Mundo Bizarro: Patente quebrada no Android sustenta divisão do Xbox da Microsoft

XBOX-Android

Uma patente quebrada pelo Android tem gerado dinheiro suficiente (2 bilhões de dólares) para esconder grandes perdas que a Microsoft esteve tendo esse tempo todo com o Xbox 360, Windows Phone e Skype. Está é de longe a notícia mais estranha que li este ano em termos de tecnologia, mas ao que parece, várias fonte confirmaram  como verdade! Entre elas, sites de renome como Reuters e Bloomberg.

Segundo analistas, a Microsoft tem perdido bilhões de dólares com o negócio do Xbox. Outra notícia que tomou a internet de assalto foi a possibilidade de um futuro substituto de Steve Ballmer, vender a divisão do Xbox para outra companhia, a fim de “enxugar” a gestão do negócio.

“Se começarmos com a análise de que as divisões de dispositivos e entretimento tiveram renda de 2 bilhões de dólares graças royalties do Android, e que isso representa 95% do seu faturamento, podemos concluir que Xbox,  Windows Phone e Skype perdem cerca de 2,5 bilhões por ano, e estima-se que a plataforma Xbox pode ser responsável por perdas de 2 bilhões de dólares, sozinho ” , disse Rick Sherlund, analista da Nomura, empresa de análise de risco e negócios. ” Isto é contrário ao senso comum , pensamos que os investidores não percebem o quão extenso os custos operacionais são para este negócio e esses custos estão sendo escondidos pelos royalties do Android que são extremamente rentáveis. ”

Publicidade

A patente infringida e que vem rendendo essa bolada que sustenta o negócio “falido” do Xbox, era uma em especial que garantia a Microsoft o direito de desenvolver sistema operacionais móveis para empresas como Acer, LG, Samsung, e HTC.

 

 Comentário do Dário

A Microsoft tem se atrapalhado ao longo dos anos para acompanhar o nível de inovação de outras gigantes do mercado, o Windows Phone e a compra da Skype são provas cabais disso. Enquanto o Windows Phone ainda engatinha se comparado a Android e iOS, o Skype é de longe a maior queima de dinheiro da história da Microsoft, foram cerca de 8.5 Bilhões de dólares!

Há anos que a imprensa e investidores vêm batendo na tecla de que os smartphones e tablets matarão os consoles. Embora uma linha de produtos não tenha muito a ver com a outra, e que a divisão do Xbox é grande demais para simplesmente deixar de existir, tais complicações evidenciam como as fabricantes estão tendo problemas para lucrar. E com isso tem diminuído a quantidade de inovação, apostando apenas em gráficos melhores.

Vamos admitir algumas coisas ok? Em plena era das TVs 4K esperar que os consoles liderassem essa nova “fronteira digital” era o mínimo.  Em vez disso, o Xbox One roda muitos jogos a 720p, uma vergonha. Em termos de inovação nem preciso mencionar as “lambanças” feitas com relação a efeitos com óculos 3D e controles de movimento na geração que se passou.O Kinect foi o maior engodo vendido como algo que mudaria a indústria. Ainda hoje tem gente que defende o Kinect, sendo que ele nada mais faz do que incorporar funcionalidades “descobertas” por outras companhias.

Fry resume bem o sentimento dos gamers com a próxima geração de consoles.

 

ps4-xboxone-wii-u

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News