Windows Phone em queda e Android cada vez mais no topo

pesquisa-brasil-kanda

Está cada vez mais difícil a situação do sistema Windows Phone no mundo inteiro. Depois de uma ligeira aceleração nas vendas em 2013, a adoção ao sistema caiu no mundo todo, inclusive no Brasil, é o que revela uma pesquisa realizada pela Kantar Research, no mês de agosto deste ano. Por aqui, a queda foi tão acentuada que o iOS passou, e agora possui a segunda posição. Enquanto isso, o Android segue isolado com (ridículos) 89,1%.

A dominação do Android no Brasil é tão grande, que só para você ter uma ideia, é quase a mesma que a do Windows nos desktops, onde o sistema da Microsoft está presente em 91% dos computadores pessoais. No cenário brasileiro, ficam apenas 5.2% para iOS e 3.8% para Windows Phone.

Mesmo com celulares de ótimo custo-benefício, como Lumia 630, e o próximo lançamento da empresa no Brasil, Lumia 730, a Microsoft segue perdendo aqui, Por quê? Parte do motivo pode ser atribuída à venda de aparelhos usados no Brasil. Muito donos de iPhones venderam seus aparelhos e trocaram por modelos mais recentes. Em sites de leilões e grupos de venda nas redes sociais, é grande a comercialização do iPhone 4, aparelho defasado, mas ainda bastante desejado. Você consegue encontrar o aparelho à venda até mesmo em camelôs (só Deus sabe a procedência) .

Publicidade
venda-usados-iphone-mercado-livre
“Reciclagem” de iPhones usados no Brasil, é grande (Foto: Reprodução)

Apenas para deixar claro, o iPhone 4 não receberá mais atualizações do sistema e ficará no iOS 7.1. Apenas iPhone 4S e posteriores receberam atualização para a nova versão do sistema o iOS 8 que já está na versão 8.1.

– Amadurecer o quê?

Muitas pessoas falam que ainda falta “amadurecer” o ambiente do Windows Phone e eu acho essa afirmação completamente errada. O Windows Phone já é um sistema bem enxuto, que possui qualidades que rivalizam com Android e iOS. A versão 8 trouxe um novo core que, além de deixar o SO mais rápido, trouxe um ambiente muito mais fácil para os desenvolvedores. Então o quê está faltando então?

Já faz quatro anos que o Windows Phone 7 foi lançado e com a atualização para 8.1, ele já está mais do que maduro, o problema reside na apresentação do produto e não na qualidade do sistema operacional.

A “apresentação” do Windows Phone é tão fraca que apenas na versão 8.1 do sistema, a Microsoft liberou um aplicativo para você “ver” as coisas como se estivesse no PC, algo como um “Windows Explorer“.

Gerenciador de Arquivos não vem instalado no sistema, é preciso baixar (Foto: Reprodução)
Gerenciador de Arquivos não vem instalado no sistema, é preciso baixar (Foto: Reprodução)

O Files (Arquivos na WP Store brasileira) pode ser encontrado e baixado de graça apenas por quem tem a versão 8.1 do Windows Phone. Com ele, é possível acessar facilmente fotos, vídeos, downloads sem precisar sair procurando em um app específico. Isso é algo que deveria vir desde a primeira versão do sistema!

“Sua funcionalidade deveria ser padrão do SO Windows Phone, não faz sentido ter que baixar um app que organiza arquivos uma vez que deveria ser default”

(Comentário de um usuário do Windows Phone)

– Apresentação fraca

Para mim, o maior problema infelizmente está na interface do sistema. Não me leve a mal caro usuário do WP, a interface é excelente, linda e muito bacana. Porém, apenas depois de uma pequena apresentação, é que o usuário leigo se convence de que ela é realmente boa. É preciso apresentar onde ficam as coisas, o que são aqueles blocos e mostrar como fazer algumas funções básicas. Retirar os ícones foi um enorme golpe para o usuário comum.

Ah você não acha? Então o que você me diz da baixa receptividade do Windows 8 nos desktops, e do fato da Microsoft voltar atrás e adicionar novamente o velho botão “Iniciar” no Windows 10. Isso não foi à toa, jovem. Os usuários queriam o “velho iniciar” e não uma interface totalmente remodelada. O mesmo acontece com o Windows Phone, o usuário leigo vê um aparelho com Windows Phone e pensa: “não sei mexer nisso”, “como liga?” “vou comprar um Galaxy ou Moto G que é mais fácil”.

Modelos muito coloridos tem afastado o consumidor quer deseja visual "premium" (Foto: allaboutwindowsphone.com
Modelos muito coloridos tem afastado o consumidor quer deseja visual “premium” (Foto: allaboutwindowsphone.com

Outro grande problema do Windows Phone está  na parte de fora. Com visual alegre e jovial, nenhum dos dispositivos atuais tem aquele acabamento premium que muita gente que compra aparelho top espera. Até mesmo o Lumia 1520 deixa a desejar nesse aspecto, com bordas pontiagudas e versões muito coloridas.

– Last in Line

Sendo o último na corrida dos smartphones (convenhamos, Blackberry não conta) o Windows Phone perde espaço pela incapacidade da Microsoft de ver o óbvio, deixar o sistema mais confortável para o usuário. Além disso, a falta de aparelho com aparência “premium”, prejudica também, pois não há “aquele” smartphone com Windows Phone que é o desejo de qualquer consumidor. Já está mais do que na hora da Microsoft criar um “Lumia X” ou algo parecido, ao invés de lançar mais aparelhos ultracoloridos com números na nomenclatura que usuários leigos vão conseguir sequer lembrar.

Fonte: Kanda Research

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News