PES ressurge nos celulares com Club Manager e Flick, mas não empolga

pes-club-manager-1

Quer saber a triste realidade dos jogos de futebol para smartphones? Os melhores jogos do gênero não existem mais (PES 2012 e FIFA 13). Agora, temos que conviver com games grátis para Android e iOS como PES Manager e PES Flick, lançados recentemente pela Konami. Nessa nova incursão nos “mobiles”, falta inspiração e sobra mesmice. Mas ninguém reclama, afinal é tudo “di grátis”.

– PES Club Manager (Android e iOS)

O primeiro jogo de PES lançado nesta semana foi PES Club Manager. O game de gerenciamento e administração de clubes segue à risca a cartilha de games do gênero, com destaque para a possibilidade de jogar com clubes brasileiros, mas não há muito deles.

Publicidade

pes-club-manager-5

Club Manager tem um bom tamanho, quase 1GB e contém gráficos em 3D. Mas como se trata de um game de gerenciamento, não espere uma experiência completa. Não é possível, por exemplo, controlar os jogadores durante as partidas, o máximo que pode-se fazer é passar instruções através de botões na parte inferior da tela.

Apesar disso, PES Club Manager é um jogo “OK”. Como se trata de um game com vários recursos online como atualizações de estatísticas de jogadores e etc, ele precisa de conexão constante com a internet. A boa notícia é que ele ganhou uma atualização e está todo em português.

– PES Flick (Android e iOS)

O outro game lançado nesta semana foi PES Flick. O estranho desse lançamento foi o enfoque que a Konami deu a final da Liga dos Campeões da Europa, que acontece no sábado, 6 de junho. Contudo, o game não apresenta todos os clubes Europeus que participam da Liga. Falta, por exemplo, o Barcelona, que disputa a final amanhã, contra o Juventus.

pes-flick-android-ios

Assim como PES Club Manager, Flick também exige conexão constante com a internet. Isso é algo estranho, já que Flick é apenas um joguinho casual de chutar ao gol de diversos lugares diferentes. Quer um jogo melhor offline? Experimente Flick Shoot 2 (Android , iOS, Windows Phone).

Parece que vai levar um tempo para a Konami trilhar seu caminho de novo ao topo. Ou pelo menos figurar ao lado de FIFA 15 (Android , iOS, Windows Phone). Afinal, há vários bons jogos de futebol nos smartphones como por exemplos Dream League Soccer (Android , iOS, Windows Phone).

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News