Analisamos Horizon Chase, o sucessor de Top Gear para Android e iOS

horizon-chase

Entenda como a produtora brasileira Aquiris conseguiu lançar um game de corrida atemporal, e que acerta em cheio a nostalgia de quem viveu a doce era dos consoles de videogame 16bits. Lançado para iOS (US$ 2,99) e confirmado para Android e Windows 10, Horizon Chase catapulta o jogador diretamente para a era de ouro dos videogames.

– No meu tempo de criança

Quando eu era guri e ia para aquelas locadoras que alugavam videogame por hora, era fácil ouvir de longe a trilha sonora hipnótica do clássico game de corrida Top Gear. A uns 30 metros da locadora, a gente já imaginava: “estão jogando, vamos ter que esperar”.

Sucesso avassalador, no Brasil, durante a década de 90, Top Gear foi recebido, no exterior, apenas como “mais um game de corrida”. Talvez por conta da sua semelhança com o seu “irmão mais velho” Lotus Esprit Turbo Challenge, lançado originalmente para o PC Amiga, no finzinho dos anos 80.

Publicidade
topgear_box
Joguei demais essa bagaça!

Mas no Brasil, Top Gear era recomendação certa para quem queria “jogar de dois”. Na época do lançamento do Super Nintendo por aqui, o game da Gremlin Graphics era a decisão de compra mais fácil de qualquer garoto. Barato, longo, fácil de jogar, músicas incríveis, o pacote completo de diversão em apenas 2 Mbits.

Top Gear, assim como jogos do Mario e Sonic, são games que praticamente todo mundo jogou. O clássico game de corrida ainda largava na frente por tratar de um tema universal que praticamente todo garoto curtia, carros! Além disso, ele era receptivo o suficiente para qualquer menina jogar também.

Nas antigas locadoras, Top Gear era o game preferido para ir "de dois'.
Nas antigas locadoras, Top Gear era o game preferido para ir “de dois’.

A influência do clássico Top Gear no Brasil vai além do público gamer. Podemos vê-la, ou melhor, ouví-la até mesmo na música. As melodias do Top Gear original, podem ser ouvidas até mesmo em forrós e tecnobregas.

– Por que não há novos “Top Gear”?

Muita gente não entende os motivos que levaram a franquia “Top Gear”, ir do sucesso ao desaparecimento. Primeiro foi a baixa aceitação de vários jogos tridimensionais da franquia, lançados para consoles da quinta geração, como o Nintendo 64.

https://www.youtube.com/watch?v=A2yO31TUqfg

Mas o principal motivo pelo qual não vemos mais jogos por aí é a seguinte, a marca “Top Gear”, pertence a um programa de TV do canal britânico BBC. Na realidade, o programa já existia quando o game foi lançado. A Kemco até tentou corrigir a coisa na versão Europeia do game, que se chamou “Top Racer”. O que obviamente não deu certo.

– Um clássico renascido

Sem qualquer possibilidade de um novo Top Gear, fica evidente que Horizon Chase é um, mais que digno, sucessor espiritual do nosso amado game. E então? Será que a produtora Aquiris soube honrar todas essas boas memórias da nossa infância. É com grande prazer que digo que sim!

horizons-chase-top-gear-2

É impossível jogar esse game e não lembrar imediatamente de Top Gear. Mesmo que você apenas tenha visto o clássico de passagem. Mas isso não significa que a Aquiris apenas ligou o “copiar e colar”. A produtora brasileira colocou uma boa dose de ideias originais, que vão do visual diferente, até a contextualização do game para as novas gerações.

– Trilha sonora de respeito

Quando soube que convidaram Barry Leitch, o autor das músicas de Lotus Esprit Turbo Challenge e Top Gear, minhas expectativas pelo game foram de 0 a 100 em menos de 5 segundos.

A trilha sonora do Horizon Chase faz jus ao legado de Top Gear. Mas, apesar de ser muito boa, de verdade, ela não se equipara a do clássico. Como Barry é autor das canções, pensei que rolaria uma compra embutida com as músicas de Top Gear 1, mas não foi o caso. Mas se você é um gamer de verdade, saberá como encontrar as músicas do primeiro Top Gear dentro de Horizon Chase.

Ainda assim, as melodias presentes no jogo e sua orquestração muito bem trabalhada, deixam um claro recado. Jogar sem fones de ouvido é um pecado.

– Quantidade de pistas e desafio genial

O jogo é dividido em 8 copas, cada uma delas se passa em um país, somando tudo dá 32 cidades diferentes e um total de 73 pistas. O estúdio Aquiris fez questão de incluir uma copa no Brasil com pistas em Brasília, Niterói, Salvador e Chapada Diamantina.

São 16 carros para jogar, começamos com o mais simples deles. O visual dos carros são inspirados em veículos clássicos e além de alguns muito parecidos com os carros do primeiro Top, é possível encontrar máquinas como um Delorean e muito mais.

horizon-chase-2

O desempenho dos carros são melhorados quando fazemos corridas bônus e então desbloqueamos peças que ajudam na performance dos carros.

– Visual Retrô e moderno ao mesmo tempo

O game utiliza um recurso estético premiado durante o ano de 2015 e caracterizado como tendência, o Low Poly. Da interface do Android novo a abertura do Fantástico, ao Low Poly foi algo largamente utilizado por várias empresas neste ano.

O fato da Aquiris adotar essa técnica para descrever o game para os nossos olhos, só demonstra a expertise do estúdio em produzir conceitos visuais de extrema qualidade.

Apesar e retrô, visual do game é muito bonito!
Apesar e retrô, visual do game é muito bonito!

Parece algo simples de implementar, mas o estúdio brasileiro criou todo o um conceito que rendeu um visual único para Horizon Chase. Além disso, há variações climática e de tempo que ajudam a enriquecer o visual do game ainda mais.

Além de bonito, Horizon Chase é um game que roda extremamente rápido. Mesmo em velocidade hipnótica (quem já jogou muito Top Gear vai entender), o game mostra uma estabilidade ímpar. A quedas de frame aparecem apenas ao rodar o game em aparelhos básicos como iPad 2 e iPhone 4S com muita coisa instalada.

– Jogabilidade da hora!

A jogabilidade de Horizon Chase é totalmente arcade. Entenda, é proposital a forma como os carros parecem obstáculos e como as curvas são fechadas, obrigam o jogador a reduzir para não bater ou decorar o trajeto.

Se por um lado o game não possui nenhum apego a simulação, por outro, não vá imaginando que ele é fácil. Basta apenas alguns minutos para perceber como fiquei enferrujado graças a jogos de corrida arcade atuais que são muito fáceis.

Variações climáticas são um dos destaques de Horizon Chase!
Variações climáticas são um dos destaques de Horizon Chase!

Para interação, o game oferece no total 7 layouts de controles. O mais simples deles tem aceleração automática e o jogador precisa apenas manobrar o carro, acionar os nitros e frear. Contudo, há configurações de todo tipo, incluindo até o uso de acelerômetro.

As corridas são feitas contra 20 carros. Começamos sempre em último e o objetivo, é claro, é chegar em primeiro lugar. As corridas são curtam, duram geralmente 3 a 6 voltas.

Além de carros clássicos, há também modelos inspirados em veículos recentes.
Além de carros clássicos, há também modelos inspirados em veículos recentes.

Horizon Chase pode ser considerado um misto de Top gear 1, 2 e 3000. No meio das corridas, o jogador precisa coletar dinheiro, nitro e gasolina. Não há os clássicos pitstop de Top Gear 1.

Assim como os clássicos, o fator replay de Horizon Chase é muito bom e graças a grande quantidade de pistas, o jogo rende muitas horas de diversão.

– Sem multiplayer nas versões mobile

Talvez um dos únicos pontos onde Horizon Chase fica aquém das expectativas é no quesito multiplayer. A versão para iOS não conta com multiplayer local, e nem on-line. Há apenas uma opção para conectar a conta ao Facebook e disputar os tempos com os seus amigos.

Como o multiplayer local era um dos elementos mais divertidos dos antigos games de corrida dos consoles 16bits, não há como não sentir falta desse elemento para fechar Horizon Chase com chave de ouro. Até entendo que é um elemento até descartável em jogos mobile da atualidade. Mas por ser um jogo pago e com qualidade fora do comum, Horizon Chase poderia quebrar esse péssimo hábito dos games mobile mais recentes.

– Conclusão

O carinho que o estúdio Aquiris colocou em Horizon Chase transborda em cada pixel exibido na tela. Esteticamente bonito, desafiador, divertido. Horizon Chase é um excelente game de corrida. A experiência de jogar é ainda mais gratificante se você for veterano do gênero e tiver segurado o “X” boa parte da sua infância.

+Prós

  • Visual bem pensado e bonito
  • Músicas excelentes
  • Jogabilidade clássica portada perfeitamente para um jogo móvel
  • Dificuldade na medida

-Contras

  • Sem multiplayer na versão para iOS

Nota 9/10

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News