Apple substitui botão “Grátis” por “Obter” na App Store

app-store-bota-obter

Depois da Google, que retirou a palavra “Grátis” de sua loja de aplicativos, agora é a vez da Apple fazer o mesmo. Hoje (20), a App Store aboliu de vez a palavra “grátis” nas páginas de download dos aplicativos . Agora, no lugar do botão “Grátis” está o botão “Obter”.

Como todos sabem o sucesso do modelo Free-to-play/Freemium tem causado muitas controvérsias. Uma delas é a relação dos jogos grátis com as crianças, pois muitos games focados nesse público escondem compras embutidas. A medida visa também respeitar a lei em alguns países que ameaçaram colocar as lojas de aplicativos na justiça por essa “propaganda enganosa”.

Achei a solução meio confusa, poderiam ter usado uma palavra mais “popular” como “baixar”. Mas no fim o resultado é o mesmo, a conscientização para o consumidor leigo de que aquele app ou jogo não é grátis (é grátis para baixar).

Publicidade

A nova “solução” visa deixar a loja mais transparente, mas assim como na Google Play alguns “erros” podem acontecer. Um exemplo são os apps e jogos verdadeiramente grátis, como eles ficam? Pois há muitos jogos e apps que não possuem compras embutidas ou apenas exibem publicidade, é justo colocar eles no mesmo saco dos “malignos” freemiums?

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News