Nova Apple TV: a invasão dos jogos de celular na sala de estar

apple-tv-games-1

Foi um longo caminho até a Apple finalmente atualizar o seu setupbox, a Apple TV. Considerada um “hobby” por Steve Jobs, o dispositivo que coloca o mundo da Maçã em sua TV, acaba de receber uma nova versão com destaques para a assistência virtual, Siri, e vejam só, games!

Chegou a hora da Apple TV focar em games?

A nova Apple TV vem com hardware melhorado, um belo upgrade em relação ao modelo anterior. Confira as especificações.

  • Sistema operacional: tvOS (baseado no iOS 9)
  • Processador: Apple A8 de 64 bits
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB
  • Conectividade: WiFi, Bluetooth 4.0, Cabos HDMI e Ethernet
  • Sensores: Acelerômetro e giroscópio
  • Bateria: 3 meses sem precisar de recarga

Além das diferenças sob o “capô”, a Apple TV recebeu um novo controle, com um touchpad e sensores de movimento. Durante a apresentação foram utilizados jogos casuais como Crossy Road e Beat Sports.

Publicidade

Crossy Road já é um velho conhecido nosso. O game de ajudar personagens quadrados a atravessar ruas, ganhou uma versão para Apple TV com direito a multiplayer, onde o outro jogador pode utilizar um iPhone ou iPod Touch.

Beat Sports é um game da Harmonix, a mesma de jogos como Dance Central e Rock Band. Misturando esportes e músicas, o game com conceito único, possui um modo de jogar bastante conhecido. Semelhante a jogos de esportes do Nintendo Wii, a jogabilidade de Beat Sports afirma de forma irônica o foco a Apple, os jogadores casuais. (Irônico, por que esse tipo de jogabilidade não tem nada de inovadora).

Não foi apresentado nenhum tipo de jogo a nível de consoles de última geração, mas as possibilidades de uso da Apple TV para games, são praticamente limitadas apenas pela própria Apple, haja vista que o dispositivo tem Bluetooth (para joysticks) e conjunto de hardware potente para rodar games do iOS.

Vídeo da cobertura do canal Loop Infinito

https://youtu.be/zI1Oikr1kFQ?t=1h12m12s

Na apresentação da Apple foi possível ver apenas games que possuem interação simples, como toques e swipes com uma única mão. Esse tipo de jogos são muito comuns na App Store e podem ser facilmente jogados utilizando apenas o controle da Apple TV. Dentre os games, podemos ver: Asphalt, Rayman Adventures, Galaxy on Fire, Disney Infinity e outros. Porém, logo ali, era possível ver o shooter com gráficos de Playstation 3, Afterpulse. Indicando que a Apple pretende ir além.

Também foi destaque na apresentação a menção ao App/jogo brasileiro Playkids, um dos apps mais baixados na App Store Brasil, e que é também um sucesso internacional.

– Entendi, mas qual a importância da Apple TV?

Ficou evidente que a investida da Apple em um console de jogos, foi bastante modesta. Porém, é interessante ver como o mercado reagirá a novidade. Afinal, uma coisa são miniconsoles Android – excelentes, por sinal – mas com péssima distribuição e marketing, e outra totalmente diferente é a Apple investir nesse mercado. Sendo ela, a dona da plataforma mais lucrativa para desenvolvedores.

Vai ser interessante ver os próximos meses, e também, ver como o mercado de games irá receber essa novidade. E você? O que acha? Deixe o seu comentário.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News