Tablets Android correspondem a 96% do mercado brasileiro

ipad_brasil

Por mais que o iPad seja imbatível na qualidade, parece que os consumidores brasileiros estão preferindo produtos de menor “valor agregado”, mas com um preço acessível. A prova disso é a recente pesquisa do IDC Brasil (International Data Corporation) que demonstra que a cada 100 tablets vendidos no Brasil, apenas 4 dele poderiam ser um iPad.

Essa vitória esmagadora da plataforma da Google se deve aos tablets de baixo custo, na faixa que vai de, acredito, R$ 250 até 500 reais. Tais tablets podem oferecer uma experiência comprometida, e em muitos aspectos ruim, porém a verdade é que para usos básicos, tais limitações são até aceitáveis. Os números são referentes ao período entre julho e agosto e agosto deste ano.

Outro dado curioso que a pesquisa aponta é a contração que o mercado de tablets começa a sofrer no Brasil, algo que já vem acontecendo no mundo inteiro. Enquanto no mês de julho houve alta de 17% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, em agosto houve queda de 3%. Essa redução na procura, pode ser explicada pelo popularização dos Fablets.

Publicidade

Outros dados curiosos do IDC mostra que a venda de celulares comuns (com e sem Java) ainda representam 1/4 da venda de aparelhos móveis no Brasil. Que coisa hein? Parece que ainda veremos algumas pessoas jogando em celulares Java por aí.

– Simples mas eficazes

Voltando ao assunto dos tablets, minha experiência pessoal com esses tablets de baixo custo me leva a crer que eles são comprados geralmente como “presente” ou apenas para consumo de conteúdos web e Facebook. Raramente vejo pessoas interessante em tablets assim para jogos ou qualquer outro tipo de conteúdo que exija grande poder de processamento. Até mesmo para ver vídeos e filmes em FullHD, alguns modelos básicos dão conta.

O grande porém deste tipo de tablet mora na qualidade de construção. Muitos deles apresentam problemas depois de algum tempo, então é sempre bom comprar as marcas que oferecem garantia de pelo menos um ano.

Via Manual do usuário

Leia Mais:

Venda de tablets e PCs desabam e consumidores se voltam para a novidade: os Phablets!

Nvidia anuncia Tablet com Tegra K1 e foco em jogos para Android

Análise: Tablet Dual-Core New Link 7″ Surfer

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News