Análise: Sonic Runners é tão ruim que dá pena

sonic-runners-1

Sonic Runners é um jogo para Android e iOS, que fará você fazer a seguinte pergunta: “Por que esse jogo existe?”. A SEGA já possui um game de correr com o ouriço e seus amigos – Sonic Dash – e Runners adiciona muito pouco a franquia e ao gênero “Endless Running”. Com design confuso e um apetite estranho por internet, Sonic Runners é quebrado, e cheio de falhas que precisam ser consertadas urgentemente.

– Por que Sonic Runners?

Desenvolvido pelo Sonic Team, a equipe que faz os principais jogos do Sonic para consoles de videogame, Sonic Runners decepciona a um ponto que ficamos nos perguntando, Por quê? Ao criar Sonic Runners, a SEGA entrou em um terreno perigoso, o de subestimar a inteligência da sua própria audiência, colocando o jogo no mesmo patamar de Mega Man Xover.

Sonic Runners tem poucos elementos atrativos. Tudo começa na tremenda dor de cabeça que é iniciar o jogo. Há atualizações diárias, quedas de conexão e rebalanceamentos desnecessários. E para quê? Estamos falando de um simples jogo casual de correr que a equipe Sonic Team fez questão de deixar desnecessariamente complexo. Ainda assim, fazem todo um malabarismo com um jogo que não se traduz em mudanças. Apenas em microdownloads diários irritantes. Jogar off-line, esqueça!

Publicidade

sonic-runners-2

Um bom exemplo de jogo desse gênero é Banana Kong. Tudo que a SEGA tinha que fazer era adaptar a jogabilidade com um sistema de bosses para que o jogo ficasse realmente interessante. E Sonic Runners até tem isso, chefões! Mas estraga tudo com três tipos de scores diferentes (pra quê?). A coisa fica tão complexa que não há aquela sensação de competição visceral que temos em joguinhos como Flappy Bird ou até mesmo Subway Surfers e espere… Sonic Dash!

– Toneladas de coisas inúteis

O tutorial inicial de Sonic Runners é estressante. É preciso vários toques na tela, navegando por opções que você não quer ver agora e diálogos irritantes desnecessários. A partir daí você precisa apenas tocar na seta no topo da janela para dispensar o blábláblá inútil. Mas… não será apenas sim, que você consegue ir direto para o jogo. Em todas as seções há uma tonelada de pop-ups inúteis quase pedindo para você NÃO jogar.

sonic-runners-3

Um exemplo clássico é a roleta de prêmios. Ela não te dá nada útil e existe apenas para ficar na mesma linha do botão “Play” (usado para ir direto às missões). Isso faz com que o objetivo principal dela seja fazer você perder moedas virtuais para tentar forçar o jogador a gastar um pouco de dinheiro de verdade.

Sonic Runners é um verdadeiro pesadelo de interface. O visual dos menus é completamente quebrado, aparentemente de propósito, para que o jogador clique em opções de compra. Outro problema dos menus é que eles são “pesados” e apresentam constantemente a mensagem ” Connection Error”, indicando que o jogo está fazendo um monte de coisas desnecessárias.

sonic-runners-4
Para quê tantos diálogos. Até o Knuckles tá de saco cheio.

 

– O que há de bom?

Sonic Runners é um game de endless running em 2D com rolamento lateral e um sistema de missões que cria a ilusão de fases. O game pega emprestado coisas de outros jogos do gênero como Banana Kong e adiciona chefes com mecânicas que variam conforme a distância que o jogador já percorreu. Os combates contra os chefes são uma das partes boas do jogo, contudo, algo estranho acontece se você errar um salto e se adiantar ao chefe. Ao fazer isso, o chefe da fase vai para trás e desaparece, deixando você sem entender nada.

sonic-runners-5

Então o que há de bom em Sonic Runners? Temos todo o elenco de personagens de Sonic, com um visual que lembra Sonic Colors do Nintendo DS. A mecânica de saltar três vezes seguidas é uma boa ideia, e cria muitas possibilidades para manter o jogador jogando mesmo ao errar um salto. O jogo apresenta um bom visual, bastante colorido, e áudio bacana.

Sonic Runners é um caleidoscópio de referências para os amantes de longa data de Sonic, com direito aos Wisps de Sonic Colors que irão acompanhar você durante todo o jogo, fornecendo ajudas e power-ups. Personagens de Sonic Knights como Chip e Caliburn também aparecem. Além disso, como personagens jogáveis, podemos contar com praticamente todos os personagens que já foram uma vez controláveis em jogos do Sonic como Shadow, Amy, Knuckles e etc, tem até aquele crocodilo de Chaotix (32X), lembra dele? Cada um possui uma habilidade única.

 

– Conclusão

Sonic Runners tinha uma ótima primeira impressão, mas está muito longe do que os trailers anunciam. O jogo atualmente está quebrado, com muitas coisas desnecessárias e sem apresentar claramente ao jogador suas missões diárias. A história é complexa e inútil para um jogo casual e serve apenas para entupir a tela com pop-ups. Confuso e sem objetivo, seria melhor a SEGA tratar de consertar seus jogos para Android e iOS, como Sonic Dash e Sonic Racing Transformed, que enfrentam sérios problemas de compatibilidade, principalmente no Android.

+Prós

  • Nostalgia pura para os fãs do ouriço
  • Mecânicas interessantes nas batalhas contra chefes

-Contras

  • Exige muita internet
  • Atualizações constantes e chatas
  • Interface e menus complexos demais
  • Muitos diálogos inúteis
  • Micro transações

Nota 3/10

 

Ficha Técnica

Plafaformas: Android 4.0+iOS 7+

Tamanho: 431 MB

Idioma: Inglês

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News