API Vulkan é lançada oficialmente! Entenda como isso afeta o seu Android

Vulkan-android

A Vulkan é uma API (Interface de Programação de Aplicação), um conjunto de ferramentas que ajuda os desenvolvedores a ter acesso as funções disponibilizadas pelos drivers das GPUs. Lançada primeiro para dispositivos com Windows, Linux, SteamOS e Android, a Vulkan veio para ser uma “substituta” da OpenGL. Dentre as novas funções, está a possibilidade de gerenciamento de memória e múltiplas threads.

Não será preciso comprar um smartphone novo para esperar a Vulkan, ou talvez precise pois ela tem suporte apenas a aparelhos novos e potentes. Vale lembrar que dispositivos básicos não terão suporte. A Vulkan será compatível apenas com as seguintes GPUs: Qualcomm Adreno série 400, Mali 600, PowerVR série 6 e Nvidia Shield K1.

Lista de aparelhos compatíveis neste momento: Samsung Galaxy S6, Galaxy Note 4, Moto X Force, Moto X Play, Moto G Turbo, LG G4, Xperia Z5, Zenfone 2 e qualquer dispositivo com uma GPU com suporte a OpenGL ES 3.1. No caso do Android, a Khronos, responsável pela API (o mesmo que desenvolve a OpenGL ES), deixou bem claro que o suporte será realizado pela Google.

Publicidade

vulkan-especificaoes

A Google ainda não mencionou oficialmente o suporte a Vulkan no Android 6.0 Marshmallow. A Nvidia, por outro lado, já lançou uma nota informando que já está testando a API no Android 6.0. Pode ser que o suporte oficial do Android a esta API, fique para a próxima versão Android N.

Por que a Vulkan é tão importante

A Vulkan age de forma parecida a “Metal” (tecnologia proprietária da Apple) e o DirectX 12. Ela diminuiu o “engessamento” causado pelos drivers de vídeo e permite às aplicações e engines, terem mais acesso direto a GPU.

A Vulkan poderá desempenhar um papel que a OpenGL nunca conseguiu. Melhor desempenho com múltiplos cores/threads. Como destaque, a nova API introduz o suporte a gráficos e dados simples computadores de forma separada (async: shading).

Trocando em miúdos, a Vulkan vai desbloquear o poder das GPUs, possibilitando aplicações e jogos com muito mais elementos na tela. Infelizmente, ela vai deixar de fora, dispositivos com médio ou pouco poder de processamento, ou seja, quem mais precisava da Vulkan. Em um futuro muito próximo, poderemos ver mais jogos pesados do PC no Android. Quem sabe apareça um Fallout 3 ou GTA IV. Já imaginou?

Fonte: AnandTech

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News