S já tem Cyanogenmod 13 que é Android baseado no 6, enquanto 4 e 3GS, um morreu no IOS 6 e o outro ios 7.
        Realmente 4S tem suporte a alguns jogos e apps, mas Bioshock não saiu para ele, sendo que ele tem a capacidade em rodar, o mesmo vale para iPhone 4 que saiu para competir com Galaxy S, e não é capaz de rodar Modern combat 5, sendo que o Galaxy S dá conta.

        Então há muito a se analisar, eu como desenvolvedor e os demais do xda não achamos nem um pouco que iPhone 7 seria um oponente digno contra S7, há uma diferença enorme em Hardware, e os softwares da Google ficam cada vez mais aprimorados com virtual machine ART com a nova API Vulkan.

        iPhone em quesito de preço + hardware acabou quando Steve Jobs morreu, iPhone 4s tinha um hardware digno para competir com S2, quando saiu iPhone 5 para competir com S3, eu olhei e disse “que merda é essa que Apple fez”.
        E mano tem muito smartphone bom e barato para se comprar na crise melhor que o iPhone 6, como Cubot X16 S que estava por $105 que dá uns R$340.
        Celular é Octa Core
        3GB de ram
        GPU Mali T720

        • Nick Fernandez

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O cara tá falando de rom customizada e vem falar de garantia de update, IPHONE 4 morreu no 7 pq n guentava o 8 mais se olhar bem fala ai o android que era constante att como o 4 e o 3gs foi?
          IOS 4,5,6,7…
          Bioshock não foi portado pro 4s pq ele não conseguia rodar satisfatoriamente e logicamente para promover os Iphones 5 e 5s
          Como o quesito de jogos o galaxy S fuciona com custom rom e overclock e já no 4 é na firmware original…
          Novas API´S já existem como a METAL da apple coisa que foi lançada há seculos quanto no android é algo como novidade….
          Claramente no quesito jogos o IOS reina por ser um sistema muito bem otimizado..
          asphalt 8 por exemplo roda a 60fps no iphone 6 sem queda alguma agora se vc rodar em qualquer android vc percebe uma queda as vezes de frames…
          Outra coisa boa é a exclusividade de games, parece que não mais faz diferença sim..
          como FORGOTTEN MEMORIES Lançado apenas para ios que é um puta jogo foda….
          Agora não é uma coisa valida oq vc fala sobre Hardware, vc que se diz “DEV” do XDA saberia que sistemas diferentes tem hardwares diferente e fim…
          E um cubot nunca vai ser melhor que o iphone 6 em varios quesitos mais não vale a pena perder mais tempo vlw

          • Celso Junior

            Vou nem discutir, já vi que fan boy de IOS, nem compensa desgastar as juntas dos meus dedos ….

          • Celso Junior

            Falar é nada

  • Darlan

    Hm discordo quanto ao desempenho do iphone 5s e 6 . Já foram feitos testes e a perfomance e qualidade são as mesmas. Eu tenho e não vi jogo pesado lançado até agora travar…Já o 5 tudo bem…
    Ambos (6 e 5s) tem a questão de gastar muita carga então isso não seria argumento favorável.

    O argumento favorável seria tamanho de tela para esse tempo que vc fala. Se considerarmos que jogos unreal 4 rodando de boa no 5s de 2013. Isso já indica que ele ainda vai durar mais um tempinho (não há tantos lançamentos nessa qualidade)
    Não vejo isso em androids de 2013

    Com relação a apple eu apostaria no 6s e SE como o mais provável em durar até 2020 ou bem mais.

  • Darlan

    Quem quiser um apple poderia investir no 5s que ainda roda de boa e já está em um preço melhor.

    • mobilegamerbr

      Não recomendamos o iPhone 5S por dois motivos: tamanho de tela e preço de revenda (algo muito importante em quem tem iDevice). Apesar do preço atrativo, o iPhone 5S vai desvalorizar muito mais rápido, principalmente quando o 7 for lançado.

      Postamos o texto já de olho no que vai aparecer ao longo de 2016, como o iPhone 7, que é praticamente certo.

  • Darlan

    Iphone 6 não é 1200 kkkk
    Minha prima está vendendo um quebrado por 1000

  • Darlan

    Iphone 6 é 2000 pra cima

  • Vinicius da Silva Rodrigues

    Discordo dessa lista,eu recomendaria um Xiaomi MI5 de 64GB comprando importado que está na faixa dos R$ 1400,hoje não existe um cel com processador Snap 820 com essa faixa de preço, e mesmo o aparelho sendo taxado, ainda é mais vantagem do que comprar qualquer outro cel que tenha um processador inferior ao Snap 820,digo isso pois meu irmão comprou um e foi taxado a R$ 87,muita sorte e roda tudo com folga.

    • mobilegamerbr

      Agradecemos a dica. A lista é para celulares USADOS.. a dos novos chega em breve! grande abraço.

      • kkk sútil… USADOS

        • mobilegamerbr

          Tem que botar capslock se não a galera não vê.

  • Darlan

    Nem sempre quem compra iphone está querendo status se aparecer. Pelo menos no meu caso foi o sistema ios e segurança que me motivaram além da camera. E realmente ios foi muito melhor pra mim do que o wp e android.

    Vejo pessoas com celulares android tão caros quanto e melhores sem essa estigma de “status” etc

    • mobilegamerbr

      Pessoal esquece que muitos consumidores adultos não ficam apenas com um smartphone, muitas pessoas usam dois (e até três) de marcas diferentes.

      Pessoal que cria essa birra geralmente são crianças que tem apenas um smartphone e “defende” o seu celular com unhas e dentes.. 😀

  • Darlan

    Dario acredito que essa resposta não foi pra mim, porque nenhum momento faltei com respeito ou fiquei “defendendo” com unhas e dentes.

    Porém, Obviamente, você não me conhece para me julgar. Por isso considero que seria uma resposta infeliz…. Fiz uma observação quanto ao 5s e 6 primeiramente.

    Lendo seu artigo com atenção vi que sua intenção foi recomendar celulares bons e com preços compatíveis com a crise que assegure pelo menos os jogos da atualidade.

    Embora eu seja suspeito pra falar (já que tenho um) um 5s poderia entrar sim na lista como uma possibilidade já que vc indicou um idevice bem mais caro de “status” com desempenho igual. o anterior é mais barato…até o novo…

    Não são todos que gostam de 6, 7 in etc

    Percebi pelas suas respostas que Vc se desviou da intenção, pois recomendou alguns “top” visando revenda também..
    Mas opinião é sua e devemos respeitar…

    tudo bem…

  • Gean Bruno

    Lg G2> ALL