RIP! Nvidia desiste de projetar processadores para smartphones

nvidia-phoenix-tegra-4i

Se você tinha o sonho de ter um celular gamer com chip da Nvidia, pode esquecer. Em uma recente entrevista ao site CNET, o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, praticamente jogou a toalha, descartando qualquer possibilidade da sua empresa adentrar mais afundo no mercado de mobilidade.

Segundo o mesmo, o foco da empresa se dividirá entre dispositivos gamers como Nvidia Shield e dispositivos para carros. Isso significa que dificilmente veremos os jogos exclusivos de dispositivos com Tegra K1 em outros aparelhos com Android, como smartphones e tablets.

O motivo para a desistência da Nvidia, segundo o próprio CEO da empresa, é que há muita pressão no mercado para componentes mais baratos e que barateiem o preço final dos aparelhos. Neste cenário, a Nvidia tem perdido para fabricantes de SoC como Qualcomm (Snapdragon) e MediaTek (Mali), demonstrando um desempenho fraco em vendas e no interesse do público. Confira um trecho da entrevista quando lhe foi perguntado por que os Tegras tem falhado nos smartphones.

Publicidade

Nosso foco como uma empresa ainda está orientada para o desempenho. O mercado de telefonia móvel tradicional tem ido tão rápido que realmente os diferenciais se voltaram para o preço. Aí vê-se a pressão que a MediaTek está colocando na Qualcomm, e você pode ver a pressão que MediaTek está colocando em Marvell e Broadcom, e todas essas empresas. Adivinhe o Porquê? Eles são o fornecedores de menor custo. Eu acho que para telefones convencionais, há uma estratégia que realmente funciona no momento, que é o preço. Isso não é o nosso diferencial. Isso não é o que fazemos para viver.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News