Inovação: O Futuro dos Jogos Mobile Segundo a Samsung

Samsung-Gear-VR

Nesta quarta-feira (03), a Samsung apresentou na IFA 2014 o seu evento, o Unpack 2014 Episode 2. Nele, várias novidades no campo da mobilidade como o Galaxy Note 4, o smartwatch Gear S e o Samsung Oculus Gear VR, um óculos de realidade virtual, foram anunciados oficialmente. As novidades mais quentes para muitos foram o smartphone Note 4 e relógio Gear S. Mas na minha singela opinião, óculos de realidade virtual Gear VR, é o grande destaque no quesito inovação.

Apesar da tecnologia de realidade virtual não ser novidade (e não é mesmo), a inovação trazida pela Samsung, recai de forma marcante sobre o mercado da mobilidade, onde nada era feito em larga escala comercial desde o fracassado Virtua boy da Nintendo.

E quem está trabalhando em parceria com a Samsung é nada mais, nada menos, que uma lenda no desenvolvimento de games: John Carmack. Para quem não conhece, John Carmak é co-criador de Wolfenstein 3d e Doom, jogos que moldaram os games moderno de tiro em primeira pessoa.

Publicidade

samsung-gear-vr-hands-on-sg-6-600x337

Criado em parceria com a empresa Oculus VR, O Samsung Gear VR é uma espécie de óculos de realidade virtual de “baixo custo”. Pois ao invés do usuário investir em algo mais caro, ele pode simplesmente comprar um acessório para o seu Galaxy Note 4. Isso mesmo! Para usar o Gear VR, você precisa do Galaxy Note 4.

Apresentado com toda pompa, o smartphone Galaxy Note 4 é a continuação da série de smartphones (verdadeiramente) top da Samsung. O aparelho é um dos mais robustos do mercado com dois processadores Quad-Core de 1.3 GHz e 1.9 GHz, totalizando oito núcleos, tela de 5.7 polegadas, 3 GB de RAM e resolução QHD (2k) de 1440 x 2560 pixel.

No geral, um belo upgrade do modelo anterior. Mas dessa vez, o Galaxy Note 4 trouxe um atrativo diferente. Uma tela levemente curva que faz todo o sentido nos óculos de realidade virtual Gear VR.

Confira o vídeo da conferência:

https://www.youtube.com/watch?v=VO6T4M4VMuk

Como a experiência não pode ser reproduzida, só podemos ficar com os relatos dos apresentadores de evento da Samsung. Segundo eles, o Gear VR dá ao usuário a impressão de uma tela de cinema IMAX, com a imagem a ser reproduzida cobrindo todo o campo de visão do usuário. O Gear VR permite uma experiência em 360º graus. Ou seja, caso você vire a cabeça de um lado para outro, a mídia, seja ela um filme ou jogo, irá acompanhar esse movimento.

O Samsung Gear VR pode ser controlado através de botões externos posicionados na lateral do aparelho. Há ainda uma interface touch na lateral do gadget que permite interação com uma interface, seja ela dentro de um jogo ou na reprodução de um filme.

John Carmak, co-criador de Doom, estava na IFA para apresentar o Samsung Gear VR (Foto: Oculus VR)
John Carmak, co-criador de Doom, estava na IFA para apresentar o Samsung Gear VR (Foto: Oculus VR)

No campo dos jogos, infelizmente nada foi mostrado ainda, mas segundo a Samsung, o aparelho já é compatível com alguns jogos e pode ser jogado através do seu controle joystick bluetooth, o Samsung Gamepad.

Segundo John Carmack, o Samsung Gear VR está sendo preparado para ter uma performance excepcional, extraindo tudo do poder de processamento do Galaxy Note 4, eliminando efeitos de blur e muito mais. Ainda segundo a lenda dos FPS, a interface dará preferência ao conteúdo, então esqueça notificações bobas, “zapzaps” e atualizações de apps enquanto você está assistindo um filme ou jogando com o Gear VR .

Não tem como não ficar feliz e parabenizar a Samsung pela inovação. Embora Realidade Virtual não seja um assunto novo, é muito interessante ver uma fabricante de smartphones investir em uma tecnologia que parecia estar destinada apenas a consoles de videogame e aos PCs. Trazer a Realidade Virtual para o campo da mobilidade, demostra a força dos smartphones como plataforma.

Galeria de imagens:

Imagens: SlashGear, Oculus VR e Samsung Tomorrow

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News