Episódio de South Park mostra como os jogos Freemium são feitos

south-park-s18e06-freemium-isnt-free

O episódio de South Park que foi ao ar ontem (05) à noite (você pode assistir, em inglês, aqui), representa de forma divertida como os jogos Freemium são feitos, mas diferente de outros episódios exagerados, o que acontece nos minutos iniciais de “Freemium isn’t free” é uma explicação mais que fidedigna de como esses “jogos grátis” são criados.

[Spoilers – Cuidado]

No episódio, Stan está viciado no jogo mobile de Terence and Philip, um joguinho de construção com compras embutidas, curiosamente muito parecido com o jogo de “Uma Família da Pesada”, que inclusive foi criticado (pela mídia especializada) por ser muito “freemium”.

Publicidade

O “príncipe” e o Ministro de “mobile gaming” do Canadá explicam para Terence and Philip como os jogos Freemium funcionam. Segundo eles, os jogos são feitos para serem “ocasionalmente” divertidos, dando ao jogador a impressão de que se gastar algum dinheiro irá se divertir mais. Calma que tem mais, posteriormente, eles explicam como os jogos freemium “realmente” funcionam, arrancando altas quantias de 1% dos gamers, enquanto a maioria não gasta nada.. soa familiar?

south-park-s18e06-freemium-isnt-free-2

O episódio não é um dos melhores da season, mas com certeza é hilário para quem trabalha no ramo. Ele é quase um vídeo educativo para crianças demonstrando como os “jogos grátis” podem ser viciantes e gastar muito dinheiro.

Embora o assunto não seja novo, não deixa de ser engraçado a forma como ele foi abordado. Agora a parte triste é ver que a grande maioria dos jogos mobile realmente são assim, peças de software levemente divertidas que poderiam ser melhores, caso não fosse as compras embutidas e limitadores que buscam arrancar o dinheiro do usuário.

Já discutimos esse tema em vários posts, confira alguns deles:

Jogo Freemium: “é ruim, porque é grátis”

MG Explica: o que é um Jogo Freemium, Paymium e Premium?

Vice-presidente da Gameloft fala sobre a polêmica “Freemium”

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News