5 Coisas que o Windows Phone/Windows 10 Mobile faz Melhor que o Android

meme-apontando-o-dedo

O título do post poderia ser: “5 recursos que já deveriam estar no Android“. Parece brincadeira, mas existem sim, 5 coisas que a Microsoft, e seus parceiros, acertaram de cara no seu sistema mobile. São recursos e usos há muito desejados pelos usuários do Android, mas que por algum motivo a Google não faz, e não deixa os desenvolvedores implementarem. Confira!

Alerta! Este artigo não tem o intuito de defender o Windows Phone ou Windows 10 Mobile, portanto não se preocupe! Não estamos aqui para fazer “babação de ovo” para sistema A ou B (como 99% dos sites de Android). Apuramos os fatos e os apresentamos de forma imparcial (mas com bom humor) para que o leitor perceba que sistema perfeito não existe, sempre há o que melhorar.

1 – Mover aplicativos e jogos completamente para o cartão de memória

windows-phone-mover-arquivos

No Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile, mover apps e jogos para o cartão MicroSD é bastante fácil. O grande diferencial é o fato de que os sistemas da Microsoft movem absolutamente tudo para o cartão de memória MicroSD. No Android é quase impossível fazer isso sem ter um bom conhecimento técnico de root, partição, linkagem e por aí vai. Na grande maioria dos casos, o Android move apenas o “APK” e alguns arquivos lib, deixando DEX e o DATA na unidade de armazenamento principal.

* Sim! Sabemos que o Android 6 possui um recurso parecido, que mescla as duas memórias de armazenamento (Principal e MicroSD). Decidimos postar apenas pelo fato do recurso ser melhor implementado no Windows Phone/ Windows 10 Mobile, pois não inviabiliza o uso do cartão de memória em outros dispositivos.

2 – Atualizar o sistema

windows-phone-insider

Graças ao app “Insider” da Microsoft, qualquer smartphone, desde top de linha até arcaico Lumia 520, podem testar a última versão do sistema. Isso seria o céu para os usuários do Android. É até possível ter uma experiência parecida com o Cyanogen Mod. Mas assim como no tópico anterior, é preciso ter muito conhecimento técnico para não ferrar o seu aparelho. Já no Windows Phone/Windows 10 Mobile, basta se cadastrar no serviço Insider e atualizar o sistema normalmente.

3 – Ver vídeos sem anúncios e ouvir música do Youtube com a tela apagada

windows-phone-youtube

Quê? Parece piada, mas não é! Embora a Google tenha decidido trolar o Windows Phone, de fato, a Microsoft mostrou o dedo do meio para a Google ao permitir aplicativos como o “Metro Tube”. Com ele, é possível assistir vídeos sem anúncios, ouvir música com a tela apagada e até mesmo baixar vídeos do serviço em MP3 e MP4, tudo em um só app. Ferramentas com funcionalidades parecidas são constantemente removidas da Play Store pela Google, quer exemplos? Tubemate e Freedi. Por que são removidas? Simples: Anúncios!

4 – Pausar downloads de apps e jogos

windows-phone-pausa-download

Desde o Windows Phone 7, o sistema de Microsoft possui um recurso ainda em falta no Android 6.0, a possibilidade de pausar um download na loja de aplicativo. Muitas vezes gostaríamos de pausar um download e continuar ele depois, especialmente de jogos muito grandes.

5 – Segurança

windows-phone-security

Esse é o tópico mais polêmico! Mas é a pura e simples verdade. O sistema mais popular sempre será o alvo principal de aplicativos maliciosos, vírus, trojans, adwares e etc. Foi assim com o Windows no PC e a coisa, de forma irônica, se inverteu no mundo mobile. Quem busca apps fora da Google Play sabe como é dura a vida de ficar vendo toneladas de pop-ups sobre anti-vírus, vírus e etc, é muito chato! Por ser aberto, o Android é uma faca de dois gumes, e caso o usuário não saiba o que está fazendo pode instalar um monte de adware, alguns estão disponíveis até mesmo na Google Play.

Gostou do Artigo? Deixe o seu comentário!

Post Relacionados

Mestre na arte oculta dos joguinhos de bolso. Passou por várias gerações (Java, Symbian, N-Gage). É o criador e idealizador do Mobile Gamer.

  • STV

    Windows Phone nem existe, ninguém quer fazer aplicativo pra esse sistema, mal recebe atualização para seus aplicativo, whatsapp e instagram ainda na fase beta, é o sistema que mais demora a receber os jogos e atualização para seus aplicativos, não sei porque a microsoft ainda insiste nessa merda de sistema. o aparelho é muito bom mais o sistema esse não existe.

    • mobilegamerbr

      Apenas para constar, o artigo não é para defender o Windows Phone, que aliás, é um dos piores sistemas quando o assunto é apps e jogos.

      O artigo é para mostrar que há sim, áreas em que o Android pode melhorar e que há recursos que podem ser usados facilmente no sistema da Microsoft e no Android não. Apenas isso, sem querer defender sistema A ou B.

      • Shadow of Colossus

        concordo que não exista SO perfeito
        WP não me agrada…. mas porque ? pelo simples fato de não ter contato direto e não ter me adaptado a ele, mas tem gente que gosta mesmo sabendo da liberdade encontrada no Android, iOS, mexi pouco, me passa maior segurança e tudo mais, mas acho errado os preços absurdos cometidos pela empresa, só pelo fato do sistema do mesmo ser apenas usado pela marca apple, da qual não fez como google fez em relação ao Android, que foi seu papel perante seus criadores, um sistema gratuito a todos, com isso os preços da apple é absurdo, quer nosso SO pague os preço na compra….. começamos de um JAVA e olha onde estamos.

        • Dario Coutinho

          A grande derrota do WP, antes mesmo dos apps é a falta de personalização. No começo da “guerra dos smartphones”, o WP se posicionou como mais um “iOS”, ou seja, um sistema fechado e sem grandes possibilidades para modificações.

          Se elas limitações existem para o consumidor, pode ter certeza que existem para os desenvolvedores também.

          • Sergio Robaina

            Amigo, se vc conhecer o windows 10 mobile (mesmo em fase beta) verá que tem muito mais personalização do que android/ios, mesmo a plataforma sendo fechada. Android não tem personalização, vc só muda o papel de parede, ícones tudo iguais.

          • King

            “ícones tudo iguais”, tá bem errado isso, hein. Eu vejo aos montes na Google Play Icon Packs, e basta baixar um launcher compatível e pronto, ícones mudados.

          • Jack Silsan

            Verdade, o Android ainda é e provavelmente continuará sendo o sistema mais personalizável para smartphones. Mas também é fato que o Windows 10 Mobile evoluiu muito nesse quesito – pelo menos para a tela inicial

    • jjmarcio2

      Whatsapp em fase beta???, rapaz esta sabendo muito, o WP tem os dois Whatsapp, beta e o oficial e instragam tem o 6tag muito melhor que o original e jogos tem varios atualizados com os da concorrencias

      • STV

        vou nem discutir com você cara todo mundo sabe que WP é o pior sistema que existe, não vejo vantagem nenhuma para ter um sistema desse.

        • Carlos Alexandre

          O windows mobile eh um excelente sistema, mas como o android, que eh mais conhecido e “facil” de utilizar, as empresas decidiram nao ivestir em aplicativos para windows, que em meu ponto de vista , a unica desvantagem, com relação aos outros sistemas. Fanboy.

  • Josesk Leufred Volpe

    O pc (Windows 7) e o smartphone(android 4.1) da minha tia já ficou cheio de adwares e ficou lento pra porra xD

    • mobilegamerbr

      Mais importante que o sistema, é atualizar o usuário.

  • Victor

    No android em algumas ROMs tipo CyanogemMod (e outras que eu testei e esqueci o nome) da sim para pausar donwloads tanto da playstore quanto de navegadores, exemplo o google chrome. Quem quiser só dar um pequena pesquisada que acha exatamente oque quer.

    • mobilegamerbr

      No post, focamos apenas na funcionalidade padrão, ou com o uso de algum app que possa ser baixado facilmente na loja oficial de aplicativos. Fazemos isso para uma avaliação justa e mais próxima de ser entendida pelo usuário leigo.

      Em qualquer sistema, com um bom conhecimento técnico, podemos destravar vários recursos que são bloqueados pelos fabricantes. Por exemplo, no W10 Mobile é possível converter jogos e apps de APK para APPX. No iOS é possível usar o Cydia e ter muitas das funções existentes no Xposed. Aliás, em muitos aspectos o Xposed parece inspirado no Cydia.

      A avaliação focada em recursos padrões é mais justa porque evita de se fazer o que muitos sites fazem, “esquecem” de funções de outros sistemas de propósito. É algo negativo para a comunidade gamer.

      • Jack Silsan

        Parabéns pela neutralidade e sensatez nas palavras 👏👏👏👏👏👏

  • Cadê o tam tam tam?

    O único que eu queria era o 3, o resto não é tão importante!!

    • mobilegamerbr

      Tela apagada ou sem anúncios?

      • Shadow of Colossus

        acho que a possibilidade de ouvir música no youtube de tela apagada…
        a tempos eu anseio por algo do gênero, mas ter de recorrer a rooty, como outro usuário do Mobile Gamer disse, eh algo que esta fora das minhas limitações, já quase fiz uma vez, mas o medo de inviabilizar o aparelho falou mais alto.

        • Dario Coutinho

          Eu ia passar a dica do Black Screen Life, mas o Google já retirou o app da Google Play…aff.

          • Shadow of Colossus

            haha sem problemas
            já que existe um app que faz essa finalidade
            estarei dando uma pesquisa se existe outros, volto a falar por aqui se encontrar.

            Valeu Dario.

      • Cadê o tam tam tam?

        Não sei o que eu fiz mas no meu nen aparece mais anúncios!!!!! A tela apagada q eu quero!!

  • Raul Pereira

    Amigo no Android 6 pode mover os apps completamente pro cartão SD, faço isso no meu telefone de forma tranquila, não é mais uma exclusividade do WP, alias algumas fabricantes colocavam essa função nos aparelhos antes do 6, se não me engano a Xiaomi era um delas!

    • mobilegamerbr

      Funcionalidade chegou apenas recentemente no Android 6 (que atualmente está em poucos aparelhos).

      No Windows Phone, o recurso está presente desde o 8.1 e ao contrário do Android 6, não inviabiliza o uso do cartão de memória em outros devices.

      Concordo que o primeiro tópico não deveria estar lá. O post foi produzido há muito tempo e ficou na “geladeira”. Decidimos postar apenas pelo fato de que a grande maioria dos dispositivos Android ainda não estão sequer no Android 5.1.

      • Raul Pereira

        ok amigo, foi só pra avisar mesmo caso você tivesse deixado passar, mas entendi sim suas afirmações.

  • Harry Mason

    Pra mim se implementassem só a 4ª opção, já seria ótimo. Malditos jogos maiores de 1GB. Kkkk…

  • bruno

    Realmente seria muito bom se o sistema de atualização fosse parecido, mesmo com o MM ainda há vários aparelhos que continuam a ser lançados no Lolipop, a maioria desses nunca verá o MM de forma oficial

  • Silvio Silver

    Bom! eu atualmente uso Windows 10 mobile e estou gostando muito da experiencia que estou tendo com o sistema, não sou Fanboy de sistema nenhum, atualmente possuo um Redmi 2 pro e um Lumia 730 e os dois me atendem muito bem, tanto em aplicativos como em usabilidades, agora na questão das funcionalidades citadas na matéria e inegável o impacto que essas simples funções trazem para o SO da Microsoft, deixa o sistema muito mais versátil em relação ao Android, uma coisa que me irritou quando eu passei a usar o Redmi 2 pro, foi o fato de não existir a função de mover o App para o cartão de memoria, tanto e que tive que apelar para a gambiarra de root para fazer isso e também o fato do sistema fechar jogos e aplicativos na minha cara, dizendo que tal processo parou de funcionar, ate a Playstore já fechou na minha cara, isso porque o aparelho tem 2gb de ram, ou seja, tem coisas no Android que mesmo depois de muitas versões lançadas ainda continuam a ocorrer, engraçado que vejo varias pessoas criticando o sistema da Microsoft, mas mesmo em uma versão de teste o sistema parece mais bem desenvolvido em certas funcionalidades que no sistema do Google eu não sei porque a Google insiste em não por no sistema essas funcionalidades simples faladas na matéria, mesmo assim gosto dos dois sistemas me atendem muito bem!

  • Jack Silsan

    Por essas e outras que estou contente com meu Lumia 730

  • Pereira Gx

    so o fato de assistir sem anúncios já me agrada e usar o cartão de memoria do jeito que eu quero e uma boa. lumia 830 me agrada muito.