Dicas para compras de celular e smartphone no Natal: fuja dos preços “inflados”

Passada a Black Friday, começou oficialmente os últimos dias de compras do ano, e com eles, o tiroteio da mídia tentando lhe convencer que precisa de um smartphone novo. Contudo, depois do ótimo ano de 2012 (isso mesmo, o ano passado), seja para Android, iOS ou Windows Phone, não houve qualquer tipo de novidade, em termos de inovação, que compense o usuário trocar seu celular top antigo. Ainda mais com o preço de alguns aparelhos ultrapassando a faixa dos R$ 3 mil reais.

Confira algumas dicas de aparelhos para comprar e para evitar neste Natal e fim de ano.

Modelos de 2012 estão entre as melhores opções para o Natal de 2013.
Modelos de 2012 estão entre as melhores opções para o Natal de 2013.

De fato, é possível perceber como toda a indústria busca atingir uma faixa especial de consumidores. E embora surjam smartphones com 3GB de RAM e Octa-cores, até o consumidor menos informado já percebeu o qual exagerado isso é. De fato é simples, basta perceber como Google, Microsoft e até a Apple então investindo em versões do seus sistemas que tenham cada vez menos “firulas”,  sejam mais otimizados e consumam menos RAM. O Android 4.4 KitKat é uma prova disso, assim como o iOS 7.

Alternativas extremamente baratas têm surgido como os smartphones Motorola D1, D3, Moto G, Nokia Lumia 525, Galaxy S3 Mini e outros. Todos numa faixa abaixo de 800 reais. A curiosidade é que antes, o usuário comprava um modelo básico sabendo que muitos jogos ou aplicativos não rodam. Hoje, os modelos básicos rodam quase todos os aplicativos e alguns com o mesmo nível de detalhes que os modelos top de linha.

Tops de linha não são mais essenciais para curtir tudo que há nas lojas de aplicativos.
Tops de linha não são mais essenciais para curtir tudo que há nas lojas de aplicativos.

 

Publicidade

Android: Os modelos tops nunca foram tão desnecessários

O ano de 2012 (sim, o ano passado!) foi um dos melhores em termos de lançamentos para smartphones: Galaxy S3, Note 2, Nexus 4 a lista é imensa. No mesmo ano,  Android 4.1 Jelly Bean se consolidou como um dos melhores sistemas operacionais para celulares do mercado. E com ele, o Android ganhou uma estabilidade pouco vista no Android 2.3. A inovação foi tanta que em 2013 houve poucos avanços e o Google adiou o novo Android 5.0 e trouxe apenas as versões com poucas mudanças, Android 4.3 e 4.4.

As fabricantes, como a Samsung e LG, bem que tentaram, mas a verdade é que não há grandes novidades nos novos celulares tops que justifiquem a troca. O Galaxy S4 é quase idêntico ao Galaxy S3 em uma olhada rápida e o LG G2 traz aquele botão tosco na traseira que só é justificado pelo fato da tela ser grande demais para a mão do usuário dar “a volta”. Porém, é um top com preço “justo” o que pode justificar aquele botão estranho.

Samsung Galaxy Note 3. O Galaxy com preço de iPhone 5S.
Samsung Galaxy Note 3. O Galaxy com preço de iPhone 5S.

Mesmo a resolução FullHD sendo uma boa novidade, ela não justifica o preço de modelos caros como o Galaxy Note 3. E no combo com excêntrico relógio Galaxy Gear nem preciso dizer com você será bem recebido ao prestar uma prova de concurso, por exemplo.

E para quem não faz muita questão da altíssima resolução de 1920×1080 pixels, os tops do ano passado (com telas de 1280×720 px) estão com preços abaixo de mil reais. Até os mid-ranges (modelos medianos) são uma opção interessante. Por quê? O motivo é simples, até celulares medianos como Galaxy S3 Mini, rodam quase todos os jogos existentes na Google Play e sem pedir pinico.

Isso tudo roda em um aparelho mediano do ano passado (Foto enviada pelo leitor Geovane Almeida)
Isso tudo roda em um aparelho mediano do ano passado (Foto enviada pelo leitor Geovane Almeida)

 

iPhone 5S e 5C? Nem pensar!

Este ano, nem os maiores fãs da Apple concordaram com os preços dos novos iPhone 5S e iPhone 5C no Brasil. Muito mais caros que os modelos anterior, há muito pouca novidade que traga uma real mudança para o usuário comum. É senso comum que o iPhone 5 perde em muito pouco para o 5S em comparação com a evolução trazida pelos “S” anteriores. O caso é tão sério que nem a câmera foi alterada, permanecendo com 8 megapixels.

Confira esse vídeo review muito legal do Canal LoopInfinito

Se até mesmo os especialistas em Apple não viram necessidade em um iPhone 5S, quem sou eu pra discordar.

Em games, o iPhone 5S tem desempenho quase idêntico ao modelo anterior, mudando apenas o tempo de carregamento. Quanto ao 5C, nem preciso dizer que comprar o modelo anterior ainda livra o usuários de não ser obrigado a usar aquelas cores exageradas.

Para o usuário comum, que quer apenas ter um iPhone, até o iPhone 4 (Sim, o de 2010!) ainda continua sendo uma opção interessante, mais barata. Recentemente utilizei um iPhone 4 de um parente e vi o iOS 7 rodando no aparelho. A última vez que tinha usado um iPhone 4 tinha sido no começo do ano. Que diferença! O aparelho é praticamente outro. O iOS 7 não trouxe grande avanços nos jogos, mas renovou bastante a interface.

iPhone 5C, um dos micos do ano!
iPhone 5C, um dos micos do ano!

Por mais “idoso” que pareça, o iPhone 4 é um smartphone interessante para quem não é muito ligado em tecnologia e quer ter apenas acesso a internet e usufruir da boa qualidade da câmera para gravação de vídeos e fazer boas fotos. O iPhone 4S então é outra boa escolha como uma dos celulares mais baratos da Apple.

 

Windows Phone chegou, chegando…

Cada vez mais se reafirmando como a segunda opção dos brasileiros quando o assunto é smartphone. Os celulares com Windows Phone foram os únicos que trouxeram grandes novidades em relação aos modelos do ano passado. A definição HD e FullHD chegaram ao sistema ao mesmo tempo que vários jogos da Gameloft chegaram, compensando a falta de lançamentos.

Lumia 920 é uma opção interessante de Windows Phone sem custar uma fortuna.
Lumia 920 é uma opção interessante de Windows Phone sem custar uma fortuna.

Se você não é fã de fotos, ou de telas gigantes como a do Nokia Lumia 1520, há opções mais baratas. É possível aproveitar tudo que o Windows Phone oferece em smartphones, como o Nokia Lumia 525 ou Lumia 920, este último, uma ótima opção com médio poder de processamento (ironicamente lançado no ano passado).  Montamos recentemente uma lista com os melhores jogos para Windows Phone, confira.

E você? Vai trocar ou trocou de smartphone? Dê seu relato nos comentários se está gostando ou não do seu novo aparelho.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News