melhores emuladores para Android em 2023

Neste artigo, você verá os principais emuladores de videogame que existem para o Android. Emule desde Atari SNES, Mega Drive até Playstation 2, PSP, Nintendo DS e muitos outros sistemas no seu smartphone.

Seu celular Android é uma verdadeira máquina de emulação e eu posso provar. Confira todos os emuladores de videogame e computadores que existem para smartphones e tablets com Android. Una esse tópico ao de controles, e você tem vários videogames na palma da sua mão.

Clássicos de mais de 20 consoles diferentes podem ser emulados no Android.

Este post também é ideal para quem possui Android Box TV e deseja transformar ela em uma máquina de emulação.

Aviso: A lista está em ordem cronológica dos sistemas, então nada de “pirar o cabeção”. SNES, PSP e outros estão listados mais abaixo.

Publicidade

Aviso 2: Os emuladores do Playstation 2, Game Cube, Wii e Nintendo 3DS, exigem pelo menos um smartphone top de linha atual (2018 ou 2019).

Existe emulador de Nintendo Switch para Android? Descubra aqui.

 

 

Veja também:

 

 

Tudo que você pode emulador no Android

– Arcade (MAME)

O Mame é um emulador bastante conhecido pelos retrogamers. Capaz de emular máquinas arcade antigas e até atuais, ele é geralmente utilizado por fãs de fliperamas dos anos 90. Os famosos botecos de “diversões eletrônicas”.

Ideal para emular games de luta como The King of Fighters, Jogos da Capcom e muitos outros.

No Android, temos os seguintes emuladores de MAME: MAME4droid, RetroArch, e MAME4droid (0.37b5).

– Atari 2600

Quem pelo menos se diz gamer deve conhecer o primeiro console a se popularizar mundialmente. O Atari 2600, ou simplesmente Atari é o videogame que seu pai ou seu avô deve ter jogado em algum momento da vida. Mas, se você é tiozão como eu, deve ter jogado ele na infância.

Apesar dos jogos serem focado no “Arcade”, alguns títulos podem sim serem zerados, mas vai exigir muita paciência do jogador. Alguns clássicos do Atari são: Riverraid, Enduro, Adventure, Pitfall, Pac-Man, Keystone Kapers e muitos outros.

No Android temos os seguintes emuladores de Atari: 2600.emu e RetroArch.

– Commodore 64

O Commodore 64 não foi muito popular no Brasil. Mas se você estuda a história do vídeogame deve saber que foi daqui que surgiram alguns clássicos como The Bards Tale.

O computador de entretenimento da família (antigamente todo videogame tinha essa denominação) era um dispositivo que tinha apenas processador de 8bits e 64KB de RAM. Na época, algo bem acima da média dos videogames.

No Android, o emulador do Commodore 64 são o Frodo C64, C64.emu e Mobile C64.

– Colecovision e Intellevision

Depois do Atari, a empresa lançou o Atari 5200 que não foi bem-sucedido. Na época, ela já enfrentava uma forte concorrência com o Colecovision e Intelevision, dois videogames muito parecidos. Além, é claro, dos computadores “de família”.

Tanto o Colecovision como Intelevision, traziam controles espalhafatosos. Mas no final das contas, os games eram muito parecidos aos do antigo Atari, quase cópias idênticas.

Emuladores do Colecovision e Intellevision para Android: ColEm e jzintv4droid2.

– Computador Amiga

Lançado em 1985, o computador da família era uma supermáquina com 16 MB de memória RAM. E era simplesmente um absurdo para a época.

O Amiga conseguia reproduzir gráficos impressionante, com uma variedade de cores espetaculares – se comparado a videogames da época. Mas vale lembrar que o Amiga custava absurdos U$ 1.295, literalmente um preço de um carro.

Foi do amiga que surgiram as melhores versões de: Lotus Esprit Challenge (Pai do Top Gear), Shadow of the Beast e muitos outros.

No Android, contamos com vários emuladores do Amiga: Uae4all2, UAE4Droid, Uae4arm e Amiga Forever Essentials.

– MSX

Anunciado pela Microsoft em 1983, o MSX era um computador para a família que chegava para concorrer com Commodore e Amiga. Até hoje ele é lembrado com carinho por muitos. O motivo? Foi daqui que surgiu games como Metal Gear Solid e Castlevania.

A versão de MSX de Metal Gear Solid, já foi lançada para mobile no tempo dos celulares Java, mas isso é outra história.

Os emuladores do MSX para Android são: fMSX, MSX.emu e MSX2Cas.

– ZX Spectrum

O ZX Spectrum era outro desses computadores que podiam ser ligados na TV (na época, comprar um monitor separado era fora de cogitação). Uma máquina relativamente simples. No Brasil chegou a ser bastante conhecido, mas para negócios, não games.

O emulador do ZX Spectrum para Android é o Speccy.

– Nintendo 8Bits

O videogame NES que mudou a história da indústria já era perfeitamente emulável no tempo dos celulares Java. Hoje, qualquer smartphone Android a partir de 2010, consegue carregar, e rodar, toda a biblioteca do Nintendo 8Bits.

Nem preciso mencionar clássicos como Super Mario Bross 3, Castlevania, The Legend of Zelda e muitos outros. Jogos indispensáveis na memória de qualquer retrogamer que se preze.

Emuladores para o NES não faltam na Play Store, confira alguns: Nostalgia.NES, Retro8, Panda NES, Emulador NES – 2 jogadores, além do RetroArch.

– Master System

Concorrente direto do NES, o SEGA Mark III ou simplesmente, Master System chegou com uma paleta de cores mais apurada e gráficos melhores. Lançado em 1985 no Japão, o videogame deu largada a um dos duelos mais acirrados na indústria dos games. Uma briga tão disputada que faz a rixa Microsoft vs Sony parecer confusão no parquinho.

O Master System possui games lendários como “Jogos de Verão”, Alex Kid, Fantasy Star, Out Run e muitos outros.

Um dos melhores emuladores do Master System para Android é justamente o RetroArch, que pode emular vários outros sistemas. Ao baixar o RetroArch, fique atento, pois existe duas versões: uma para celulares com processador de 32bits e outra para 64bits.

– Mega Drive (Genesis)

Na sequência, ainda tentando bater a rival, a SEGA lança o Genesis (Mega Drive no Brasil). O videogame de 16 Bits era muito mais poderoso que o Nintendo 8Bits.

Esse foi o console que mais tive o prazer de jogar na época (o segundo foi o SNES). Clássicos como Street of Rage, Sonic 2, Beyond Oasis e outros estão disponível de graça na iniciativa SEGA Forever, mas se você quiser jogar outros games da época, indicamos o seguintes emuladores: RetroArch, Retro GEN – MD Emulator, MegaGen e MD.emu.

– Super Nintendo (SNES)

Finalmente, o primeiro grande motivo de nostalgia de muita gente. O Super Nintendo foi um dos consoles de videogame mais populares no Brasil. Ele popularizou as famosas “locadoras por tempo”, onde você pagava para jogar por minutos ou horas.

O SNES também era o presente de Natal mais desejado lá pelo começo dos anos 90. Clássicos que até hoje são insuperáveis como: Super Mario World, Metroid, Mega Man X e muitos outros, moram no coração dos gamers mais apaixonados.

Emuladores do Super Nintendo não faltam na Playstore: Snes9x EX+, SuperRetro16, SNNES, a lista é imensa.

PC Scumm e DOS games

Antes de partimos para a geração 32bits e 64bits, vamos dar uma paradinha para olhar em outros jogos que eram muito populares no começo e metade dos anos 90, os jogos de computador.

Nessa época, muitos games importantes foram lançados. Com o RetroArch é possível curtir muitos desses jogos. O emulador possui Cores para jogos de DOS e da popular plataforma Scumm. Para quem não conhece, a Scumm era uma linguagem de script com a qual a LucasArts produzia muitos games de adventure.

Entre clássicos Scumm temos: The Curse of Monkey Island, Maniac Mansion, Day of the Tentacle, Full Throttle e muitos outros.

Clássicos do DOS que rodam no RetroArch: Red Alert, Doom, Wolfenstein 3D, Dune 2, Prince of Persia, Fallout 1 e muitos outros.

Caso não queira baixar o RetroArch por achar ele complicado, você pode baixar o emulador ScummVM.

– Playstation 1

Publicidade

Fruto de uma desavença entre Sony e Nintendo, o primeiro Playstation é uma daquelas bombas atômicas que chegam para mudar o mercado.

A Nintendo tinha planos de lançar um console com CD em parceria com a Sony, mas diferenças internas a fizeram abandonar o projeto, e a Sony partiu para estreia um videogame que revolucionaria o mercado e mataria muitos outros consoles pelo caminho.

Graças a capacidade dos CD, o PS1 podia armazenar 700 MB de dados contra 32 MB que era o máximo dos cartuchos na época.

Clássicos do Playstation: Tekken, Crash the Bandicoot, Winning Eleven (PES), Mega Man X4, Street Fighter Alpha 3, Legacy of Kain, Resident Evil, Silent Hill… Ufa, a lista é imensa.

Emuladores para Playstation no Android não faltam. Os melhores são: FPSEe PSXe.

– Nintendo 64

Um dos consoles que mais envelheceu bem, ao longo dos anos, foi o Nintendo 64. O motivo para isso é a sua lista seleta de jogos, mas que contém clássicos absolutos. Todos rodam perfeitamente no celular Android.

Jogos como Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, TLoZ Majora’s Mask, Mario Kart 64 e muitos outros. Games excelentes para zerar no celular.

Caramba! É tanto jogo bom que ninguém sabe por onde começar. E como se não bastasse, não faltam opções de emulares do Nintendo 64 para Android: Mupen64Plus FZ, MegaN64, Mupen64+AE FREE e muitos outros.

– SEGA Saturn

Quando o Playstation 1 foi lançado, a SEGA tinha planos muito bem estruturados para combater a rival. O Saturn era bem planejado, mas era um console mais focado em jogos 2D, do que gráficos 3D. Além disso, a pirataria, ajudou a popularizar muito mais o PSOne.

Sobrou para o Saturn nos deixar muitos clássicos insuperáveis como Panzer Dragon, Virtua Cop, Virtua Fighter, Nights e uma coleção de RPG nostálgicos como Lunar. A versão do Saturn de Castlevania Symphony of the Night vale a conferida, pois é contém algumas áreas exclusivas.

Os melhores emuladores para saturn são: Yaba Sanshiro (os fãs vão entender) e o RetroArch.

– Dreamcast

O Dreamcast é o sonho perdido que chegou atrasado na Guerra dos consoles. Quando o videogame poderoso da SEGA chegou, Playstation 2 e Xbox já estavam batendo à porta. Ainda assim, é um videogame inesquecível para quem já teve.

Agora a emulação de consoles no Android começa a ficar séria. Até o Saturn, Qualquer smartphone de 2013 para trás emulava os videogames com uma “mão nas costas”. Mas do Dreamcast em diante, apenas se você tiver um intermediário ou top de linha.

O Reicast é o principal emulador do Dreamcast para Android. Ele ainda vai rodar todos os jogos em alguns celulares intermediários, mas modelos mais antigos já vão começar a sofrer com consumo de bateria, o que termina sendo desinteressante.

Mas se você tiver um aparelho de 2016 para cá, vai conseguir emular o Dreamcast sem muitos problemas.

Dentre os melhores jogos do Dreamcast estão: Sonic Adventure, Resident Evil Code Veronica, Shenmue, Power Stone, SoulCalibur e muitos outros.

– Game Cube e Wii

O que há menos de 3 anos seria um sonho completamente louco, hoje já é realidade para quem possui um smartphone top de linha. Já é possível emular o Game Cube e Nintendo Wii em dispositivos com processador de 64bits e suporte a Vulkan.

Smartphones Android como Galaxy S7 em diante já emulam muitos jogos do Game Cube. Mas com a chegada do Snapdragon 845, a brincadeira foi para outro nível. O Galaxy S9, por exemplo, já emula todos os jogos do Cube em 1080p a 60fps.

O melhor emulador do Game Cube é o Dolphin e ele consegue emular também alguns jogos do Nintendo Wii.

Jogos conhecidos do Game Cube: Mario Sunshine, Mario Kart Double Dash, Resident Evil 4, Mario Masion, F-Zero GX (jogo de corrida absurdo) e muitos outros.

Para o Wii recomendo dar uma olhada em: Donkey Kong Country Returns, Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Xenoblade Chronicles e muitos outros.

– Playstation 2

É meus amigos, a evolução – ou melhor, revolução – dos processadores mobile não para. Já é possível emular Playstation 2 em um celular e jogar games como God of War I e II.

O DamonPS2 chegou em 2018 botando para quebrar. Causou muita confusão, foi removido, volta, é pago, vira grátis, mas tá aí na Google Play para qualquer um baixar.

De cara já vou avisando que se você possui um smartphone intermediário pode esquecer. A emulação do Playstation 2 no Android, por hora, está destinada para dispositivos muito poderosos.

Até mesmo o Snapdragon 845 sofre para emular alguns jogos (nem todos são compatíveis). Mas conforme forem saíndo novos processadores, vamos ver a emulação de PS2 se tornar cada vez mais comum.

O melhor (e único) emulador do Playstation 2 é o DamonPS2 que possui duas versões, uma gratuita e outra paga.

– Portáteis

Game Boy e Game Boy Advance

O motivo de nós estarmos aqui, tendo essa conversa via texto, é por causa do Game Boy. Não fosse a Nintendo infectar o mundo com um “vírus” chamado console portátil, ninguém teria ideia de adicionar jogos em celulares.

Muita gente pensa que o Game Boy é mais recente, tipo 1998, mas na realidade o console portátil da Big N foi lançado o Japão em 1989!!! Mas ele se popularizou no Brasil, depois da febre de Pokémon.

Por aqui, fizeram sucessos o Game Boy Color com Pokémon Red era o pacote ideal para carregar no bolso e jogar por horas.

Em 2001, A Nintendo manteria a chama acessa com o Game Boy Advance. Um console portátil de 32 bits que não era muito bom em jogos 3D, mas muitas empresas se comprometeram a manter o console saciado de games incríveis.

Hoje em dia a emulação de Game Boy Color e Advance é fácil de ser realizada no Android. Qualquer celular vira um GBC ou GBA. A simplicidade dos controles dispensa até mesmo um controle externo.

Jogos de GBC recomendados: Pokémon, Super Mario Land, The Legend of Zelda Oracle of Ages, Wario Land, Shantae e muitos outros.

Jogos do GBA que você precisa conhecer: The Legend of Zelda: The Minish Cap, Metroid Fusion, Mario & Luigi: Superstar Saga, Castlevania Aria of Sorrow, Final Fantasy Tactics Advance, Pokemon Ruby/Sapphire, Super Mario Advance 3: Yoshi’s Island e muitos outros.

Emuladores: My Boy! My OldBoy!

– Sony PSP

Um dos posts mais acessados do site sempre foi o de jogos do PPSSPP. A emulação do portátil da Sony já virou realidade há bastante tempo. Parecia bruxaria antigamente, mas hoje, todo mundo acha até normal.

Desde 2016, emular jogos do PSP é tarefa corriqueira. E em 2019, essa é uma barreira já vencida pela maioria dos smartphones. Nem todos os jogos vão rodar com leveza 100% do tempo, mas os principais podem ser zerados no celular sem problemas.

O melhor emulador do PSP continua a ser o PPSSPP que é gratuito e está na Google Play.

Jogos imperdíveis do PSP: God of War: Chains of Olympus, Metal Gear Solid: Peace Walker, Crisis Core: Final Fantasy VII, Monster Hunter Freedom Unite, Dragon Ball Z – Shin Budokai e muitos outros.

Leia também:

Os Jogos mais LEVES (e Compatíveis) para PPSSPP no Android

Naruto, God of War e mais: jogos do PSP para jogar no Android (PPSSPP) #1

Lista de jogos compatíveis com PPSSPP (Emulador do PSP para Android)

– Nintendo DS

Outro console portátil que ajudou a afundar o N-Gage em 2005 foi Nintendo DS. Mas o troco veio com a emulação simples e fácil de Nintendo DS. Ainda mais fácil que o PSP, o DS pode ser emulado facilmente por qualquer smartphone Android de 2016 em diante.

O Dastric é o melhor emulador de Nintendo DS para Android. Ele possui layout que facilitam a jogatina. O melhor deles, na minha opinião, é que une as duas telas, para jogar com o smartphone “em pé”. Outro emulador muito bom é o Retro NDS.

Leia também:

25 Melhores Jogos para o DraStic (Emulador do Nintendo DS)

– Nintendo 3DS

A Cerejinha do bolo para quem imagina que a emulação de portáteis iria parar no PSP. O Citra, o melhor emulador de Nintendo 3DS para PC já está disponível na Google Play.

A emulação de 3DS, assim como a de Playstation 2 está em um estágio inicial. Não é todo jogo que roda. Mas se você possui um smartphone top de linha atual, já pode testar alguns games.

O melhor emulador de Nintendo 3DS para Android é o Citra.

– Java

Esse é o emulador que carrego no celular para rodar alguns jogos que não consigo mais comprar. O J2ME Loader permite rodar jogos .Jar sem a necessidade de nenhuma gambiarra adicional.

E essa foi a nossa lista de emuladores disponíveis atualmente no Android. Sei que o post ficou meio longo, mas calma, vou aumentar ele ainda mais conforme novos emuladores forem aparecendo na Google Play.

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News