API Vulkan é lançada oficialmente! Entenda como isso afeta o seu Android

17 de fevereiro de 2016

Vulkan-android API Vulkan é lançada oficialmente! Entenda como isso afeta o seu Android

A Vulkan é uma API (Interface de Programação de Aplicação), um conjunto de ferramentas que ajuda os desenvolvedores a ter acesso as funções disponibilizadas pelos drivers das GPUs. Lançada primeiro para dispositivos com Windows, Linux, SteamOS e Android, a Vulkan veio para ser uma “substituta” da OpenGL. Dentre as novas funções, está a possibilidade de gerenciamento de memória e múltiplas threads.

Não será preciso comprar um smartphone novo para esperar a Vulkan, ou talvez precise pois ela tem suporte apenas a aparelhos novos e potentes. Vale lembrar que dispositivos básicos não terão suporte. A Vulkan será compatível apenas com as seguintes GPUs: Qualcomm Adreno série 400, Mali 600, PowerVR série 6 e Nvidia Shield K1.

Lista de aparelhos compatíveis neste momento: Samsung Galaxy S6, Galaxy Note 4, Moto X Force, Moto X Play, Moto G Turbo, LG G4, Xperia Z5, Zenfone 2 e qualquer dispositivo com uma GPU com suporte a OpenGL ES 3.1. No caso do Android, a Khronos, responsável pela API (o mesmo que desenvolve a OpenGL ES), deixou bem claro que o suporte será realizado pela Google.

vulkan-especificaoes API Vulkan é lançada oficialmente! Entenda como isso afeta o seu Android

A Google ainda não mencionou oficialmente o suporte a Vulkan no Android 6.0 Marshmallow. A Nvidia, por outro lado, já lançou uma nota informando que já está testando a API no Android 6.0. Pode ser que o suporte oficial do Android a esta API, fique para a próxima versão Android N.

Por que a Vulkan é tão importante

A Vulkan age de forma parecida a “Metal” (tecnologia proprietária da Apple) e o DirectX 12. Ela diminuiu o “engessamento” causado pelos drivers de vídeo e permite às aplicações e engines, terem mais acesso direto a GPU.

A Vulkan poderá desempenhar um papel que a OpenGL nunca conseguiu. Melhor desempenho com múltiplos cores/threads. Como destaque, a nova API introduz o suporte a gráficos e dados simples computadores de forma separada (async: shading).

Trocando em miúdos, a Vulkan vai desbloquear o poder das GPUs, possibilitando aplicações e jogos com muito mais elementos na tela. Infelizmente, ela vai deixar de fora, dispositivos com médio ou pouco poder de processamento, ou seja, quem mais precisava da Vulkan. Em um futuro muito próximo, poderemos ver mais jogos pesados do PC no Android. Quem sabe apareça um Fallout 3 ou GTA IV. Já imaginou?

Fonte: AnandTech

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • Ótim texto! Parabéns! 🙂

    • mobilegamerbr

      Muito obrigado!

  • jean silva

    Só de pensar que vai chegar no meu zenfone 2 já fico muito feliz nem vou precisar trocar de aparelho para usufruir do novo recurso que finalmente chegou ao Android.

  • Brandon Sousa

    vamo ver quando sai android 7.0 para moto g 4gr… testa ” vulkan “

  • Andrews Figueira

    Opa, no meu moto g4 play roda 🙂

    • Allan

      Será que rodará amigo ? estou curioso.