Chipgate: Entenda a polêmica envolvendo os novos iPhone 6S e 6S Plus

chipgate-iphone6s-1

No ano passado, quando a Apple lançou o iPhone 6 e 6 plus, ela foi atingida em cheio pelo #BendGate, polêmica sobre o fato da versão maior do aparelho dobrar facilmente. Há algumas semanas, uma nova polêmica tem envolvido os mais recentes iPhones, 6S e 6S Plus, trata-se do #ChipGate.

De acordo com alguns relatos, usuários tem notado diferenças de performance e duração de bateria em modelos praticamente idênticos de iPhone 6S. Mais o que esses usuários notaram, após usar um app para descobrir os componentes internos do aparelho, é que existem dois tipos de processadores distintos sendo vendidos pela Apple.

Seu futuro iPhone 6S pode vir com chip da Samsung ou TSMC. A polêmica começa pelo fato disso não poder ser escolha do usuário. Ou seja, você não saberá no ato da compra se o seu iPhone 6S tem chip da Samsung ou TSMC. E não acaba por aí, tem mais!

Publicidade

Segundo alguns relatos, existem diferenças mínimas –  mas existem – na performance dos aparelhos. Um iPhone 6S com chip da Samsung possui desempenho de bateria levemente inferior, e segundo vídeos no youtube (exemplo abaixo), esquentam mais. O chip da Samsung que equipa iPhone 6S e 6S Plus possui construção 96mm², enquanto o da TSMC possui 104.5mm².

Para saber qual chip vem no seu iPhone 6S ou 6S Plus, o usuário pode baixar um aplicativo gratuito na App Store chamado Lirum Device Info. Ele dirá apenas uma nomenclatura e o significado dela você encontra na tabela abaixo.

  • iPhone 6S – Samsung – N71AP
  • iPhone 6S – TSMC – N71MAP
  • iPhone 6S Plus – Samsung – N66AP
  • iPhone 6S Plus – TSMC – N66MAP

Bom, as diferenças podem ser pequenas, mas é o suficiente para incomodar usuários que gostam de saber exatamente o quê estão comprando. E você o que acha? Deixe o seu comentário!

Fonte: Phoneradar

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News