iOS 8: A Fragmentação “Programada” do iOS

ios8

Atualizar o seu iPhone e iPad para iOS 8 parece um bom negócio, mas só parece. Embora uma atualização do sistema seja sempre bem-vinda, a oitava edição do iOS vem com poucas novidades e muitas ressalvas para os aparelhos antigos. Segundo o site Ars Technica, muitos apps para iPhone 4S, iPad 2, 3 e Mini estão apresentando lentidão exagerada no iOS 8. Porém, esse não é o único dos problemas da nova atualização.

Caso seu iDevice seja de apenas 16GB, atualizar o sistema pode ser algo impraticável. O iOS 8 baixado direto do iTunes tem 1.1GB, mas há casos em que o seu dispositivo precisa de pelo menos 6GB de espaço livre, tornando impossível atualizar, sem ter um computador ou Mac por perto, para poder realizar o Backup antes.

 

Publicidade

ios-8-1

Em testes realizados pelo site Ars Technica, utilizar o iPhone 4S com iOS 8 exige uma boa dose de paciência, muitos apps estão lentos, confira a tabela abaixo.

ios-8iPhone-4s

Até mesmos sites especializados no iOS como iMore estão se questionando sobre o iOS 8. Pois o mesmo vem apresentando uma série de problemas no novíssimo iPhone 6. Problemas estes que vão desde bateria até erros na conexão com Wi-Fi.

A coisa só piora para quem tem apenas um dispositivo Apple. Muitas das novidades do iOS 8, como AirDrop e Handoff consistem justamente na integração do sistema com o Mac OS e outros dispositivos da Maçã. Para quem gosta de games e viu os impressionantes vídeos da tecnologia “Metal“, pode tirar o cavalo da chuva, pois o recurso é exclusivo para chips A7 e A8, ou seja, apenas para modelos lançados a partir de 2013, poderão usufruir da novidade, deixando de fora o iPhone 5C e iPod Touch de 5ª Geração.

Em resumo, a atualização para iOS 8 é recomendadíssima para dispositivos mais novos como iPhone 5S e iPad Air. Mas para quem tem dispositivos mais antigos é precisa cautela. Para quem tem iPhone 5 e 5C, a atualização é interessante para utilizar o teclado Swiftkey (Android) ou usar novos recursos da câmera (que já eram disponíveis via apps de terceiros). Porém, tenha em mente que a tecnologia Metal não irá funcionar nesses dispositivos.

– Fragmentação Programada

Em um caso raro, essa é a primeira vez que vemos a Apple dividir virtualmente a sua base de usuários. A Atualização do iOS 7 trouxe uma grande mudança visual e caiu bem até mesmo em dispositivos muito antigos, como iPhone 4.

Mas o iOS 8 parece só servir “como uma luva” em dispositivos mais recentes, lançados em 2014 e no ano passado, a saber, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air e iPad Mini Retina. A mesma atualização até piora o desempenho dos aparelhos antigos. Vi casos até de pessoas com iPhone 5 passando por problemas.

É notório também o fato de que a Apple, no Estados Unidos, não vende mais o modelo 4S do iPhone, modelo esse que ainda é comercializado no Brasil. Em outras palavras, o iPhone 5 e 5C são os novos modelos “Básicos” do iPhone, que são vendidos “de graça” em contrato de dois anos com operadora e, aqui no Brasil, custam aquele precinho que todo mundo conhece.

E assim, a Apple vai dando o seu recado para os usuários ‘renovarem’ os seus aparelhos se quiserem continuar a usufruir as novidades da plataforma iOS.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News