Snapdragon 810 não esquenta nem com games ou filmagem em 4K

qualcomm-snapdragon-810-mdp-sg-8-600x308

O mito que a Samsung criou de que o processador (SoC) da Qualcomm, Snapdragon 810 esquentava demais, e por isso não seria usado no novo Galaxy S6, foi desmentido. Primeiro pela LG e agora testes realizados pelo site Slashgear demonstram que o SoC, na realidade, esquenta menos que a Snapdragon 801 (do Galaxy S5).

Segundo os primeiros benchmarks, o processador não esquenta (na real esquenta pouco), e tem uma performance impressionante em games e filmagem de vídeos em 4K. O site Slashgear teve acesso a um dispositivo preparado para testes, um Qualcomm Mobile Developer Platform (MDP). Eram dois dispositivos, um tablet com tela 4K, 4GB de RAM e um smartphone com tela de 2K e 3GB de RAM.

– Snapdragon 810

Publicidade

Snapdragon_810_SoC1-600x310

O que é o Snapdragon 810? É um SoC (System tem on Chip) que engloba tudo que há de mais moderno, por enquanto, em termos de tecnologia mobile. O SoC vem com a versão mais moderna da CPU Qualcomm: um chip octacore (8 núcleos) com arquitetura 64 bits, Memória RAM LDDR4 com Dual Channel 1600mhz, GPU Adren 430, chip com suporte a duas telas, uma 4K e outra normal, Processador Multimedia exclusivo para filmagem em 4K (utilizando o codec H.265) e ainda a tecnologia Dual ISPs que permitem fotos acima de 21 MPs.

– Desempenho Monstruoso

Bom, vamos traduzir toda a sopa de letrinhas do tópico anterior. Como isso representa em desempenho? Utilizando como parâmetro o benchmark mais popular, o AnTuTu, vamos que o MDP com Snapdragon 810, marca incríveis 52102 pontos. É um bom desempenho para um smartphone, mas para o tablet, pode não ser tão “monstruoso” assim, pois provavelmente o Tegra X1, irá marcar algo bem acima dessa marca.

qualcomm-snapdragon-810-mdp-benchmarks-sg-11-1280x720-tile

Como a GPU hoje em dia cuida de grande parte das funções de um smartphone, é dela que vem o gerenciamento de telas 4K e também da compactação dos vídeos gravados. Mas como nosso assunto aqui é games, vamos falar de shaders. A Qualcomm apresentou uma demo incrível utilizando os recursos mais avançados, incluindo, segundo eles, olhos perfeitos para personagens em 3D. Segundo o site Slash Gear, ficou um pouco dentro do chamado “Uncanny Valley” (quando a pessoa estranha o 3D por ser muito real), mas como a ideia é mostrar a tecnologia e não o talento dos modeladores, o efeito só será posto à prova quando as produtoras começarem a lançar os jogos.

O desempenho é impressionante. Porém, nada que faça você ter que vender seu Galaxy S5 ou LG G3 às pressas.

– Tá, mas isso aí vai fritar no meu bolso

snapdragon-810-temperatura

Ah tio, mas isso aí não foi rodando jogos? Foi sim! Rodaram o jogo Asphalt 8 com todo tipo de recurso visual ativado, por mais de 30 minutos. Segundo o site, o Snapdragon 801 começa a registrar picos de 45°C depois de 15-20 minutos de jogatina (agora você entende por que muitos jogos mobile tem partidas curtas?), mas o Snapdragon 810 nunca passou dos 40°C.

Há ainda um truque preparado pela Qualcomm. Segundo ela, há um sistema que reduz o clock do dispositivo quando a temperatura está muito alta, quando passa dos 45°C, por exemplo. Isso, além de aliviar as mãos do consumidor, ainda garante que a bateria não seja drenada muito rápido.

– E a Samsung? Vai ficar chupando o dedo?

Desde o lançamento do Galaxy S5, a Samsung e a Qualcomm andaram se “estranhando”. Recentemente, com o anúncio de que não usaria o Snapdragon 810 no Galaxy S6, a Qualcomm, que forneceria o chip para a Samsung, chegou a emitir uma nota de que teria um ano fiscal abaixo do esperado devido ao fato de que não iria mais fornecer chips para a Samsung.

galaxy-s6

Mas na realidade, a Samsung está à procura de criar seu próprio “Monstro”, o Exynos Octa 7420. Surgiram alguns números de benchmark na internet, mas nada confirmado oficialmente, apenas as especificações do Samsung Galaxy S6 apareceram no AnTuTu. O aparelho parece mesmo matador com tela QHD (1440×2560 pixels) de 5.1 polegadas (só 5.1 será?) 3GB de RAM e GPU Mali-T760.

Fonte: Slashgear

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News