CES 2014: Conheça o Nvidia Tegra K1, o sucessor do Tegra 4

Nvidia-Tegra-k1

Durante CES (Consumer Electronics Association) 2014, a Nvidia apresentou o primeiro processador da família Mobile Kepler, O Tegra K1. O processador é o quinto da empresa desenvolvido para smartphones e tablets e contará com versões de 32 bits e 64 bits.

Como podemos ver na imagem acima, A versão de 32bits será um Quad-Core com núcleos a 2.3GHZ, enquanto a versão de 64bits contará com “apenas” dois núcleos, mas rodando a até 2.5GHZ.

Nós já falamos um pouco desse projeto em Julho. Conhecido anteriormente como projeto Logan, o Tegra K1 será o sucessor do Tegra 4 e trará um desempenho aos smartphones surpreendentes, pelo menos no que foi apresentado até agora.

Publicidade

A tecnologia por traz do Nvidia Tegra K1 é tão avançada que  irá permitir um salto gráfico nos jogos mobile, tornando a brincadeira tão próxima  aos  jogos de Playstation 3 e Xbox 360, que muitos sugerem que as capacidades do novo processador chegará perto até da atual geração de consoles.

A coisa é tão impressionante que a própria Nvidia fez questão de disponibilizar toda sua apresentação da CES 2014 no Youtube. Além de celulares e tablets, a Nvidia pretende comercializar o K1 em outro tipos de aparelhos “móveis”, os automóveis.

 

Tio, quando veremos esses processadores em ação?

Nem precisa dizer que mal o processador foi oficialmente anunciado e a criançada já sonha com novos smartphones e tablets. Como será o consumo da bateria e etc. Parece que nem o mesmo o diretor executivo da Nvidia sabe essa informação, já que não foi apresentado nenhum jogo com Unreal Engine no palco.

Havia apenas alguns protótipos rodando demos como a “Ira” (veja o vídeo acima). Para quem gosta da sopa de letrinhas, o Tegra K1 terá suporte a OpenGL 4.4, OpenGL ES 3.0 e, rufem os tambores,  DirectX 11!

A Nvidia promete um dispositivo “desplugado” para exibir o Tegra K1 em ação nos próximos meses. Mas não espere ver tablets e smartphones com o K1, inundando as lojas, em 2014. Afinal, Tegra 4, atual top de linha em processadores da Nvidia nem se popularizou, devido ao sucesso enorme do concorrente, o Qualcomm Snapdragon.

Corre Nvidia.

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News