GL to SD: Aplicativo para Android move facilmente o “DATA” dos jogos para o cartão MicroSD

GLtoSD-Android

GL to SD é um aplicativo para smartphones e tablets com Android que permite mover dados facilmente para o cartão MicroSD. O app é ideal para smartphones com Android 4.x onde a função de mover os dados dos aplicativos está bloqueada.

Uma das melhores vantagens de realizar o root em um smartphone com Android é a possibilidade de fazer truques com o cartão MicroSD. Ao contrário de apps como o Link2SD que exige a formatação e o particionamento do cartão MicroSD, o GL to SD é simples e pode ser usado por qualquer pessoa sem conhecimento avançado.

O que o GL to SD faz é enganar o sistema operacional Android, fazendo-o pensar que os dados dos jogos ainda estão no armazenamento interno.

Publicidade

 

– Mova facilmente jogos pesados para o cartão de memória

Para usar o GL to SD é muito fácil, mas é preciso ter acesso root. Uma vez permitido o acesso, basta instalar o aplicativo GL to SD. Seu funcionamento é muito simples.

Passo 1. Abra o aplicativo GL to SD e conceda privilégios root quando o aplicativo pedir

Passo 2. Escolha o jogo que deseja montar no cartão de memória. Para isso, toque no menu com três pontos na parte superior da tela.

GLtoSD-2

Passo 3. Alguns aplicativos podem aparecer duplicados, escolha sempre o que consumir a maior quantidade de Megabytes. Para escolher os aplicativos toque neles na lista que surgir.

Passo 4. Toque em “Mover” para que o processo comece. O ideal é não utilizar o smartphone enquanto ele está fazendo esse processo. Demora pouco, Movi os dados do Jogo Modern Combat 4 em apenas 10 minutos. Portanto seja paciente.

GLtoSD-1

Passo 5. Terminado o processo é só curtir os jogos. Além de games, o processo serve para outros apps que consomem muitos dados

 

– Avisos e dicas:

Os dados dos aplicativos só serão reconhecidos pelo Android quando o link estiver “Montado”. Isso é representado por um link azul no topo da tela. Clicando em desmontar você pode adicionar mais links ou seja, mover novos dados de aplicativos para o cartão MicroSD.

Quando for desinstalar algum jogo, é preciso que o link esteja montado. Assim, o Android irá encontrar os dados no cartão Micro SD e eliminá-los também. Caso o link esteja desmontado ao desinstalar algum jogo, os dados ficarão no cartão de memória, e você terá que remover manualmente.

 

Opinião

Em nossos testes o GL to SD se comportou muito bem, vários jogos funcionam sem demonstrar perdas na performance. Houve até o estranho caso do jogo Sonic Racing Transformed que não funcionou do modo normal e depois de enviado para o cartão de memória, passou a funcionar. O aplicativo GL to SD é simples, não é 100% garantido, mas é muito mais fácil de usar do que o Link2SD que exibe uma configuração inicial elaborada.

 

Link para Baixar no Android (Grátis)
Publicidade: Sim | Exige conexão com Internet: Não
Contém compras embutidas: Sim (apenas para retirar a publicidade)
Requer Android 2.3, 3.0,  4.0, 4.1 ou superior

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News